Diário de Bordo do k-otic

Apresenta a tua CBF 125 à comunidade e mostra as tuas modificações e viagens.
k-otic
Triciclo
Triciclo
Posts: 20
Joined: 27 Mar 2017, 11:18

Diário de Bordo do k-otic

Post by k-otic »

Boas tardes pessoal.

Antes de mais, começo por agradecer à comunidade aqui presente o espírito de entreajuda e partilha de conhecimentos. Este, por incrível que pareça, também foi um factor de decisão a contar para a aquisição. É bom sabermos que existem pessoas que já passaram por tudo, e mais importante, estão dispostas a ajudar.
Será também uma das funções deste tópico, tenciono aglomerar tudo o que já pesquisei e reuni, para que quem venha em seguida, sinta o mesmo que eu senti e faça o mesmo que eu fiz :)

Comprei uma CBF125 usada, de 2010, com menos de 6000kms, que só levou em termos de peças, a bateria, que morreu por ela passar muito tempo parada.
Ainda não a tenho sequer, vem em viagem de barco para cá, mas já vou adiantando serviço deste lado, para saberem os meus planos e eventualmente me aconselharem quando eu for para maus caminhos ;)


Desde já, o que tenciono fazer com ela:

1a revisão:
Muda de óleo;
Verificação da corrente, limpeza e lubrificação;
Instalação de um filtro de gasolina (Dúvida 1:aproveito para remover toda a gasolina do tanque e atestar com nova, tipo limpeza, para eventuais impurezas no fundo de falta de uso, o que me dizem?)
Queria tentar polir um bocado dos plásticos, ela é preta, e apresenta uns bons riscos, quer nos plásticos, quer pontos de ferrugem aqui e ali. Fotos abaixo:
Image Image Image
Dúvida 2: Para polir os plásticos e tirar os riscos, devo comprar lixa e fazê-lo manualmente, ou acham que com um kit destes (https://www.amazon.co.uk/gp/product/B06X17YCG7/) é suficiente?
Dúvida 3: Para tirar os pontos de ferrugem dos cromados e isolar, vou usar a técnica do papel de alumínio, e para proteger, o que me recomendam? Pergunto pq o do escape não sei se tem de ser algo diferente. Não sei se retire o cromado ou se dê tinta naquele, não gosto de cromados.

Posteriores:
Mudar a lâmpada para uma 55W decente. Dúvida 4: A Philips Extreme Vision é a melhorzita? Já usei a Osram Night Breaker no meu carro antigo, era H4 também, mas não sei se esta é ainda melhor.
Converter para DC;
Piscas LED;
Comprar vidro; Dúvida 5: Recomendam entre o Ermax e o Givi, dos maiores, algum em especial?
Mudar pneus;
Mudar vela Dúvida 6: Ainda há quem tenha para vender por cá a Iridium? Não encontro online assim facilmente.
Voltímetro para a bateria;
Suporte para o telemóvel;
Porta USB;
Fitas nas Jantes;
Relógio/termómetro;
Proteção de tanque;
Pastilhas travão; (Dúvida 7: Sempre usei Brembo nos meus dois carros, mas por cá recomenda-se a SBS. Também não é preciso ver que o problema de parar nestas meninas não é o travão, mas sim, os pneus. Às tantas não vale a pena ir para os Brembo, certo? Os SBS andam à volta de que preço?)
Comprar TopCase e/ou comprar/fazer suporte. Aqui é onde reside a minha maior dúvida (Dúvida 8). Quero uma TopCase para dois capacetes, não especificamente por eles, mas sim porque quero ter lá o meu capacete e a roupa de chuva. Mas não sei o que fica bem na mota e onde vivo não há grande coisa para ver/testar. Fiquei com aquela top case ajustável da SHAD , mas é bem carota, e não sei se mesmo no modo pequeno, deixa de ser grande "demais". Alguém já a usou/viu montada? Para este uso, recomendam alguma em especial, preço qualidade?


Tenho mais dúvidas, mas quero pesquisar ainda sobre algumas coisas, antes de colocá-las.

Também estou a reunir informação para cotação de seguro para ela, para fazer onde é mais económico sem descurar algumas coisitas. Assim que compilar a info partilho aqui.

Desde já o meu obrigado!
fastnet
Fotógrafo
Fotógrafo
Posts: 566
Joined: 03 Nov 2014, 09:25

Re: Diário de Bordo do k-otic

Post by fastnet »

Parabéns pela aquisição :drinkingcheers
Como se costuma dizer trata bem da máquina que ela dará o retorno.

Devido ao ter estado tanto tempo parada deverias fazer uma revisão mais alargada. Alêm do que anuncias, trocar filtro ar, tirar a tampa lateral para veres o filtro de rede do óleo, limpar linha de combustível e tratares dos travões incluindo troca óleo.

Relativamente à top-case uso uma de 45lts, é grande mas dá para os 2 capacetes, um deles modular. Abaixo de 42lts não deve dar para 2 capacetes integrais/modulares.

