Bem, tal como tinha prometido na apresentação, aqui vão alguns números sobre a poupança que a CBF 125 me permite.
O meu carro (1.4 gasolina) consome 7.76l/100km e a minha CBF125cc consome 1.93l/100km. Por cada tanque gasto da moto poupo cerca de 43€ relativamente ao carro. Dá cerca de 86€ mês se houver uso equilibrado e cerca de 1000€ ao ano. Em cerca de 2 anos, com meteorologia normal a moto quase paga-se a si própria. Eu tenho a minha há 2 anos feitos a semana passada e espero terminar de pagá-la até Janeiro, antes do tempo (fiz empréstimo por 3 anos). E em 2010 foi o ano do 20 de Fev choveu bués na Madeira.
Eu neste parágrafo anterior não estou a considerar manutenções. Mas ainda assim o valor das manutenções da moto nos períodos de 4k em 4k compensa os de 10k em 10k do carro, que são ainda mais espaçados pelo facto de usar moto. É só ver o meu SpritMonitor.
Eu daqui a 1 ano espero ter cerca de 1000€ a mais do que teria caso andasse só de carro. É concerteza uma ajuda anti-troika. E foi por este mesmo motivo que comprei a moto. Poupar no transporte. E penso que está bem conseguido o objectivo.
Objectivo: Poupança
Re: Objectivo: Poupança
Obrigado por partilhares as tuas contas. É óbvio que em termos económicos uma 125cc a 4tempos é muito vantajosa. Agora imaginem uma mota eléctrica
Para além dos benefícios económicos existem ainda os benefícios ambientais, que mesmo tendo um escape poluidor emite muito menos poluição, tanto na sua construção como na utilização e os benefícios do transito, de estacionamento e do prazer que dá andar de mota...
São demasiadas vantagens para haver razão para se comprar ter uma mota!
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Para além dos benefícios económicos existem ainda os benefícios ambientais, que mesmo tendo um escape poluidor emite muito menos poluição, tanto na sua construção como na utilização e os benefícios do transito, de estacionamento e do prazer que dá andar de mota...
São demasiadas vantagens para haver razão para se comprar ter uma mota!
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Re: Objectivo: Poupança
Curioso estas contas.
Antes de avançar para a minha fiz imensos cálculos, e a conclusão que cheguei é que a minha mota paga-se em três anos.
A partir daí é tudo lucro.
Abdiquei do comboio, e do passe do carro no comboio (80 euros tudo junto acho), e além disso simulei com mais duas viagens de 30 km com carro a gasolina (6.5 l/100) + respectivas passagens na portagem.
Comprando a moto, e as despesas de gasolina e portagem destas gasto exactamente a mesma coisa durante menos de 3 anos. A partir daí maior é o rendimento, dado que o breakeven é nessa altura
Além de tudo isto ganho imensa mobilidade. Saía de casa pelas 7.45 para apanhar um comboio, e chegava na empresa pelas 8.30.
Agora demoro 25 minutos da garagem de casa á da empresa, e nem vou depressa. Os ganhos em termos de mobilidade são brutais.
Desvantagens: frio, chuva, mas compensa claramente.
Coisas que não contabilizei nos cálculos: equipamentos para set-up: casacos, capacetes, fatos chuva etc.... isso custou já uma boa pipa de massa, mas em principio tão depressa não preciso de nada.
Antes de avançar para a minha fiz imensos cálculos, e a conclusão que cheguei é que a minha mota paga-se em três anos.
A partir daí é tudo lucro.
Abdiquei do comboio, e do passe do carro no comboio (80 euros tudo junto acho), e além disso simulei com mais duas viagens de 30 km com carro a gasolina (6.5 l/100) + respectivas passagens na portagem.
Comprando a moto, e as despesas de gasolina e portagem destas gasto exactamente a mesma coisa durante menos de 3 anos. A partir daí maior é o rendimento, dado que o breakeven é nessa altura
Além de tudo isto ganho imensa mobilidade. Saía de casa pelas 7.45 para apanhar um comboio, e chegava na empresa pelas 8.30.
Agora demoro 25 minutos da garagem de casa á da empresa, e nem vou depressa. Os ganhos em termos de mobilidade são brutais.
Desvantagens: frio, chuva, mas compensa claramente.
Coisas que não contabilizei nos cálculos: equipamentos para set-up: casacos, capacetes, fatos chuva etc.... isso custou já uma boa pipa de massa, mas em principio tão depressa não preciso de nada.
Re: Objectivo: Poupança
Pois as desvantagens são o desconforto da exposição aos elementos e um maior risco de lesões provocado por acidentes, mas em contra partida existem menos acidentes de mota do que de carro por veiculo em circulação. (normalmente quem não é dotado na arte da condução não anda de mota )
Desde que comprei o equipamento base à mais de 3 anos só voltei a comprar mais um par de luvas e ofereceram-me um capacete modular, de resto sempre a poupar!
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Desde que comprei o equipamento base à mais de 3 anos só voltei a comprar mais um par de luvas e ofereceram-me um capacete modular, de resto sempre a poupar!
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Re: Objectivo: Poupança
pelos vistos és Madeirense!!!zakit wrote: .....choveu bués na Madeira.....
passa por aqui e junta-te ao grupo: http://cbfmadeira.forumeiros.net/forum
cumps
Re: Objectivo: Poupança
Sim sou.
A ver se lá dou um "pulo". Isto já começam a ser muitos fóruns lol. Mas na boa.
A ver se lá dou um "pulo". Isto já começam a ser muitos fóruns lol. Mas na boa.
Re: Objectivo: Poupança
Eu não usei muitas vezes 98o no carro. Vou tentar fazer alguns cálculos para perceber se o rendimento em km a mais compensava a diferença de valores, com base nos dados que eu tenho. Quando houver algum tempo para isso.
Re: Objectivo: Poupança
Com a minha máquina no outro dia quando ja estava perto da reserva decidi ir abastecer e ver o consumo dela.
Ora atestei com 9,42L e tinha 610Km, o que dá um consumo de 1,54L\100KM!!!
Estou bastante contente com a compra dado que o outro veiculo que tenho é um jipe,que quase parece um camelo, farta se de beber....
Ora atestei com 9,42L e tinha 610Km, o que dá um consumo de 1,54L\100KM!!!
Estou bastante contente com a compra dado que o outro veiculo que tenho é um jipe,que quase parece um camelo, farta se de beber....