Dicas para a chuva!

fhanity
Moderador
Moderador
Posts: 1007
Joined: 02 Jul 2011, 00:26

Dicas para a chuva!

Post by fhanity »

Visto nao haver nada sobre acidentes nesta secçao passou-me pela cabeça dar algumas dicas que são basicas para o pessoal mais experiente mas quem se inicia nas duas rodas nao está tão a par.
Como se avizinha o tempo de chuva, andar em duas rodas torna-se perigoso e deve-se ter algumas precauções no que toca a:

-> Tampas de saneamento - passar em cima delas com a mota minimamente inclinada = bastante perigo! são bastante escorregadias e são algo evitar em tempos molhados, até a mais pequena velocidade. Sempre que se virem obrigados a passar por cima de uma, devem manter a mota o mais recta possivel de modo a evitar deslizes.

-> Tinta branca (passadeiras, linhas continuas e traçejadas, setas de direcção) - pela mesma razão acima referidas mas pelo que li há uns tempos atrás (e julgo ser verdade), são perigosas pelo seguinte motivo: a tinta usada "supostamente" deveria conter uns cristais, em que tornava essa tinta reflectora, e anti-derrapante, e como estamos em portugal e ja se sabe o que há nas estradas, a tinta usada nao possui esses mesmos cristais pelo preço elevado, o que torna as mesmas um perigo tal como as tampas de saneamento, e portanto algo a evitar.

-> Percursos que envolvam bastantes camiões e autocarros: estes largam bastante oleo de travões e motor, portanto (pelo menos eu faço-o) deve-se evitar este tipo de percursos pois quando a chuva vem, o oleo vem ao de cima e torna o piso bastante escorregadio (ja tive uma queda derivada deste motivo, numa rotunda BASTANTE larga (rotunda de quem vem da praça das flores para quem é do porto)

-> Uniões de alcatrao - dá para dar uns sustos quando se passa nessas juntas, dá uma falsa sensaçao que a roda de trás ta a fugir, nao representa um grande risco (a meu ver) mas tambem é algo a evitar.

-> Carris de metros, electricos etc - Escorregam igualmente como as tampas de saneamento (ferro), se tiverem que passar por carris, devem-no efectuar perpendicularmente.

Circular em estradas de paralelo tambem ja se sabe o perigo que é evitar curvas apertadas (nao só em paralelo mas principalmente em paralelo, e travagens bruscas).

Esta ja é um conhecimento de todos e convem relembrar tambem quer ao chuva quer ao sol, nunca circular atrás dum veiculo, ou da esquerda ou da direita dele de modo a se o veiculo travar nao irmos contra ele! Bastante util em situaçoes de travagem de emergencia, caso nao consigam parar a tempo ajuda bastante (ajudou-me ainda ontem quando um audi a6 sem as luzes de travoes quase estanca o carro a minha frente, valeu a atençao e ir ao lado dele pois quando parei a mota ja estava ao lado da porta do condutor, e nao sou tao maçarico quanto isso).

Evitar reduções e travagens bruscas, inclinar a mota o menos possivel em curvas sao outras coisas em ter atenção e sobretudo, manter uma grande distancia de segurança face a outros veiculos de modo a ter bastante tempo de reacção e estar preparado para as piores manobras dos outros.

Julgo que referi maior parte dos perigos que aprendi com as quedas e sustos, se alguem quiser acrescentar algo ao topico ou corrigir, esteja a vontade!
Last edited by fhanity on 13 Oct 2011, 16:07, edited 1 time in total.
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Dicas para a chuva!

Post by mix »

Grande tópico fhanity!! :blue
É deste tipo de tópicos que precisamos aqui no fórum!!!

Apenas acrescentar mais um perigo: Os carris dos comboios, metros de superficie, eléctricos, etc. Tentar passar as linhas perpendicularmente e nunca curvar em cima delas, especialmente com chuva! Em Coimbra há umas onde já presenciei 2 quedas ao fundo do parque da cidade!

[[]]
Image
fhanity
Moderador
Moderador
Posts: 1007
Joined: 02 Jul 2011, 00:26

Re: Dicas para a chuva!

Post by fhanity »

mix wrote:Grande tópico fhanity!! :blue
É deste tipo de tópicos que precisamos aqui no fórum!!!

