Dicas para a chuva!

fhanity
Moderador
Moderador
Posts: 1007
Joined: 02 Jul 2011, 00:26

Re: Dicas para a chuva!

Post by fhanity »

durao wrote:Pronto... era mesmo o guiador empenado.

Tal como disse o Mix, era nas dobras. Como a moto já tinha caído para o chão do lado esquerdo quando estava no descanso uma vez, e hoje caiu para o lado direito na passadeira imagino que o impacto não tenha feito muito bem ao ferro do guiador. O alinhar a roda já tinhamos feito de tarde - um colega experiente de motos grandes deu lá "duas mãozinhas".

Vim com ela de lisboa e de facto havia ali qualquer coisa que me fazia confusão. E era mesmo de estar dobrado.

39,27 do guiador + 16,50 da montagem + 11,47 IVA = 61,35.

A ida ao chão ficou cara.... o guiador, as calças, a arranhadela, e a dor no peito. Bem o que interessa é estar bem. A dor espero que passe com a noite de descanso.
os acidentes de mota ficam sempre bem caro, pralem do monte de peças que ficam partidas e arranhadas com 2 tretas, tens ainda os objectos pessoais!
User avatar
durao
Admin
Admin
Posts: 668
Joined: 27 Aug 2011, 08:42
Location: Almada / Lisboa
Contact:

Re: Dicas para a chuva!

Post by durao »

O que eventual que poupei na revisão dos 1000 de oferta, gastei agora :)
Estas coisas ficam caras, primeiro é sempre tudo barato, mas depois contas feitas:
2700 mota + 100 casaco + 35 luvas + 100 capacete + 50 fato chuva + 10 capas sapatos = 2945 euros :P
Ora já não é bem a mesma coisa que comprar uma moto por 2499 eur :)

Já não conto o seguro... pq pronto, esse já contamos com ele.
fhanity wrote:
durao wrote:Pronto... era mesmo o guiador empenado.

Tal como disse o Mix, era nas dobras. Como a moto já tinha caído para o chão do lado esquerdo quando estava no descanso uma vez, e hoje caiu para o lado direito na passadeira imagino que o impacto não tenha feito muito bem ao ferro do guiador. O alinhar a roda já tinhamos feito de tarde - um colega experiente de motos grandes deu lá "duas mãozinhas".

Vim com ela de lisboa e de facto havia ali qualquer coisa que me fazia confusão. E era mesmo de estar dobrado.

39,27 do guiador + 16,50 da montagem + 11,47 IVA = 61,35.

A ida ao chão ficou cara.... o guiador, as calças, a arranhadela, e a dor no peito. Bem o que interessa é estar bem. A dor espero que passe com a noite de descanso.
os acidentes de mota ficam sempre bem caro, pralem do monte de peças que ficam partidas e arranhadas com 2 tretas, tens ainda os objectos pessoais!
Lostctrl
125cc
125cc
Posts: 304
Joined: 26 May 2011, 22:06
Location: Vila Nova de Gaia

Re: Dicas para a chuva!

Post by Lostctrl »

Ei Durão, tiveste mesmo azar nessa queda :| Ainda por cima para alem de ficarmos todos doridos ainda nos sai da carteira. é como o Mix diz e muitos de nós já tiveram esta experiência, depois de um longo período sem chover as primeiras chuvas são do mais perigoso que há pq na estrada fica uma mistura de óleo com água, e enquanto não chover bem de forma a limpar esta mistura as escorregadelas da roda da frente, da roda de trás, das duas rodas são uma certeza. Nestas condições, tento travar suavemente e com antecedência, sempre em posição vertical, não inclinar muito a mota nas curvas, acelerações pouco bruscas (pq esta mota atravessa-se se tiver o piso assim). Depois de chover 1 dia inteiro de forma a limpar a estrada, os dias seguintes mesmo com chuva são de uma condução muito diferente, muito mais segura, embora seja sempre a conduzir com chuva tendo as devidas precauções.

Abraços
Honda CBF 125 Image
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Dicas para a chuva!

Post by mix »

Hoje lembrei-me de mais um perigo para as motas quando chove. As areias trazidas pela água de escorrência que ficam no meio da estrada. São areias soltas muito escorregadias.
Lembrei-me pois hj a fazer uma curva de noite não consegui evitar passar por cima de um belo ajuntamento de areia e a roda da frente escorregou. A sorte foi que consegui passar pelo canto da areia e assim que a roda tocou no asfalto agarrou logo e não cheguei a por o pé no chão, mas quase :8

[[]]
Image
fhanity
Moderador
Moderador
Posts: 1007
Joined: 02 Jul 2011, 00:26

Re: Dicas para a chuva!

Post by fhanity »

mix wrote:Hoje lembrei-me de mais um perigo para as motas quando chove. As areias trazidas pela água de escorrência que ficam no meio da estrada. São areias soltas muito escorregadias.
Lembrei-me pois hj a fazer uma curva de noite não consegui evitar passar por cima de um belo ajuntamento de areia e a roda da frente escorregou. A sorte foi que consegui passar pelo canto da areia e assim que a roda tocou no asfalto agarrou logo e não cheguei a por o pé no chão, mas quase :8

[[]]
isso é a areia em geral ! mas podes acrescentar ao topico é uma boa ideia xd
Lostctrl
125cc
125cc
Posts: 304
Joined: 26 May 2011, 22:06
Location: Vila Nova de Gaia

Re: Dicas para a chuva!

