Tipo de Óleo

User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Tipo de Óleo

Post by mix »

Eu ando agora com óleo da Norauto.
Estou a notar um som maior das válvulas (aquele tic,tic,tic), mas não tenho a certeza se é do calor que está, que faz qualquer óleo mais "fino" logo ouvem-se mais as válvulas a bater, ou se é do qualidade do óleo.
Gostava de ter a oportunidade de trocar óleo ainda este verão, para ver se havia diferença de som, mas ainda me faltam mais de mil km para a próxima muda... A ver vamos.

[[]]
Image
User avatar
AlonsoF1
Moderador
Moderador
Posts: 2556
Joined: 16 Jan 2013, 19:48
Location: Povoa de Santa Iria
Contact:

Re: Tipo de Óleo

Post by AlonsoF1 »

Eu continuo com o 10w30 da Honda!

Sent from my ST23i using Tapatalk 2
Yamaha MT 07 Matt Grey :rockon - Povoa de Santa Iria
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Tipo de Óleo

Post by mix »

10W30 é capaz de beber óleo com este calor!!! Quando o motor aquece o óleo fica fino demais e começa a ser consumido... A não ser que circules numa zona em que não passe dos 30ºC.

[[]]
Image
User avatar
durao
Admin
Admin
Posts: 668
Joined: 27 Aug 2011, 08:42
Location: Almada / Lisboa
Contact:

Re: Tipo de Óleo

Post by durao »

Curioso que a honda manda só usar esse. Comprei 1l de 10w40 para atestar, não usei, estou a pensar em breve usar aquilo eu. Ou faço eu ou levo e eles metem

Sent from my ZTE V970 using Tapatalk 4
fhanity
Moderador
Moderador
Posts: 1007
Joined: 02 Jul 2011, 00:26

Re: Tipo de Óleo

Post by fhanity »

mix wrote:10W30 é capaz de beber óleo com este calor!!! Quando o motor aquece o óleo fica fino demais e começa a ser consumido... A não ser que circules numa zona em que não passe dos 30ºC.

[[]]
na motoboxe do porto metem sempre 10w40 da castrol mas nao tem venda ao publico, só tem o sintetico 10w30 que dizem que é mais fino e comporta-se melhor a frio e tudo, mas q é preciso andar mais atento ao oleo.
User avatar
AlonsoF1
Moderador
Moderador
Posts: 2556
Joined: 16 Jan 2013, 19:48
Location: Povoa de Santa Iria
Contact:

Re: Tipo de Óleo

Post by AlonsoF1 »

mix wrote:10W30 é capaz de beber óleo com este calor!!! Quando o motor aquece o óleo fica fino demais e começa a ser consumido... A não ser que circules numa zona em que não passe dos 30ºC.

[[]]
Confirmo que sim, que bebe um pouco.
Yamaha MT 07 Matt Grey :rockon - Povoa de Santa Iria
User avatar
durao
Admin
Admin
Posts: 668
Joined: 27 Aug 2011, 08:42
Location: Almada / Lisboa
Contact:

Re: Tipo de Óleo

Post by durao »

Ver se mando um email para a honda a perguntar o porque disto.

Sent from my ZTE V970 using Tapatalk 4
User avatar
AlonsoF1
Moderador
Moderador
Posts: 2556
Joined: 16 Jan 2013, 19:48
Location: Povoa de Santa Iria
Contact:

Re: Tipo de Óleo

Post by AlonsoF1 »

E porque não utilizar 10w40.
Yamaha MT 07 Matt Grey :rockon - Povoa de Santa Iria
User avatar
durao
Admin
Admin
Posts: 668
Joined: 27 Aug 2011, 08:42
Location: Almada / Lisboa
Contact:

Re: Tipo de Óleo

Post by durao »

AlonsoF1 wrote:E porque não utilizar 10w40.
Faço a revisão no concessionário, não usam esse.
Honda usam o 10w30, BMW usam o 10W50 segundo me pareceu perceber.
São as espeficações da marca.

Eventualmente após acabar a garantia tenho de avaliar, mas para já penso continuar a ir á marca.
User avatar
Xpto
50cc
50cc
Posts: 141
Joined: 07 Jun 2012, 19:39

Re: Tipo de Óleo

Post by Xpto »

fhanity wrote:
mix wrote:10W30 é capaz de beber óleo com este calor!!! Quando o motor aquece o óleo fica fino demais e começa a ser consumido... A não ser que circules numa zona em que não passe dos 30ºC.

[[]]
na motoboxe do porto metem sempre 10w40 da castrol mas nao tem venda ao publico, só tem o sintetico 10w30 que dizem que é mais fino e comporta-se melhor a frio e tudo, mas q é preciso andar mais atento ao oleo.
A minha também levou o 10w40 lá, o que me disseram foi que o 10w30 para estes motores é muito fino e pode, entre outras coisas queimar os discos de embraiagem.
Faz sentido pois se num carro em que o anticongelante vai nos 90º/95º o óleo chega aos 150º.
Na Cbf o motor deve passar facilmente dos 150º no pára-arranca ou mesmo em andamento mas a puxar por ela.
Post Reply