Termómetro Motor TTO-Temp gauge

Daniel Maia
Moderador
Moderador
Posts: 296
Joined: 03 May 2011, 01:11

Termómetro Motor TTO-Temp gauge

Post by Daniel Maia »

Instalei há pouco tempo um termómetro de vela, para colocar na cbf125. Ao contrário do que se pensava, não há qualquer perca de "linearidade", ou relanti incerto, devido à anilha que retira 1mm à posição da vela no cilindro!

Algumas fotos!


Image

Image

A andar devagar está normalmente nos 100ºC, a andar muito em cidade, pára-arranca, e com calor, vai facilmente para os 150ºC

Ainda não testei em AE, depois dou novidades
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Termómetro Motor TTO-Temp gauge

Post by mix »

Obrigado pela informação!

Sempre pensei que a temperatura fosse menor. Andar devagar é a que velocidade 60km/h?

Quanto tempo ao ralenti e/ou a andar demora até atingir os 100ºC? Presumindo que seja a temperatura correcta de funcionamento. Ou seja quanto tempo demora a ficar "quente" para poder rodar o punho? :D

[[]]
Image
Daniel Maia
Moderador
Moderador
Posts: 296
Joined: 03 May 2011, 01:11

Re: Termómetro Motor TTO-Temp gauge

Post by Daniel Maia »

É um pouco diferente a temperatura da vela, e a temperatura da vela, embora se consiga tirar uma relação directa das 2 temperaturas (temperatura da vela >> temperatura do óleo).

Basta 1km para a temperatura ficar nos 100ºC, uma coisa boa que isto tem é um refresh bastante rápido de temperatura, praticamente a cada 1, 2segundos, actualiza a temperatura.

Baixas velocidades, em cidade, até aos 45km/h, cruzamentos, semáforos, por aí..
Daniel Maia
Moderador
Moderador
Posts: 296
Joined: 03 May 2011, 01:11

Re: Termómetro Motor TTO-Temp gauge

Post by Daniel Maia »

A esgalhar um pouco pelo meu pai já se atirou para os 187ºC.

Em AE a fundo deve ir bem aos 200ºC
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Termómetro Motor TTO-Temp gauge

Post by mix »

Isso é que é derreter :D
Calculo que tenhas tirado a anilha que vem de origem e colocaste a anilha do sensor certo? Caso contrário ficaria 1mm demasiado alta...

[[]]
Image
Daniel Maia
Moderador
Moderador
Posts: 296
Joined: 03 May 2011, 01:11

Re: Termómetro Motor TTO-Temp gauge

Post by Daniel Maia »

Uma subida de quase 1km, com pendura, e sempre a fundo, atira-se rapidamente para os 170º.

Em rectas, puxar de vez em quando, fica-se entre 140 e 150. Só em AE é que deve ir para os quase 200º.
Daniel Maia
Moderador
Moderador
Posts: 296
Joined: 03 May 2011, 01:11

Re: Termómetro Motor TTO-Temp gauge

Post by Daniel Maia »

Já fui para AE com pendura, sempre a fundo durante 10min = 201ºC

Lá se foi a média :lol:
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Termómetro Motor TTO-Temp gauge

Post by mix »

200ºC que terror! Alguém sabe ao certo a temperatura ideal para os motores? tinha ideia que era perto de 90ºC para um carro a gasolina...se calhar era 190 lol

[[]]
Image
Daniel Maia
Moderador
Moderador
Posts: 296
Joined: 03 May 2011, 01:11

Re: Termómetro Motor TTO-Temp gauge

Post by Daniel Maia »

Não, como eu expliquei em cima, isto é a temperatura directamente na vela, que é muito superior à temperatura do óleo!

Há uns encaixes próprios que dá para adaptar neste termómetro, para ler directamente no óleo, mas também não é própriamente barato, mas ainda hei-de ver isso
fapoc
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 29
Joined: 18 Aug 2011, 21:26

Re: Termómetro Motor TTO-Temp gauge

Post by fapoc »

Daniel Maia wrote:Não, como eu expliquei em cima, isto é a temperatura directamente na vela, que é muito superior à temperatura do óleo!

Há uns encaixes próprios que dá para adaptar neste termómetro, para ler directamente no óleo, mas também não é própriamente barato, mas ainda hei-de ver isso
Podes desenvolver? Esse ponto interessa-me.

Não me entra muito a ideia de andar com um motor sem saber o estado dele e sabendo a temperatura do óleo ficava muito mais descansado.
Post Reply