Boas pessoal,
Comprei a minha CBF 125 à cerca de 3 semanas, nova. Conta para já com 450km e tem corrido tudo às mil maravilhas. A minha principal dúvida neste momento é a de não saber por exemplo, quanto combustivel ao certo tenho, mesmo estando com ela em plano, muitas vezes a informação varia. Por enquanto ainda está em rodagem, e pelo que li, ela gasta mais, e neste momento tem andado à volta dos 2.4l/100. 90% circuito citadino, nunca passo dos 60km/h, pelo que penso que ela mesmo assim está a gastar muito, não? Não faço acelerações bruscas, nem travagens bruscas, portanto não sei que estou a fazer de errado.
Relativamente a mudanças, não sei se está correcto, mas espero que chegue até às 3.500 ou 4.000 rpm para subir a mudança, será a rpm ideal?
Por fim, atestei o depósito há 1 semana atrás, e até agora já gastou 1/3 sensivelmente, com apenas 190km... Quando já vi malta com o depósito quase ainda cheio e já a marcar 200 e muitos km. Sinceramente não sei que estou a fazer de errado, eish o que faço na mota para tentar poupar o máx de gasolina.
- Não ultrapasso os 60-65km/h (percurso citadino)
- Tento evitar usar o travão (aproximacao a semáforos, vou reduzindo as mudanças lentamente enquanto ela perde velocidade)
- Aperto a embraiagem sempre nas descidas, e algumas vezes em plano quando já tenho alguma velocidade
- subidas em 2ª ou 3ª no max a 30km/h sensivelmente.
- Por norma os meus trajectos variam entre os 2km, e os 5-6km.
Enfim, com isto tudo e ando com um consumo abusivo de 2.4l. Qualquer coisa não está bem, qualquer ajuda é bem vinda.
Poupança de Combustivel
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Re: Poupança de Combustivel
Viva Moriah e bem vindo!
É normal a mota gastar um pouco mais nos primeiros 1000-2000km. Nova vem com óleo muito espesso para ajudar a "limpar" o cilindro. Pela minha experiência, só após os 2000km poderás ter uma boa imagem do consumo da nossa motinha.
E, como já parece estares a par, até aos 1000km, nada de aventuras!..mas podes subir um pouco os rpm de mudança de velocidade para os 5000, pois a nossa motinha tem muito pouco potência e seu potencial máximo estás nas +-6500rpm. Isto poderás experimentar depois dos primeiros 1000km.
Cheers
É normal a mota gastar um pouco mais nos primeiros 1000-2000km. Nova vem com óleo muito espesso para ajudar a "limpar" o cilindro. Pela minha experiência, só após os 2000km poderás ter uma boa imagem do consumo da nossa motinha.
E, como já parece estares a par, até aos 1000km, nada de aventuras!..mas podes subir um pouco os rpm de mudança de velocidade para os 5000, pois a nossa motinha tem muito pouco potência e seu potencial máximo estás nas +-6500rpm. Isto poderás experimentar depois dos primeiros 1000km.
Cheers
Cumprimentos,
Fernandinand
Levezinha -
Mumuzinha -
Fernandinand
Levezinha -
Mumuzinha -
Re: Poupança de Combustivel
Boas noites,
A rodagem e importante, segundo as esclareções que obtive da Honda, o motor ja vinha praticamente rodado de fabrica, disse tambem que era importante nunca andar no mesmo regimo e ir alterando, e claro disse para nao puxar muito pela primeira mudança, e nao mexer em absolutamente em nada como por exemplo suspensoes deves fazer os 1000 km´s com as defeniçoes de fabrica por causa da ciclista, e da cama dos parafusos e etc...
Eu pessoalmente aconselho a tentares nao passar das 6000 rotações, nunca arrancar com a mota a frio, deixar aquecer 5 minutitos quando sentires ao acelerar que a mota nao esta acelerada, meter gasolina sempre que possível de marcas galp,bt etc...
Consumos, e perfeitamente natural que no inicio a mota gaste mais, as peças do motor sao todas novas, elas ainda nao tem a devida cama, depois da revisao dos 1000 Km vais sentir a mota muito mais solta, eu pelo menos senti a mota a desenvolver bastante melhor!
Segundo o que andei a pesquisar, nas descidas apertares a embragem so vais fazer gastar mais, pois em ponto morto as motas gastam mais segundo o que pesquisei, nao fazeres aceleraçoes bruscas, arranques bruscos ajuda a media!
A rodagem e importante, segundo as esclareções que obtive da Honda, o motor ja vinha praticamente rodado de fabrica, disse tambem que era importante nunca andar no mesmo regimo e ir alterando, e claro disse para nao puxar muito pela primeira mudança, e nao mexer em absolutamente em nada como por exemplo suspensoes deves fazer os 1000 km´s com as defeniçoes de fabrica por causa da ciclista, e da cama dos parafusos e etc...
Eu pessoalmente aconselho a tentares nao passar das 6000 rotações, nunca arrancar com a mota a frio, deixar aquecer 5 minutitos quando sentires ao acelerar que a mota nao esta acelerada, meter gasolina sempre que possível de marcas galp,bt etc...
Consumos, e perfeitamente natural que no inicio a mota gaste mais, as peças do motor sao todas novas, elas ainda nao tem a devida cama, depois da revisao dos 1000 Km vais sentir a mota muito mais solta, eu pelo menos senti a mota a desenvolver bastante melhor!
