CompraCBF125: Contas para "justificar", mapa de gastos, etc

Temas gerais sobre a CBF 125 que não se enquadrem nos restantes sub-fóruns.
Post Reply
k-otic
Triciclo
Triciclo
Posts: 20
Joined: 27 Mar 2017, 11:18

CompraCBF125: Contas para "justificar", mapa de gastos, etc

Post by k-otic »

Boa noite pessoal,

Em primeiro lugar, o que me traz aqui: a busca por todas as informações que necessito para ponderar a aquisição de uma CBF 125.
Posso dizer-vos para já o que já fiz: compilei em Excel os negócios que encontrei online, de CBF125 e de CB125F, para ter uma ideia de algumas médias, nomeadamente,
a média de preços, a média de kms e tentar depois extrapolar algumas conclusões no que toca ao "sweet spot" para compra de uma menina destas.
Sim, para quem lê isto de pancada, acham logo que não tenho que fazer :lol :lol . Não é (de todo) o caso.
Tenho bastantes insónias, e dou por mim a fazer pesquisas exaustivas até dar sono, quando a maria não tá em casa.
Também gosto de fazer contas ao que compensa e ao que não compensa, pois tenho imensos hobbies, ainda não descobri nenhum propriamente barato, por isso, analiso sempre as coisas.
E não menos, nada melhor que não dormir no sofá por comprar uma motita, quando se justificam as aquisições convenientemente à maria... Decerto alguns de vós também tem estas "dificuldades" :oops: :oops:

Conclusões que já cheguei até agora: (que para vocês são tudo menos novidades heheh)
  1. Assim por alto, no mínimo e aos preços atuais de combustíveis,pouparei cerca de 500€ (pressupondo 2.2l /100 de média), caso faça metade dos percursos na mota ao invés do meu enlatado;
  2. Atendendo ao ponto anterior e a saber que o valor médio de uma usada para venda é de cerca de 1900€, só no combustível, e excluindo até ver a manutenção, em 4 anos o investimento está liquidado. (Excluindo material ainda).
  3. Vou aglomerar os custos das revisões feitas em casa (uma média), porque penso ser capaz de fazê-las, para comparar com os custos do enlatado e deste modo ter um apanhado de gastos mais realista, embora não seja por aqui que se ajuda a justificar a CBF, primeiro porque o enlatado faz revisões mais espaçadas (15k km), segundo porque até podia andar 99% de cbf, que o enlatado deveria na mesma ser revisto anualmente;
  4. Retirando material (aka EPI ) da equação, quase que se andar 2/3 com ela, só o que poupo no combustível quase que equivale a uma prestação. Não deixa de ser animador! ;)
Digam-me da vossa justiça. é muita maluquice, né?

Dúvidas parvas:
  1. Acham que estou a ser demasiado optimista ou pessimista com valores?
  2. Estou a esquecer-me de algo importante?

Desde já obrigado pelo vosso tempo!
Vasco Dias
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 74
Joined: 05 Dec 2016, 10:03

Re: CompraCBF125: Contas para "justificar", mapa de gastos,

Post by Vasco Dias »

Boas.
Por experiencia pessoal, recomendo aquisição de cbf 125 e nao cb125f, as novas tem o motor mais fraco em termos de durabilidade, a minha cbf 125 de 2012 e com 98000 km e tal continua como um relogio suiço, enquanto que as novas cb125f que foram adquiridas pelo meu patrão para serviço de estafeta tem vindo a revelar imensos problemas de motor, valvulas desafinadas e queimadas com motas com cerca de 12800km, rolamentos de cambota a fazer um barulho enorme em motas com 12000 a 14000km. A minha com 98000km apenas tem trocado oleo de 4000km em 4000km, pastilhas, kit de transmissão e pneus e de resto é sempre a rolar.
Quanto ao investimento inicial so o iras compensar a medio longo prazo, no entanto para quem têm o gosto por motas ou o vai adquirindo, a simples sensação de liberdade que andar numa mota da, chega para compensar o esforço.
Espero ter ajudado.
k-otic
Triciclo
Triciclo
Posts: 20
Joined: 27 Mar 2017, 11:18

Re: CompraCBF125: Contas para "justificar", mapa de gastos,

Post by k-otic »

Bom dia caro VascoDias,

Obrigado pela participação, eu sou um completo nabo nisto e qualquer informação é sempre útil.
Pelo que li no fórum estou muito inclinado para a CBF125 e nao a CB125F, já vi por cá o pessoal menos satisfeito com as novas. Só gostava que o quadrante tivesse conta rotações. Era bom saber a mudança em que estou, mas isso vou lá com o hábito. :D

Sei que o valor total da aquisição só tem retorno a médio prazo, mas queria espremer bem a coisa de forma a que seja convincente para a maria... É a maior dificuldade para já, heheh.
Vasco Dias
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 74
Joined: 05 Dec 2016, 10:03

Re: CompraCBF125: Contas para "justificar", mapa de gastos,

Post by Vasco Dias »

