Dicas para a chuva!

User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Dicas para a chuva!

Post by mix »

Se achas que a mota já escorrega demasiado não deves por mais pressão pois ainda fica a escorregar mais...
Tens que ver qual a pressão máxima com que te sentes seguro!

[[]]
Image
inverse
125cc
125cc
Posts: 322
Joined: 01 Jan 2012, 20:04
Location: Penafiel

Re: Dicas para a chuva!

Post by inverse »

Boas dicas!!!
Inverse - CBF125 Branca 18-04-12

Image
fhanity
Moderador
Moderador
Posts: 1007
Joined: 02 Jul 2011, 00:26

Re: Dicas para a chuva!

Post by fhanity »

durao wrote:Conduzir com chuva é stressante, mas para mim com nevoeiro ainda é pior.

é Quase tão mau como quando está frio e os óculos embaciam dentro do capacete.

Em cima de gelo? Porra esta mota só têm um comportamento em condições com alcatraão seco. Estrada molhada parece um barco. Desliza por tudo o que é sitio com os Continental.

Estou a por 1.8psi no pneu da frente e 2.1 no de trás. O que metem vocês?
com chuva, reduzo pra 1.7 a frente e 1.9 atras, depende se levo pendura ou nao. piso seco. 1.8 a frente 2.5 atras.
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Dicas para a chuva!

Post by mix »

Este video fez-me lembrar outro local particularmente perigoso para se conduzir, principalmente com a estrada molhada. Paragens de autocarro.
O fhanity no 1º post falou em estradas onde circulam muitos veículos pesados. O mesmo principio se aplica às paragens de autocarro. Fica sempre aquele óleo que, se em piso seco é perigoso, em piso molhado é terrível...



Segundo a descrição foi a traseira que fugiu. Como estava em recta a maneira de isso acontecer é travar principalmente com o travão traseiro (que está errado mesmo em piso seco), ou ter feito uma redução/desaceleração brusca. Nesta situação deve-se manter a mota direita e manter a velocidade. Se tiverem que travar, travem muito suavemente com ambos os travões.

[[]]
Image
fhanity
Moderador
Moderador
Posts: 1007
Joined: 02 Jul 2011, 00:26

Re: Dicas para a chuva!

Post by fhanity »

bump, recomendo a leitura, com os tempos de chuva aproximarem-se a quem ainda não leu, ou a iniciantes de 2 rodas.
dcvidigal
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 67
Joined: 28 Jun 2012, 11:06
Location: Lousã, Coimbra

Re: Dicas para a chuva!

Post by dcvidigal »

No Domingo aproveitei um pouco de Sol para ir dar uma volta na mota, ainda apanhei estrada muito molhada em alguns locais, e nesses casos modero muito a velocidade, pode se dizer que quase parecia um papa-reformas, mas nestes casos o cuidado nunca é pouco
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Dicas para a chuva!

Post by mix »

A maioria das quedas relacionadas com o piso molhado dão-se quando a chuva já parou e este está meio seco. Quando está tudo molhado andamos smpr com cuidado, quando está meio seco e em algumas zonas o piso já está completamente seco, começamos a "abusar" e sem darmos conta estamos a abusar numa curva que pode começar seca, mas acabar molhada...
Se choveu à pouco tempo e o piso já está quase seco, é quando se deve ter mais cuidado, pois nas zonas em que o "sol não chega" poderá não estar como esperado.

[[]]
Image
User avatar
AlonsoF1
Moderador
Moderador
Posts: 2556
Joined: 16 Jan 2013, 19:48
Location: Povoa de Santa Iria
Contact:

Re: Dicas para a chuva!

Post by AlonsoF1 »

mix wrote:A maioria das quedas relacionadas com o piso molhado dão-se quando a chuva já parou e este está meio seco. Quando está tudo molhado andamos smpr com cuidado, quando está meio seco e em algumas zonas o piso já está completamente seco, começamos a "abusar" e sem darmos conta estamos a abusar numa curva que pode começar seca, mas acabar molhada...
Se choveu à pouco tempo e o piso já está quase seco, é quando se deve ter mais cuidado, pois nas zonas em que o "sol não chega" poderá não estar como esperado.

[[]]
Mais correcto não podias estar. Nos carros é igual. Numa mota ainda se deve ter mais cautela!
Yamaha MT 07 Matt Grey :rockon - Povoa de Santa Iria
User avatar
Bmeirim
CBF 125
CBF 125
Posts: 415
Joined: 23 Sep 2012, 15:38
Location: Valença Do Minho

Re: Dicas para a chuva!

Post by Bmeirim »

durao wrote:Conduzir com chuva é stressante, mas para mim com nevoeiro ainda é pior.

é Quase tão mau como quando está frio e os óculos embaciam dentro do capacete.

Em cima de gelo? Porra esta mota só têm um comportamento em condições com alcatraão seco. Estrada molhada parece um barco. Desliza por tudo o que é sitio com os Continental.

Estou a por 1.8psi no pneu da frente e 2.1 no de trás. O que metem vocês?
eu tenho os contiental e por duas ou trez vezes que a mota me derrapou bastante em tempo de chuva, agora em piso seco é uma maravilha!!!
Image CBF -Valença Do Minho
zakit
50cc
50cc
Posts: 165
Joined: 19 Oct 2011, 16:30

Re: Dicas para a chuva!

Post by zakit »

mix wrote:A maioria das quedas relacionadas com o piso molhado dão-se quando a chuva já parou e este está meio seco. Quando está tudo molhado andamos smpr com cuidado, quando está meio seco e em algumas zonas o piso já está completamente seco, começamos a "abusar" e sem darmos conta estamos a abusar numa curva que pode começar seca, mas acabar molhada...
Se choveu à pouco tempo e o piso já está quase seco, é quando se deve ter mais cuidado, pois nas zonas em que o "sol não chega" poderá não estar como esperado.

[[]]
Been there, done that, didn't get hurt porque pus o pé no chão a tempo.
Image
Post Reply