[Compra|Votação] CBF 125 vs PCX 125 usadas

Temas gerais sobre a CBF 125 que não se enquadrem nos restantes sub-fóruns.

CBF 125 vs PCX 125

Honda CBF 125
14
100%
Honda PCX 125
0
No votes
 
Total votes: 14

davidanil
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 32
Joined: 04 Jan 2015, 19:58

[Compra|Votação] CBF 125 vs PCX 125 usadas

Post by davidanil »

Boa tarde, nem sei se é "crime" meter o nome de outra mota neste forum, mas como sou novo aqui, digam-me se alguma coisa estiver fora do seu lugar.
Há um tempo atrás decidi comprar mota, e entretanto fiquei com 2 em mente:

Honda cbf 125 e a PCX 125 (ambas em 2ªmao, porque como 1ªmota, é arriscado comprar uma em 1ª)
Basicamente o meu percurso não ultrapassa os 15kms diários (Trabalho<->Casa).
Gosto das 2 motos principalmente pelo seu consumo.
Agora, nao sei qual devo comprar.
Ainda não experimentei a cbf mas a pcx que experimentei fazia um barulho tremendo e para ser sincero, não fiquei fã.
O que é que o pessoal acha?Que boas, e más experiências têm?

BTW: Eu sei que isto é um forum de CBF e a opinião é parcial, mas eu vou meter este post no forum das PCX para ter 2 perspectivas diferentes(posso fazer isto nao posso?).
Obrigado :D
Image
Rmartins
CBF 125
CBF 125
Posts: 1171
Joined: 17 May 2013, 20:55

Re: [Compra|Votação] CBF 125 vs PCX 125 usadas

Post by Rmartins »

Ola, a maior diferença entre as duas, para alem da estetica, e a conduçao, na cbf tens de meter mudanças e isso assim na pcx apenas aceleras e travas, a cbf da mais gozo pela conduçao e a pcx pela facilidade de uso e capacidade de carga, de resto parecem-me identicas, tambem so usei uma pcx um dia, nao tenho muita experiencia com ela :lol:
Agora depende do que preferes, de como te sentes com cada uma das motos (tenta pelo menos passar algum tempo sentado em cada um dos modelos para tentar ver se gostas da posiçao) e se possivel se preferes a conduçao de uma ou outra, de resto e mais pela estetica;)
quanto as usadas a unica coisa que sei (isto foi o que ouvi dizer portanto vale o que vale...) as pcx matem muito o valor mesmo usadas, portanto devem ter preços relativamente "altos", as cbf usadas, de certeza que encontras alguma as um bom preço ;)
tenta visitar o forum das pcx, la podes ter uma opiniao de utilizadores de pcx :drinkingcheers
User avatar
mneves
CBF 125
CBF 125
Posts: 425
Joined: 03 Sep 2014, 08:35

Re: [Compra|Votação] CBF 125 vs PCX 125 usadas

Post by mneves »

Boas, andei de scooter 18 anos,já fiz revisões a uma PCX na qual montei um kit mallossi e posso dizer que neste caso se queres uma mota pratica e mais utilitaria-pcx ,se queres uma mais divertida de conduzir mais barata na manutenção, consumos,etc e mesmo assim mais fiável e comprovada então CBF
De características são muito idênticas,ou seja ,peso,velocidades (CBF ganha) na própria cavalagem.
Eu saí de uma maxiscooter de topo(xcity 125) que dava 140 ,para a bela CBF vermelha e não me arrependo pois é muito mais divertido e económico mas menos prática.
Marco Neves
tiagolourenco20
Moderador
Moderador
Posts: 2145
Joined: 17 Apr 2012, 12:53
Location: Odivelas

Re: [Compra|Votação] CBF 125 vs PCX 125 usadas

Post by tiagolourenco20 »

Na minha opinião se apenas queres um mota para te deslocares ia para a pcx, mais fácil de conduzir, tens muita protecção para chuva e vento, compras uma manta para as pernas e ficas protegido.

Sobre revisões é ela por ela, ambas fazem revisões aos 4000km e é quase tudo a mesma coisa.

Sobre fiabilidade tanto a pcx como cbf são fiáveis, a pcx na minha opinião tem vantagem por ter radiador.

Se queres ganhar calo para mais tarde comprares uma mota de uma cilindrada maior a cbf é o ideal.
CBR 250R - Odivelas
Image
2012-2014 CBF 125
2014-2016 CBR 250R
Actualmente NC750X
fastnet
Fotógrafo
Fotógrafo
Posts: 566
Joined: 03 Nov 2014, 09:25

Re: [Compra|Votação] CBF 125 vs PCX 125 usadas

Post by fastnet »

Subscrevo o que os companheiros disseram.
Diria que a pcx será mais prática para o dia-a-dia, tem espaço para guardares capacete e mais umas coisas e tem proteção frontal para as pernas.
A cbf tem uma ciclística melhor e tem caixa manual e transmissão por corrente em vez de variador e correia.

Têm consumos semelhantes e o mesmo quanto a custos de manutenção, creio que a cbf terá uma ligeira vantagem mas não significativa.

Relativamente a custos, como referes ser um fator importante, tem atenção pois a manutenção duma moto/scooter é mais frequente que num automóvel (elemento comparativo) e não é muito barata como te irás aperceber.

Convêm considerar igualmente o custo de equipamento de proteção (capacete, casaco e luvas) mas que será igual qualquer que seja a tua escolha.