Post by Lostctrl »

Bem depois de tantos avisos por causa da chuva e piso molhado, foi a minha vez de ir ao chão.

Foi pura azelhice minha, seguia a 40 kmh numa estradita secundária aqui em Gaia, mal iluminada, e com a iluminação fantástica da CBF não me apercebi dum carro a estacionar e quando estava mais próximo assustei-me e travei forte com o travão da frente, o maior erro que poderia ter cometido. A roda bloqueou, a mota escorregou e saí de lado por cima da mota.

Ao cair bati com o ombro no chão, e tenho uma luxação que me deu direito a 2 semanas de baixa de braço imobilizado, um polegar dorido e umas dorzitas na perna.

Estou mesmo frustrado com a burrice que fiz, eu sei que com tempo molhado nunca se deve travar forte com a mota e tenho sempre isso em mente mas a minha reacção foi de tal forma rápida com o susto q fui logo ao travão da frente.

Prejuízos:
Piscas traseiro e dianteiro do lado esquerdo raspados e sairam das borrachas.
Carenagem um pouco raspada e rachou em 5 cms.
Topcase raspada (mas salvou a carenagem traseira)
A manete da embraiagem empenada e meia solta (o empeno tirei facilmente)

Ao todo julgo que até tive sorte, não me parece que tenha empenado mais nada, e o guiador parece q se safou. Mas só quando recomeçar a andar é que vou ter mais certezas.

Digam-me uma coisa: os piscas e a carenagem do lado esquerdo são fáceis de desmontar ? (os piscas preciso de os voltar a meter nas borrachas e a carenagem precisa ser unida na rachadela mas para isso preciso dela desmontada) e assim poupo uma ida ao mecanico.

3.000kms e pensava que ia fazer muitos mais sem ter acidentes, mas realmente isto fez-me pensar muito na forma como vou conduzir a mota no futuro.

Abraços
Honda CBF 125 Image
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Dicas para a chuva!

Post by mix »

Há dois tipos de motociclistas, os que já caíram e os que ainda vão cair. É natural, quem anda de mota de vez em quando vai ao chão e o mais importante é ficarmos bem. Um braço imobilizado por 2 semanas é muito chato, mas podia ser bem pior. As melhoras!
Agora algo menos importante, a mota! É menos importante pois por mais ou menos $ conseguimos smpr voltar ao que era.
As carnagens são fáceis de tirar se não tiveres o azar de ter parafusos "agarrados" e que não os consigas tirar, de resto com tempo tudo se volta a desmontar/motar.
Boa recuperação e agora vais ter que te aguentar sem poder andar de mota. Para mim acho que isso ainda iria ser o pior lol

[[]]
Image
fhanity
Moderador
Moderador
Posts: 1007
Joined: 02 Jul 2011, 00:26

Re: Dicas para a chuva!

Post by fhanity »

mix wrote:Há dois tipos de motociclistas, os que já caíram e os que ainda vão cair. É natural, quem anda de mota de vez em quando vai ao chão e o mais importante é ficarmos bem. Um braço imobilizado por 2 semanas é muito chato, mas podia ser bem pior. As melhoras!
Agora algo menos importante, a mota! É menos importante pois por mais ou menos $ conseguimos smpr voltar ao que era.
As carnagens são fáceis de tirar se não tiveres o azar de ter parafusos "agarrados" e que não os consigas tirar, de resto com tempo tudo se volta a desmontar/motar.
Boa recuperação e agora vais ter que te aguentar sem poder andar de mota. Para mim acho que isso ainda iria ser o pior lol

[[]]
faço tuas as minhas palavras, e acrescento a parte dos motociclistas, os que caem e nao dizem a nng. sao 3 xD
User avatar
durao
Admin
Admin
Posts: 668
Joined: 27 Aug 2011, 08:42
Location: Almada / Lisboa
Contact:

Re: Dicas para a chuva!

Post by durao »

Pois compreendo-te perfeitamente.

Andei com o peito (caixa torácica) a doer-me durante duas semanas, precisamente pelo ombro ter batido no chão.

A minha foi também muito estúpida. Deixa lá, o que interessa é ficamos bem. Os plásticos e ferros arranjam-se.

Quanto ao andar com a mota com chuva tenho mudado radicalmente o estilo de condução. Nada de curvas mem aceleradelas.

Com a estrada molhada aquilo escorrega por todo o lado.

Ontem fiz uma engraçada estava a ver q não parava.... ultrapassar carros pelo meio, o fulano parou, e tive de travar... estava lá a bela da risca branca, molhada da chuva. Tive de meter pés ao chão e parar a mota. Enfim... aprende-se imenso.

Mas depois tens o fun... centro comercial molhado... tinta de garagem... aquilo escorrega por tudo e por nada! Divertido até :)
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Dicas para a chuva!

Post by mix »

Durão se gostas de a mota a fugir de uma maneira controlada tens que experimentar andar com ela em areia. Nestas férias a caminho de algumas praias com caminhos de areia era smpr a curtir!
Mas areia com chuva já n deve ser muito engraçado...

[[]]
Image
Post Reply