Apenas acrescentar mais um perigo: Os carris dos comboios, metros de superficie, eléctricos, etc. Tentar passar as linhas perpendicularmente e nunca curvar em cima delas, especialmente com chuva! Em Coimbra há umas onde já presenciei 2 quedas ao fundo do parque da cidade!

[[]]
esqueci-me completamente dos carris a ver se edito, eu pensei em todos os detalhes que ja me deparei, no porto tenho os do metro mas como nao custumo circular por lá ou se circulo ja tenho essa atenção, nao me lembrei tao depressa.
User avatar
CrazyBomber
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 46
Joined: 23 Aug 2011, 12:33

Re: Dicas para a chuva!

Post by CrazyBomber »

Bom tópico!

Ainda não tive a minha primeira experiência com a chuva, mas já apanhei 3 sustos nos carris do eléctrico (o 3º então foi o pior, só não cai porque tive reacções rápidas, apoiei logo a perna no chão e endireitei a mota... e resultou porque ia a ~10km à hora :D) e confirmo (como se fosse necessário) que aquilo é um perigo!

Obrigado pelas dicas, fhanity e mix!
User avatar
durao
Admin
Admin
Posts: 668
Joined: 27 Aug 2011, 08:42
Location: Almada / Lisboa
Contact:

Re: Dicas para a chuva!

Post by durao »

Bem, a chuva está a chegar e além de todo o material que já tenho andado a preparar temos mesmo de ganhar experiência.

No Domingo com a estrada molhada de nevoeiro senti a fulaninha dançar numa rotunda. Óbviamente já ia atento para esta situação, e a coisa devagar faz-se.

Hoje infelizmente tive a minha primeira queda: Vinha para o trabalho, e nem vinha depressa. Tenho um radar de 50 á saída do túnel, e logo alguns metros á frente tenho de cortar á direita, numa espécie de gancho, que têm uma passadeira em que habitualmente costumar estar a passar pessoas pelo que já vinha mesmo devagar.

Não sei bem como... o chão estava molhado possivelmente, e ao entrar nas raias brancas da passadeira deitei-me completamente. Só me apercebi de bater no chão com o ombro e sentir o capacete bater também, possivelmente deve ter derrapado de trás....

Felizmente não me aconteceu nada, uma dorzita aqui no esterno possivelmente do movimento, e o joelho ficou apenas um pouco "polido" mas nem sangue fez, as calças ficaram roçadas, e ao esfregar percebi que tinham queimado e começou a aparecer um buraquito - não eram calças de ganga sequer, são calças de "formais" de inverno.

Ao nível superior nada de especial... o blusão de cordura aparou a queda e mesmo no ombro as protecções ajudaram, nota-se apenas alguns raspões no tecido de cordura, mas têm que ser visto com muita atenção. O capacete ficou com um risquinho na parte da união modular. A mota também não parece ter nada. O escape ficou arranhado no cromado, dado ter sido sobre ele que ela caiu, e a direcção está um pouco torta, ver se passo na Honda para eles verem aquilo.

Moral da história... conduzir sempre com muito cuidado, e ter atenção ás riscas, tampas etc.... quando a chuva vier a sério ainda é mais perigoso. Usar sempre casaco, e até já penso em calças :tappingfoot
fhanity
Moderador
Moderador
Posts: 1007
Joined: 02 Jul 2011, 00:26

Re: Dicas para a chuva!

Post by fhanity »

durao wrote:Bem, a chuva está a chegar e além de todo o material que já tenho andado a preparar temos mesmo de ganhar experiência.

No Domingo com a estrada molhada de nevoeiro senti a fulaninha dançar numa rotunda. Óbviamente já ia atento para esta situação, e a coisa devagar faz-se.

Hoje infelizmente tive a minha primeira queda: Vinha para o trabalho, e nem vinha depressa. Tenho um radar de 50 á saída do túnel, e logo alguns metros á frente tenho de cortar á direita, numa espécie de gancho, que têm uma passadeira em que habitualmente costumar estar a passar pessoas pelo que já vinha mesmo devagar.

Não sei bem como... o chão estava molhado possivelmente, e ao entrar nas raias brancas da passadeira deitei-me completamente. Só me apercebi de bater no chão com o ombro e sentir o capacete bater também, possivelmente deve ter derrapado de trás....