A melhor sugestão que posso dar é experimentares as duas para as sentires. Não há mota perfeita mas há mota mais indicada para cada um de nós.

São dois bons produtos e com bastante fiabilidade, mesmo assim em usado convêm testares e analisares as propostas que tens.
davidanil
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 32
Joined: 04 Jan 2015, 19:58

Re: [Compra|Votação] CBF 125 vs PCX 125 usadas

Post by davidanil »

Desde já obrigado pela vossa opinião que será contabilizada na minha decisão final. Vou ter de adicionar à lista de prós e contras mais algumas coisitas. Mas no final de tudo o que interessa é se me sinto bem em cima da mota.
Ainda não me sentei numa CBF125, mas já me sentei numa PCX125 (modificada) e devo dizer que o barulho dela foi demasiado para uma scooter e aquilo que eu tinha em mente após ver videos no youtube e assim.
Também tenho de ter muito em conta com passageiro(penduras, certo?) que provavelmente vou fazer com ele 12/15 kms/semana com o meu irmao e aí a scooter deve ser mais confortável.
Obrigado, mesmo, a todos os que votaram e comentaram.
Image
fastnet
Fotógrafo
Fotógrafo
Posts: 566
Joined: 03 Nov 2014, 09:25

Re: [Compra|Votação] CBF 125 vs PCX 125 usadas

Post by fastnet »

Por coincidência posso adicionar mais dados duma experiência recente.

Fui deixar a cbf125 na oficina para revisão e deram-me de substituição uma ... pcx

Atenção que é modelo de 2014 que difere um pouco dos anteriores.

Deixo aqui as minhas impressões e alguns comentários de 60km feitos:
os +
muito fácil de conduzir
muito ágil
muito silenciosa
proteção bastante razoável para pernas
proteção razoável para busto até aos 80km/h
espaço debaixo banco para capacete e mais umas coisas
proteção do canhão de ignição
abertura elétrica do banco (não tem amortecedor mas um travão permite que se mantenha levantado)
excelente arranque em 100mts
travagem CBS
excelente iluminação full led
sistema start-stop bem desenvolvido
painel de instrumentos bastante legível, com relógio e média de consumo combustivel

os -
banco duro e pouco confortável
suspensão traseira dura e sem regulação
vidro frontal de origem apesar de bem concebido é pequeno para conforto em velocidades mais elevadas
velocidade de conforto para motor 80-90km/h, chega com facilidade aos 100 mas a partir daí tudo é mais difícil, creio que poderá dar em plano 115km/h de ponteiro

Comparação com a cbf:
A pcx 2014 é um produto mais evoluido e com mais equipamento que a cbf.
Tem motor arrefecido a água, bastante eletrónica, sistema start-stop desconectável, iluminação full led, espaço para bagagem e um arranque poderoso.
Sem dúvida é uma excelente opção para cidade e percursos locais mas não a melhor escolha para autoestrada ou percursos longos em vias rápidas.
Faço um parêntesis para confirmar que qualquer mota/scooter chega onde quisermos, mesmo em 125. O ultimo exemplo que temos é dum companheiro que foi na sua pcx fazer uma volta pela europa no final do ano passado (sim, frio, chuva e neve...) e ela esteve mais que à altura do desafio.

A cbf 125 embora mais básica é um produto diferente e talvez dirigida a um alvo diferente.
Será o patinho feio ? Naaaa, não acredito e não vejo assim.
É um veiculo de entrada e de aprendizagem para outros produtos da marca, começas com a 125 e daqui a nada estás numa 600 ou uma NC. Nada te impede que a conserves muitos anos, se for esse o teu interesse, mas a tentação é mudar.
A pcx é um modelo que se encerra em si mesmo, é perfeito (embora tenha lacunas na suspensão, conforto e pneus) para aquilo que é o conceito da mobilidade urbana.
Na cbf 125 temos um veiculo com custos de utilização mais económicos, uma ciclística muito melhor, mais conforto no assento, caixa manual para melhor aproveitamento do motor, mais segurança pela utilização da caixa e é a porta de entrada para ganhares experiência antes de subires de cc.

Algumas coisas são objetivas, como as diferenças de equipamento entre os modelos, e outras mais subjetivas como quais os pontos que damos mais importância ou que variam consoante a anatomia da pessoa.

Por isso o conselho é sempre o mesmo, experimenta e testa tudo o que quiseres, alguns modelos são excelentes no papel mas não fazem "click" quando os experimentamos.
davidanil
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 32
Joined: 04 Jan 2015, 19:58

Re: [Compra|Votação] CBF 125 vs PCX 125 usadas

Post by davidanil »

Já me ia esquecendo deste tópico.

Já tomei a decisão: CBF 125 for the win!!!
Sentei-me nela e andei um bocadinho... Love! :hearteyes
Este fim-de-semana, se tudo correr bem, sou um membro oficial!
Image
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: [Compra|Votação] CBF 125 vs PCX 125 usadas

Post by mix »

Bem vindo :D
Experimentas-te as duas?
Porque optaste pela cbf?

[[]]
Image
fastnet
Fotógrafo
Fotógrafo
Posts: 566
Joined: 03 Nov 2014, 09:25

Re: [Compra|Votação] CBF 125 vs PCX 125 usadas

Post by fastnet »

Melhor ciclística e menor preço?
Post Reply