As cbf 125 de 2012 ja tem conta rotações, não tem é indicador de mudança como as cb125f.
Ja encontras uma cbf 125 de 2012 por volta dos 1200€ ou 1300€ em condições.
A parte da maria ter de ser convencida eu compreendo, passei pelo mesmo, mas depois de um ou dois passeios no verão a beira mar elas ficam convencidas!!!!
Abraço e boas curvas.
Rmartins
CBF 125
CBF 125
Posts: 1171
Joined: 17 May 2013, 20:55

Re: CompraCBF125: Contas para "justificar", mapa de gastos,

Post by Rmartins »

De facto a maior poupança que vais ter com a mota é mesmo o consumo, se conseguires, por exemplo nos meses de verão, andar mais com a mota vais conseguir recuperar mais rapidamente o investimento, quanto a manutenção, mesmo feita em concessionários não fica muito cara, fazendo-a em casa ainda fica mais barata certamente, e pelo que outros membros do fórum dizem não é complicado. Mas lá está, acaba por ser um investimento que só vai ser recuperado com algum tempo
k-otic
Triciclo
Triciclo
Posts: 20
Joined: 27 Mar 2017, 11:18

Re: CompraCBF125: Contas para "justificar", mapa de gastos,

Post by k-otic »

Olá!

Sabe bem ter feedback do pessoal que sabe da coisa.
Quando eu fiz a média dos preços da CBF já foi pensando sempre em encontrar uma por menos de 1500, e não nos 1900€ indicados. É tudo no pior cenário, porque se conseguir justificar assim com contas, será ainda mais fácil persuadir a maria ;)
Hoje estou apertado em termos de tempo,mas vou tentar chegar um pouco mais profundamente nas contas.
fastnet
Fotógrafo
Fotógrafo
Posts: 566
Joined: 03 Nov 2014, 09:25

Re: CompraCBF125: Contas para "justificar", mapa de gastos,

Post by fastnet »

Companheiro, realmente acho que estás com muito tempo para fazer contas. :blue

Rapidamente o que posso dizer é que se não tens dinheiro para manter uma cbf125 não terás dinheiro para nada, já que é das mais poupadas que podemos ter.

Quanto às tuas contas, não esqueças que vais ter mais um veiculo, com os inerentes encargos (manutenção, seguro, etc). Acresce ainda o equipamento de segurança, capacete (obrigatório), casaco e luvas (altamente recomendável).

Resumindo, se vais poder poupar relativamente ao automóvel? Seguramente que sim, mas não podemos comparar os dois veiculos, pois não?

Se puderes escolhe um modelo mais recente, manutenção em dia e poucos kilometros.
LCTN
A Pé
A Pé
Posts: 2
Joined: 20 Jun 2014, 20:44

Re: CompraCBF125: Contas para "justificar", mapa de gastos,

Post by LCTN »

O tópico já é antigo mas posso dar o meu exemplo, a maior poupança que faço com a cbf 125 é poupar km ao carro. Num ano e pouco fiz 15 mil km na mota que poupei ao carro. a este ritmo vou manter o carro por muitos mais anos do que duraria se andasse com ele todos os dias.

Quanto a custos propriamente ditos a minha tá a gastar 1.7 aos 100 num ritmo calmo com muita nacional até aos 80km/h. Quanto à revisão eu faço a cada 4 mil em que mudo o óleo e a cada 8 vai à oficina pra mudar a vela e ter uma revisão feita por quem sabe da cena.

Além disso ainda trago gasolina de Espanha pra mota que é bem mais em conta.

Com isto tudo acho que nunca pagarei o valor da mota (1600 euros há um ano e pouco atrás) porque a diferença de valor por 100km entre o carro que gasta 4.5l/100 de gasóleo e a mota não é assim tanto que me faça recuperar o valor.

Eu meço o valor criado pela mota em tempo poupado e em desgaste poupado no carro, isso pra mim vale muito.


Sent from my LG-H870DS using Tapatalk
Using Tapatalk
Jony
CBF 125
CBF 125
Posts: 427
Joined: 24 Dec 2015, 18:14
Location: Olhão

Re: CompraCBF125: Contas para

Post by Jony »

LCTN wrote:O tópico já é antigo mas posso dar o meu exemplo, a maior poupança que faço com a cbf 125 é poupar km ao carro. Num ano e pouco fiz 15 mil km na mota que poupei ao carro. a este ritmo vou manter o carro por muitos mais anos do que duraria se andasse com ele todos os dias.

Quanto a custos propriamente ditos a minha tá a gastar 1.7 aos 100 num ritmo calmo com muita nacional até aos 80km/h. Quanto à revisão eu faço a cada 4 mil em que mudo o óleo e a cada 8 vai à oficina pra mudar a vela e ter uma revisão feita por quem sabe da cena.

Além disso ainda trago gasolina de Espanha pra mota que é bem mais em conta.

Com isto tudo acho que nunca pagarei o valor da mota (1600 euros há um ano e pouco atrás) porque a diferença de valor por 100km entre o carro que gasta 4.5l/100 de gasóleo e a mota não é assim tanto que me faça recuperar o valor.

Eu meço o valor criado pela mota em tempo poupado e em desgaste poupado no carro, isso pra mim vale muito.


Sent from my LG-H870DS using Tapatalk

Boa, assim é que é poupar, sou da mesma opinoão. :bouncyyellow
Post Reply