Creio que o suporte para a top-case andará por volta dos 45 euros. A menos que queiras um suporte especial, não acho este caro com a vantagem que é só montar.
k-otic
Triciclo
Triciclo
Posts: 20
Joined: 27 Mar 2017, 11:18

Re: Diário de Bordo do k-otic

Post by k-otic »

Obrigado pela resposta.
Relativamente à revisão, és capaz de ter toda a razão. Vou aproveitar para fazer isso mesmo!
Vou dar uma vista de olhos pela net, para comprar já esse material (junta, filtro ar e filtro para gasolina). Não vi nenhum suporte para a topcase, por esse preço, consegues dar uma referência de onde o viste?
k-otic
Triciclo
Triciclo
Posts: 20
Joined: 27 Mar 2017, 11:18

Re: Diário de Bordo do k-otic

Post by k-otic »

Bom dia.

Apenas para informar, que no meu caso, atendendo aos meus anos de carta, sinistros e data de seguro, o melhor que consegui, com assistência em viagem, proteção jurídica e o resto em "pacote base", foi na LOGO (, tendo eu contatado imensas seguradoras além desta (Fidelidade, Mapfre, NSeguros, Tranquilidade, Zurich, OK Teleseguros, Seguro continente, Direct, Lusitania, Allianz, ACP, Vitorinos, AGEAS, AB-seguros, Generali). Destas todas, várias nem responderam.
Não vou colocar aqui todas as informações de preços por motivos de legalidade, mas se alguém tiver interesse, partilho tudo por PM.
Vasco Dias
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 74
Joined: 05 Dec 2016, 10:03

Re: Diário de Bordo do k-otic

Post by Vasco Dias »

Eu pago pela minha anual 117€ com assistencia em viagem.
k-otic
Triciclo
Triciclo
Posts: 20
Joined: 27 Mar 2017, 11:18

Re: Diário de Bordo do k-otic

Post by k-otic »

Boa tarde pessoal.
Para relatar o meu progresso, eis o progresso:
O meu seguro está feito, a anuidade foi de cerca de 69€, com assistência em viagem (3 anuais) e apoio jurídico, na LOGO. Para o ano haverá uma renegociação melhor, já que colocando casa e o carro no pacote se deve conseguir um melhor preço.

Em termos de compras, já comprei uns protectores de sapatos para o pedal das mudanças, e mais umas chinesisses, assim que as tiver comigo vou montando e reportando.
psg
Triciclo
Triciclo
Posts: 20
Joined: 23 Oct 2017, 15:31

Re: Diário de Bordo do k-otic

Post by psg »

Parabens pela compra da cbf.
Relativamente a vela de iridium tens uma loja muito conhecida na rua do almada no Porto.
É onde compro (ha muitos anos) peças.
O que nao falta sao velas de iridium para a cbf, acho que andam por volta dos 15 ou 16 eur.
Como acho que estas longe do Porto, ai vai o site
www.zedelga.pt/
psg
Triciclo
Triciclo
Posts: 20
Joined: 23 Oct 2017, 15:31

Re: Diário de Bordo do k-otic

Post by psg »

Ah, ja me esquecia... Ve aqui as top cases, tem precos muito bons e envio gratuito
www.unobike.com
k-otic
Triciclo
Triciclo
Posts: 20
Joined: 27 Mar 2017, 11:18

Re: Diário de Bordo do k-otic

Post by k-otic »

Bom dia,

Mais alguns pequenos passos de progresso até a menina ficar no ponto.

Comprado:
  • Philips Xtreme Vision +130% H4
  • Relógio "Waterproof LED Digital clock Watch timer 12v"
  • Voltímetro "Waterproof 0.28 DC 3.5-30V Mini Digital LED Voltmeter"
  • Vela NGK Iridium CPR7EAIX-9 IX
  • Filtro Gasolina;
  • Chave de torque Mighty recomendada por aqui;
  • Pastilhas de travão EBC FA375 (sinto-me mal de andar numa loja a testar e não comprar nada, ia mandar vir mas acabei por comprar). Valem alguma coisa?
Hoje ainda vou ao óleo, há um sintético por cá que um amigo me recomendou, já vai na segunda CBF e a primeira foi vendida quase nova com mais de 70000kms, a segunda já vai com 30000km, e receita que ganha ;) ...
Andei a ver capacetes, confesso que fiquei um pouco à nora. Gosto de modelos simples, queria algo bonzinho, já que ele é que me protege, mas cá onde vivo não há nada, só deu para confirmar que tenho uma cabeça grande. o 62-63 fica a magoar, entra e sai a muito custo. Pelo menos acho que posso encomendar com esta referência.
Fica-me a faltar ainda uma parte, mas a grosso modo o que é importante para ela andar, com exceção dos pneus, tá comprado.
fastnet
Fotógrafo
Fotógrafo
Posts: 566
Joined: 03 Nov 2014, 09:25

Re: Diário de Bordo do k-otic

Post by fastnet »

Caso não queiras/possas/encontres um suporte novo, podes tentar os usados.
Por ex estes anuncios
https://www.olx.pt/anuncio/suporta-para ... fbe43d99c0 Porto
https://www.olx.pt/anuncio/suporta-para ... fbe43d99c0 Lisboa
Com alguma pesquisa ainda poderás encontrar suporte + topcase a um preço simpático.

edit: podes ainda confirmar se aqui ainda está disponivel http://www.maxymotos.pt/compra/suporte- ... ock-577593
Post Reply