Boa tarde,
No quadro que aparece no Manual que descreve o que deve ser feito em cada manutenção, não consta a substituição do filtro de óleo, que tanto quanto sei deve ser substituido com alguma regularidade.
Alguém me sabe esclarecer acerca disso?
Obrigada.
Substituição do filtro de óleo
Re: Substituição do filtro de óleo
Boas,
Não aparece a substituição do filtro de óleo no manual porque a nossa mota n tem filtro de óleo... Se reparares aos 12mil diz que deve ser limpo o filtro centrifugo, ou algo do género. Os únicos sistemas de limpeza do óleo é uma pequena rede que impede que o lixo que entre pela tampa do óleo vá para o motor e o filtro centrifugo. Ambos para serem limpos (o de rede pode ser substituído, mas se não estiver danificado basta limpar) tem que se tirar a tampa lateral do motor... Falta um tutorial desses aqui no fórum
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Não aparece a substituição do filtro de óleo no manual porque a nossa mota n tem filtro de óleo... Se reparares aos 12mil diz que deve ser limpo o filtro centrifugo, ou algo do género. Os únicos sistemas de limpeza do óleo é uma pequena rede que impede que o lixo que entre pela tampa do óleo vá para o motor e o filtro centrifugo. Ambos para serem limpos (o de rede pode ser substituído, mas se não estiver danificado basta limpar) tem que se tirar a tampa lateral do motor... Falta um tutorial desses aqui no fórum
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Re: Substituição do filtro de óleo
Muito obrigada pela clarificação da situação. Este forum é mesmo muito útil!
Re: Substituição do filtro de óleo
Yeap. E isso mesmo. J tinha perguntado por isso no meu concessionario e quem recebe os clientes explicou-me isso tambem. Nao ha filtro, penas essa rede. :-)
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Re: Substituição do filtro de óleo
O liquido do circuito de arrefecimento, tb não é preciso mudar....
Re: Substituição do filtro de óleo
encontrei este topico no bau :p
hoje em conversa com um amigo meu que ate e mecanico da Honda eu estava a dizer-lhe que fiz a mudança de oleo em casa e ele disse-me para ter muito cuidado para nao me esquecer de verificar sempre o filtro de oleo (aquela rede) . mudei o oleo mas simplesmente tirei o velho e meti novo .... foi a primeira vez que fiz isso e na proxima ja verifico isso .... havera problema de fazer estes 4k Km sem essa verificação ??
ja agora ele disse-me tambem que ao retirar a tampa lateral para verificar o dito filtro o ideal e substituir sempre a junta da tampa .... sera mesmo necessario mudar sempre a junta ??
pergunto pois sei que ha aqui muita gente que faz as revisoes em casa e seguramente vao aconselhar pela experiencia que tem
PS: hoje vi umas cbf encostadas para revisao "gripadas" .... disseram-me que o que todas tinham em comum era o facto dos donos terem recentemente alterado do 10W30 para o 10W40 .... fica so este reparo que seguramente cada um tera a sua opiniao
hoje em conversa com um amigo meu que ate e mecanico da Honda eu estava a dizer-lhe que fiz a mudança de oleo em casa e ele disse-me para ter muito cuidado para nao me esquecer de verificar sempre o filtro de oleo (aquela rede) . mudei o oleo mas simplesmente tirei o velho e meti novo .... foi a primeira vez que fiz isso e na proxima ja verifico isso .... havera problema de fazer estes 4k Km sem essa verificação ??
ja agora ele disse-me tambem que ao retirar a tampa lateral para verificar o dito filtro o ideal e substituir sempre a junta da tampa .... sera mesmo necessario mudar sempre a junta ??
pergunto pois sei que ha aqui muita gente que faz as revisoes em casa e seguramente vao aconselhar pela experiencia que tem
PS: hoje vi umas cbf encostadas para revisao "gripadas" .... disseram-me que o que todas tinham em comum era o facto dos donos terem recentemente alterado do 10W30 para o 10W40 .... fica so este reparo que seguramente cada um tera a sua opiniao
Re: Substituição do filtro de óleo
Boas,
Segundo vi algures, acho que no manual essa rede é para limpar de 12 em 12k
E a junta como é de papel faz todo sentido trocar .
Quanto ao óleo nem sei que dizer ,não me parece que seja dessa troca pois se é recomendado,o ideal seria sempre um 5w30 ou 5w40 sintético mas não sei se alguém o testou.
Marco Neves
Segundo vi algures, acho que no manual essa rede é para limpar de 12 em 12k
E a junta como é de papel faz todo sentido trocar .
Quanto ao óleo nem sei que dizer ,não me parece que seja dessa troca pois se é recomendado,o ideal seria sempre um 5w30 ou 5w40 sintético mas não sei se alguém o testou.
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Re: Substituição do filtro de óleo
Se limpares a rede tens que mudar a junta, a junta é num papel fininho, quando retirares se não se rasgas tens muita sorte.
CBR 250R - Odivelas
2012-2014 CBF 125
2014-2016 CBR 250R
Actualmente NC750X
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Re: Substituição do filtro de óleo
Obrigado a todos assim na proxima revisão ja faço isso tudo direitinho
Re: Substituição do filtro de óleo
Tenho quase 50mil km e nunca limpei o filtro de rede nem o centrifugo. Estou a pensar fazê-lo na próxima vez que trocar o óleo (quando tiver os 50 mil). Essa revisão, de 12 em 12 mil, é preventiva e não faz nenhum mal fazê-la, se for bem feita. Hoje em dia com a qualidade dos óleos e com uma condução cuidada não é necessário fazê-la tão frequentemente. Claro que se for uma mota de alguém que goste de andar de punho enrolado ou não mude de óleo quando deve é diferente.
Relativamente ao óleo sempre utilizei 10W40, é o recomendado pelos concessionários honda onde comprei a mota, outros concessionários honda onde fui fazer algumas manutenções e pelo fabricante, basta ver o manual de proprietário e saber ler o "quadro" da página 66.
Não estou a dizer que o 10W30 seja mau, apenas que, segundo o manual, é um óleo para ser utilizado em zonas onde a temperatura ambiente varie aproximadamente entre os -10C e os 15C. Já o 10W40 deve ser utilizado com temperaturas aproximadamente entre os 10C e os 35C. Quando alguém diz que um é melhor que outro é porque ganha alguma coisa com isso.
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Relativamente ao óleo sempre utilizei 10W40, é o recomendado pelos concessionários honda onde comprei a mota, outros concessionários honda onde fui fazer algumas manutenções e pelo fabricante, basta ver o manual de proprietário e saber ler o "quadro" da página 66.
Não estou a dizer que o 10W30 seja mau, apenas que, segundo o manual, é um óleo para ser utilizado em zonas onde a temperatura ambiente varie aproximadamente entre os -10C e os 15C. Já o 10W40 deve ser utilizado com temperaturas aproximadamente entre os 10C e os 35C. Quando alguém diz que um é melhor que outro é porque ganha alguma coisa com isso.
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