Substituição do filtro de óleo

laucavalcante
Triciclo
Triciclo
Posts: 10
Joined: 29 Feb 2012, 11:47

Substituição do filtro de óleo

Post by laucavalcante »

Boa tarde,

No quadro que aparece no Manual que descreve o que deve ser feito em cada manutenção, não consta a substituição do filtro de óleo, que tanto quanto sei deve ser substituido com alguma regularidade.

Alguém me sabe esclarecer acerca disso?

Obrigada.
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Substituição do filtro de óleo

Post by mix »

Boas,

Não aparece a substituição do filtro de óleo no manual porque a nossa mota n tem filtro de óleo... Se reparares aos 12mil diz que deve ser limpo o filtro centrifugo, ou algo do género. Os únicos sistemas de limpeza do óleo é uma pequena rede que impede que o lixo que entre pela tampa do óleo vá para o motor e o filtro centrifugo. Ambos para serem limpos (o de rede pode ser substituído, mas se não estiver danificado basta limpar) tem que se tirar a tampa lateral do motor... Falta um tutorial desses aqui no fórum :P

[[]]
Image
laucavalcante
Triciclo
Triciclo
Posts: 10
Joined: 29 Feb 2012, 11:47

Re: Substituição do filtro de óleo

Post by laucavalcante »

Muito obrigada pela clarificação da situação. Este forum é mesmo muito útil!
User avatar
durao
Admin
Admin
Posts: 668
Joined: 27 Aug 2011, 08:42
Location: Almada / Lisboa
Contact:

Re: Substituição do filtro de óleo

Post by durao »

Yeap. E isso mesmo. J tinha perguntado por isso no meu concessionario e quem recebe os clientes explicou-me isso tambem. Nao ha filtro, penas essa rede. :-)

Sent from my STM805HCZ using Tapatalk 2
User avatar
mariocbf
125cc
125cc
Posts: 274
Joined: 14 May 2013, 10:28

Re: Substituição do filtro de óleo

Post by mariocbf »

O liquido do circuito de arrefecimento, tb não é preciso mudar.... :neener
User avatar
Blackcbf
125cc
125cc
Posts: 282
Joined: 23 Apr 2014, 21:19
Location: Portalegre

Re: Substituição do filtro de óleo

Post by Blackcbf »

encontrei este topico no bau :p

hoje em conversa com um amigo meu que ate e mecanico da Honda eu estava a dizer-lhe que fiz a mudança de oleo em casa e ele disse-me para ter muito cuidado para nao me esquecer de verificar sempre o filtro de oleo (aquela rede) . mudei o oleo mas simplesmente tirei o velho e meti novo .... foi a primeira vez que fiz isso e na proxima ja verifico isso .... havera problema de fazer estes 4k Km sem essa verificação ??

ja agora ele disse-me tambem que ao retirar a tampa lateral para verificar o dito filtro o ideal e substituir sempre a junta da tampa .... sera mesmo necessario mudar sempre a junta ??

pergunto pois sei que ha aqui muita gente que faz as revisoes em casa e seguramente vao aconselhar pela experiencia que tem ;)

PS: hoje vi umas cbf encostadas para revisao "gripadas" .... disseram-me que o que todas tinham em comum era o facto dos donos terem recentemente alterado do 10W30 para o 10W40 .... fica so este reparo que seguramente cada um tera a sua opiniao ;)
User avatar
mneves
CBF 125
CBF 125
Posts: 425
Joined: 03 Sep 2014, 08:35

Re: Substituição do filtro de óleo

Post by mneves »

Boas,
Segundo vi algures, acho que no manual essa rede é para limpar de 12 em 12k
E a junta como é de papel faz todo sentido trocar .
Quanto ao óleo nem sei que dizer ,não me parece que seja dessa troca pois se é recomendado,o ideal seria sempre um 5w30 ou 5w40 sintético mas não sei se alguém o testou.


Marco Neves
Marco Neves
tiagolourenco20
Moderador
Moderador
Posts: 2145
Joined: 17 Apr 2012, 12:53
Location: Odivelas

Re: Substituição do filtro de óleo

Post by tiagolourenco20 »

Se limpares a rede tens que mudar a junta, a junta é num papel fininho, quando retirares se não se rasgas tens muita sorte.
CBR 250R - Odivelas
Image
2012-2014 CBF 125
2014-2016 CBR 250R
Actualmente NC750X
User avatar
Blackcbf
125cc
125cc
Posts: 282
Joined: 23 Apr 2014, 21:19
Location: Portalegre

Re: Substituição do filtro de óleo

Post by Blackcbf »

Obrigado a todos ;) assim na proxima revisão ja faço isso tudo direitinho ;)
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Substituição do filtro de óleo

Post by mix »

Tenho quase 50mil km e nunca limpei o filtro de rede nem o centrifugo. Estou a pensar fazê-lo na próxima vez que trocar o óleo (quando tiver os 50 mil). Essa revisão, de 12 em 12 mil, é preventiva e não faz nenhum mal fazê-la, se for bem feita. Hoje em dia com a qualidade dos óleos e com uma condução cuidada não é necessário fazê-la tão frequentemente. Claro que se for uma mota de alguém que goste de andar de punho enrolado ou não mude de óleo quando deve é diferente.

Relativamente ao óleo sempre utilizei 10W40, é o recomendado pelos concessionários honda onde comprei a mota, outros concessionários honda onde fui fazer algumas manutenções e pelo fabricante, basta ver o manual de proprietário e saber ler o "quadro" da página 66.
Não estou a dizer que o 10W30 seja mau, apenas que, segundo o manual, é um óleo para ser utilizado em zonas onde a temperatura ambiente varie aproximadamente entre os -10C e os 15C. Já o 10W40 deve ser utilizado com temperaturas aproximadamente entre os 10C e os 35C. Quando alguém diz que um é melhor que outro é porque ganha alguma coisa com isso.

[[]]
Image
Post Reply