Felizmente não me aconteceu nada, uma dorzita aqui no esterno possivelmente do movimento, e o joelho ficou apenas um pouco "polido" mas nem sangue fez, as calças ficaram roçadas, e ao esfregar percebi que tinham queimado e começou a aparecer um buraquito - não eram calças de ganga sequer, são calças de "formais" de inverno.

Ao nível superior nada de especial... o blusão de cordura aparou a queda e mesmo no ombro as protecções ajudaram, nota-se apenas alguns raspões no tecido de cordura, mas têm que ser visto com muita atenção. O capacete ficou com um risquinho na parte da união modular. A mota também não parece ter nada. O escape ficou arranhado no cromado, dado ter sido sobre ele que ela caiu, e a direcção está um pouco torta, ver se passo na Honda para eles verem aquilo.

Moral da história... conduzir sempre com muito cuidado, e ter atenção ás riscas, tampas etc.... quando a chuva vier a sério ainda é mais perigoso. Usar sempre casaco, e até já penso em calças :tappingfoot
eu vou encostar a minha quando chegar o inverno, ja tive mal no inverno passado embora tenha mais experiencia n vou arriscar tanto, ver se reduzo a utilizaçao a 50% pelo menos pra nao arriscar muito. gosto da mota bonita sem arranhoes XD
User avatar
durao
Admin
Admin
Posts: 668
Joined: 27 Aug 2011, 08:42
Location: Almada / Lisboa
Contact:

Re: Dicas para a chuva!

Post by durao »

Preciso de passar na Honda.... isto ficou esquisito. Acho que está desiquilibrado na forqueta/guiador. Já tentámos acertar aquilo, mas há ali qualquer coisa que não está bem. Parece que sinto a moto a fugir para o lado.

Epá eu queria continuar, aliás estou mesmo a contar com isso, mas têm que ser mesmo com muito cuidado.

Agora um colega meu estava aqui a dizer-me p+ara vender a mota que não é segura e tal.... mas pronto... ele já teve motas muito maiores, e de momento têm uma Harley, acho normal não se sentir seguro na moto.
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Dicas para a chuva!

Post by mix »

O mais importante é que não te aleijaste!!!!
É muito mais perigoso conduzir nas primeiras chuvas de Outono do que numa enchorrada a meio do inverno.
Não sei explicar porquê, mas nas primeiras chuvas a estrada liberta qualquer coisa que enquanto não for diluída por bastante água é um perigo para as motas.
Também já entortei a minha direcção e consegui, com ajuda de um amigo e alguma persistência, voltar a por a direcção +/- como estava. Tens é de ter cuidado para não partir, pois nesse caso um guiador novo na marca não é nada barato!
Normalmente entorta nas zonas das dobras do guiador e é praticamente imperceptível ao olho, mas nota-se bem ao andar...

[[]]
Image
fhanity
Moderador
Moderador
Posts: 1007
Joined: 02 Jul 2011, 00:26

Re: Dicas para a chuva!

Post by fhanity »

guiador empenado é o que normalmente acontece, eu na altura pus o meu guiador "torto" mas de modo a manter a mota direita enquanto conduzia
User avatar
durao
Admin
Admin
Posts: 668
Joined: 27 Aug 2011, 08:42
Location: Almada / Lisboa
Contact:

Re: Dicas para a chuva!

Post by durao »

Pronto... era mesmo o guiador empenado.

Tal como disse o Mix, era nas dobras. Como a moto já tinha caído para o chão do lado esquerdo quando estava no descanso uma vez, e hoje caiu para o lado direito na passadeira imagino que o impacto não tenha feito muito bem ao ferro do guiador. O alinhar a roda já tinhamos feito de tarde - um colega experiente de motos grandes deu lá "duas mãozinhas".

Vim com ela de lisboa e de facto havia ali qualquer coisa que me fazia confusão. E era mesmo de estar dobrado.

39,27 do guiador + 16,50 da montagem + 11,47 IVA = 61,35.

A ida ao chão ficou cara.... o guiador, as calças, a arranhadela, e a dor no peito. Bem o que interessa é estar bem. A dor espero que passe com a noite de descanso.
Post Reply