Objectivo: Poupança

Temas gerais sobre a CBF 125 que não se enquadrem nos restantes sub-fóruns.
zakit
50cc
50cc
Posts: 165
Joined: 19 Oct 2011, 16:30

Objectivo: Poupança

Post by zakit »

Bem, tal como tinha prometido na apresentação, aqui vão alguns números sobre a poupança que a CBF 125 me permite.

O meu carro (1.4 gasolina) consome 7.76l/100km e a minha CBF125cc consome 1.93l/100km. Por cada tanque gasto da moto poupo cerca de 43€ relativamente ao carro. Dá cerca de 86€ mês se houver uso equilibrado e cerca de 1000€ ao ano. Em cerca de 2 anos, com meteorologia normal a moto quase paga-se a si própria. Eu tenho a minha há 2 anos feitos a semana passada e espero terminar de pagá-la até Janeiro, antes do tempo (fiz empréstimo por 3 anos). E em 2010 foi o ano do 20 de Fev choveu bués na Madeira.

Eu neste parágrafo anterior não estou a considerar manutenções. Mas ainda assim o valor das manutenções da moto nos períodos de 4k em 4k compensa os de 10k em 10k do carro, que são ainda mais espaçados pelo facto de usar moto. É só ver o meu SpritMonitor.

Eu daqui a 1 ano espero ter cerca de 1000€ a mais do que teria caso andasse só de carro. É concerteza uma ajuda anti-troika. E foi por este mesmo motivo que comprei a moto. Poupar no transporte. E penso que está bem conseguido o objectivo.
Image
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Objectivo: Poupança

Post by mix »

Obrigado por partilhares as tuas contas. É óbvio que em termos económicos uma 125cc a 4tempos é muito vantajosa. Agora imaginem uma mota eléctrica :D
Para além dos benefícios económicos existem ainda os benefícios ambientais, que mesmo tendo um escape poluidor :lol emite muito menos poluição, tanto na sua construção como na utilização e os benefícios do transito, de estacionamento e do prazer que dá andar de mota...
São demasiadas vantagens para haver razão para se comprar ter uma mota! :biker

[[]]
Image
User avatar
durao
Admin
Admin
Posts: 668
Joined: 27 Aug 2011, 08:42
Location: Almada / Lisboa
Contact:

Re: Objectivo: Poupança

Post by durao »

Curioso estas contas.

Antes de avançar para a minha fiz imensos cálculos, e a conclusão que cheguei é que a minha mota paga-se em três anos.
A partir daí é tudo lucro.

Abdiquei do comboio, e do passe do carro no comboio (80 euros tudo junto acho), e além disso simulei com mais duas viagens de 30 km com carro a gasolina (6.5 l/100) + respectivas passagens na portagem.

Comprando a moto, e as despesas de gasolina e portagem destas gasto exactamente a mesma coisa durante menos de 3 anos. A partir daí maior é o rendimento, dado que o breakeven é nessa altura :)

Além de tudo isto ganho imensa mobilidade. Saía de casa pelas 7.45 para apanhar um comboio, e chegava na empresa pelas 8.30.
Agora demoro 25 minutos da garagem de casa á da empresa, e nem vou depressa. Os ganhos em termos de mobilidade são brutais.
Desvantagens: frio, chuva, mas compensa claramente.

Coisas que não contabilizei nos cálculos: equipamentos para set-up: casacos, capacetes, fatos chuva etc.... isso custou já uma boa pipa de massa, mas em principio tão depressa não preciso de nada.
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Objectivo: Poupança

Post by mix »

Pois as desvantagens são o desconforto da exposição aos elementos e um maior risco de lesões provocado por acidentes, mas em contra partida existem menos acidentes de mota do que de carro por veiculo em circulação. (normalmente quem não é dotado na arte da condução não anda de mota :P )

Desde que comprei o equipamento base à mais de 3 anos só voltei a comprar mais um par de luvas e ofereceram-me um capacete modular, de resto sempre a poupar!

[[]]
Image
User avatar
fokemon
CBF 125
CBF 125
Posts: 413
Joined: 21 Jul 2011, 15:12

Re: Objectivo: Poupança

Post by fokemon »

zakit wrote: .....choveu bués na Madeira.....
pelos vistos és Madeirense!!!


passa por aqui e junta-te ao grupo: http://cbfmadeira.forumeiros.net/forum

cumps
zakit
50cc
50cc
Posts: 165
Joined: 19 Oct 2011, 16:30

Re: Objectivo: Poupança

Post by zakit »

Sim sou.
A ver se lá dou um "pulo". Isto já começam a ser muitos fóruns lol. Mas na boa.
Image
zakit
50cc
50cc
Posts: 165
Joined: 19 Oct 2011, 16:30

Re: Objectivo: Poupança

Post by zakit »

Nota: Eu só uso gasolina 95. Poupar é poupar.
Image
jjmaia
Admin
Admin
Posts: 304
Joined: 02 May 2011, 23:06
Contact:

Re: Objectivo: Poupança

Post by jjmaia »

Deixa lá que usar gasolina 98 era apenas desperdício de dinheiro.
Image
Image
zakit
50cc
50cc
Posts: 165
Joined: 19 Oct 2011, 16:30

Re: Objectivo: Poupança

Post by zakit »

Eu não usei muitas vezes 98o no carro. Vou tentar fazer alguns cálculos para perceber se o rendimento em km a mais compensava a diferença de valores, com base nos dados que eu tenho. Quando houver algum tempo para isso.
Image
CMP90
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 58
Joined: 21 Sep 2012, 11:53
Location: Quarteira

Re: Objectivo: Poupança

Post by CMP90 »

Com a minha máquina no outro dia quando ja estava perto da reserva decidi ir abastecer e ver o consumo dela.

Ora atestei com 9,42L e tinha 610Km, o que dá um consumo de 1,54L\100KM!!!

Estou bastante contente com a compra dado que o outro veiculo que tenho é um jipe,que quase parece um camelo, farta se de beber.... :lol:
Post Reply