Tipo de Óleo
Posted: 01 Feb 2013, 01:01
Boas
Qual o melhor óleo para a nossa mota?
Isto é uma discussão que tem pano para mangas lol
Tenho utilizado sempre o Castrol 4T Power 1 GPS 10W40. Mas o preço dos óleos tem andado a subir da mesma forma que a gasolina. Por isso fui pesquisar mais um pouco para perceber o que ando a utilizar.
A conclusão é que tenho andado a utilizar um bom óleo para a nossa CBF125.
A maioria das pessoas compra pela marca (e em muitas coisas tb o faço), pois como não temos conhecimentos na área, todos falam bem daquela marca e smpr nos demos bem com ela, não existem razões para mudar...
Na minha rápida pesquisa pela net percebi que a marca pouco interessa (como seria de prever) e mais uma vez o segredo é olhar para as letras pequenas que estão no verso da embalagem que ninguém lê.
No verso da minha embalagem de óleo que tenho utilizado (Castrol) diz lá isto:
SAE 10w-40 API SJ JASO MA - 2
Daqui tiramos 3 tipos de propriedades/certificações:
SAE "Society of Automotive Engineers": Estes Sr's criaram um código numérico para standartizar os diferentes tipos de óleos relativamente à viscosidade. Serve para que nós em Portugal, sabermos qual a viscosidade de óleo recomendada pelo fabricante Japonês, pois em todo o mundo se utiliza o mesmo código.
API " American Petroleum Institute": estabelecem padrões mínimos de desempenho para os lubrificantes. O "S" significa que são para motores de ingnição, se começar por "C" são para motores de compressão. A letra que vem a seguir é que determina o padrão mínimo e quanto maior a letra (sendo que D é maior que B) maior qualidade terá o óleo, para motores recentes. Neste momento existem as classificações SN, SM, SL e SJ, sendo que a SN é a mais recente, logo a melhor. Existe alguma controvérsia pois para motores antigos, óleos com padrões antigos seriam melhores, mas não nos interessa para as nossas motas. Leiam este artigo para compreenderem melhor.
JASO "Japanese Automotive Standards Organization":Esta classificação é especialmente importante para as motas. Para não alongar o texto têm aqui um artigo explicativo. Basicamente existe JASO MA para motas com embraiagem "molhada" (como é o caso da CBF125) e JASO MB para embraiagem "seca" (como é o caso das Ducati). Dentro da MA existe a MA, MA1 e MA2, mas para mais detalhes leiam o artigo.
No manual da nossa mota (pag 65 e 66) diz que o recomendado é:
SAE 10W30 / 10W40, consoante as temperaturas;
API SG ou superior;
JASO MA.
Ou seja o óleo que tenho andado a utilizar é mais que recomendado pois supera os mínimos pedidos.
Quando fui comprar óleo para a última muda, perdi mais 5 minutos a ver o óleo. Deparei-me com o óleo do continente 4T Racing, que tinha lido n sei onde, que é óleo da Galp.No verso dava para ver que tem o mesmo SAE e API que o castrol e JASO MA em vez de MA2. JASO MA significa que tem algumas características de MA1 e outras de MA2 e ficava mais barato. Como é produto nacional (embora sejam uns malandros a chupar $ na mm) e corresponde aos requisitos do fabricante, trouxe para experimentar. Já fiz uns 100km com ele e ate ver não notei diferença nenhuma. Daqui a mais 4 mil km venho dar a avaliação final
Basicamente comprem a marca que comprarem, desde que no verso tenha um API elevado e tenha a norma JASO MA é um bom óleo para a nossa CBF 125!
[[]]
Qual o melhor óleo para a nossa mota?
Isto é uma discussão que tem pano para mangas lol
Tenho utilizado sempre o Castrol 4T Power 1 GPS 10W40. Mas o preço dos óleos tem andado a subir da mesma forma que a gasolina. Por isso fui pesquisar mais um pouco para perceber o que ando a utilizar.
A conclusão é que tenho andado a utilizar um bom óleo para a nossa CBF125.
A maioria das pessoas compra pela marca (e em muitas coisas tb o faço), pois como não temos conhecimentos na área, todos falam bem daquela marca e smpr nos demos bem com ela, não existem razões para mudar...
Na minha rápida pesquisa pela net percebi que a marca pouco interessa (como seria de prever) e mais uma vez o segredo é olhar para as letras pequenas que estão no verso da embalagem que ninguém lê.
No verso da minha embalagem de óleo que tenho utilizado (Castrol) diz lá isto:
SAE 10w-40 API SJ JASO MA - 2
Daqui tiramos 3 tipos de propriedades/certificações:
SAE "Society of Automotive Engineers": Estes Sr's criaram um código numérico para standartizar os diferentes tipos de óleos relativamente à viscosidade. Serve para que nós em Portugal, sabermos qual a viscosidade de óleo recomendada pelo fabricante Japonês, pois em todo o mundo se utiliza o mesmo código.
API " American Petroleum Institute": estabelecem padrões mínimos de desempenho para os lubrificantes. O "S" significa que são para motores de ingnição, se começar por "C" são para motores de compressão. A letra que vem a seguir é que determina o padrão mínimo e quanto maior a letra (sendo que D é maior que B) maior qualidade terá o óleo, para motores recentes. Neste momento existem as classificações SN, SM, SL e SJ, sendo que a SN é a mais recente, logo a melhor. Existe alguma controvérsia pois para motores antigos, óleos com padrões antigos seriam melhores, mas não nos interessa para as nossas motas. Leiam este artigo para compreenderem melhor.
JASO "Japanese Automotive Standards Organization":Esta classificação é especialmente importante para as motas. Para não alongar o texto têm aqui um artigo explicativo. Basicamente existe JASO MA para motas com embraiagem "molhada" (como é o caso da CBF125) e JASO MB para embraiagem "seca" (como é o caso das Ducati). Dentro da MA existe a MA, MA1 e MA2, mas para mais detalhes leiam o artigo.
No manual da nossa mota (pag 65 e 66) diz que o recomendado é:
SAE 10W30 / 10W40, consoante as temperaturas;
API SG ou superior;
JASO MA.
Ou seja o óleo que tenho andado a utilizar é mais que recomendado pois supera os mínimos pedidos.
Quando fui comprar óleo para a última muda, perdi mais 5 minutos a ver o óleo. Deparei-me com o óleo do continente 4T Racing, que tinha lido n sei onde, que é óleo da Galp.No verso dava para ver que tem o mesmo SAE e API que o castrol e JASO MA em vez de MA2. JASO MA significa que tem algumas características de MA1 e outras de MA2 e ficava mais barato. Como é produto nacional (embora sejam uns malandros a chupar $ na mm) e corresponde aos requisitos do fabricante, trouxe para experimentar. Já fiz uns 100km com ele e ate ver não notei diferença nenhuma. Daqui a mais 4 mil km venho dar a avaliação final
Basicamente comprem a marca que comprarem, desde que no verso tenha um API elevado e tenha a norma JASO MA é um bom óleo para a nossa CBF 125!
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