Segundo o que andei a pesquisar, nas descidas apertares a embragem so vais fazer gastar mais, pois em ponto morto as motas gastam mais segundo o que pesquisei, nao fazeres aceleraçoes bruscas, arranques bruscos ajuda a media!
Re: Poupança de Combustivel
No meu caso nunca tive esses consumos, nem mesmo na rodagem. E olha que aqui na Madeira se não é a descer é a subir. Portanto, não sei se é assim tão normal. Ou então estás a fazer mal as contas. No meu caso, o ponteiro em piso plano começa a descer pelos 110km e aponta 200km cerca do 1/4 de tanque.
Mas pode ser como o resto do pessoal diz. De qualquer forma tens a garantia, se não vires melhoras após a revisão dos 1000km e até aos 2000km queixa-te à Honda.
Mas para dizer ao certo, só vendo o teu estilo de condução.
Mas pode ser como o resto do pessoal diz. De qualquer forma tens a garantia, se não vires melhoras após a revisão dos 1000km e até aos 2000km queixa-te à Honda.
Mas para dizer ao certo, só vendo o teu estilo de condução.
Re: Poupança de Combustivel
Peço desculpa ao Moriah pelo off-topic,
mas já que estamos a falar de poupança de combustível, e eu tenho visto o pessoal a comentar mudança de filtros, velas, escapes, etc., o que aconselham alterar na mota para que baixem os consumos. É que quanto menos gastar, menos euros saem do bolso!
Não tem importância se perde velocidade máxima, até porque ando devagar, pois ainda sou um "maçarico" nesta andanças, mas ser der melhor rendimento em baixas, tanto melhor. O mais importante é mesmo baixar o consumo ao mínimo possível.
Agradeço conselhos
Pepito
mas já que estamos a falar de poupança de combustível, e eu tenho visto o pessoal a comentar mudança de filtros, velas, escapes, etc., o que aconselham alterar na mota para que baixem os consumos. É que quanto menos gastar, menos euros saem do bolso!
Não tem importância se perde velocidade máxima, até porque ando devagar, pois ainda sou um "maçarico" nesta andanças, mas ser der melhor rendimento em baixas, tanto melhor. O mais importante é mesmo baixar o consumo ao mínimo possível.
Agradeço conselhos
Pepito
Re: Poupança de Combustivel
pinhao de ataque de 17 dentes, custa cerca de 4€.Pepito wrote:Peço desculpa ao Moriah pelo off-topic,
mas já que estamos a falar de poupança de combustível, e eu tenho visto o pessoal a comentar mudança de filtros, velas, escapes, etc., o que aconselham alterar na mota para que baixem os consumos. É que quanto menos gastar, menos euros saem do bolso!
Não tem importância se perde velocidade máxima, até porque ando devagar, pois ainda sou um "maçarico" nesta andanças, mas ser der melhor rendimento em baixas, tanto melhor. O mais importante é mesmo baixar o consumo ao mínimo possível.
Agradeço conselhos
Pepito
Re: Poupança de Combustivel
Hm, hoje o depósito chegou a meio e vai com 270km. Se tiver em conta que ela leva 13litros, metade é 6.5l. Portanto dá um consumo de 2.4l. Isto com uma ida a setúbal colado nos 90, mas também foi apenas uma excepção. Tenho aplicado a mudança nas 5 / 5.5k rpm e noto melhor resposta da mota. Agora disseram-me que a mota como é de injecção que nunca se deve ir em ralenti, porque assim ainda gasta gasolina (embora minimo), enquanto que se eu apenas não apertar no acelerador que ela não consome mesmo nada porque é cortada a injecção. Tenho andado a experimentar isso, contudo noto que as rpms alteram-se ao travar, logo não significa que ela está a gastar?
Re: Poupança de Combustivel
ando sempre com minha menina a 60km/h no mais 70km/h, e muito raramente fiz só por curiosidade 100km/h e foi o máximo que ela deu.
com isso ando 57 km/lts ou seja menos de 2 litros ao cem, comprovadamente já fiz média mais de 10 vezes, com a mesma marca de combustível e mesmo nível no deposito
com isso ando 57 km/lts ou seja menos de 2 litros ao cem, comprovadamente já fiz média mais de 10 vezes, com a mesma marca de combustível e mesmo nível no deposito
Re: Poupança de Combustivel
boas a todos.
De facto o que levou a 90% do ppl a compra a cbfezinha foi ser a mota 125 cc mais economica do mercado. e de facto ela é bem económica, senão vejamos. eu peso 112 kg e dois metros de altura.( tadita da mota ) e ela faz médias abaixo dos 2.5lt/100km a andar a uma média de sempre 80km algumas vezes a descer ali na via rapida de taveiro atinge os 95 km , mais não que eu a quero por muitos e bons kilometros. tenho a minha desde 4 de abril deste ano e já vai com 7400km. gasolina para isto tudo 285 €. preço de revisões até agora 35 €. Nem um papa reformas é tão economico. :-) Bem haja a todos,e boas voltinhas :-)
De facto o que levou a 90% do ppl a compra a cbfezinha foi ser a mota 125 cc mais economica do mercado. e de facto ela é bem económica, senão vejamos. eu peso 112 kg e dois metros de altura.( tadita da mota ) e ela faz médias abaixo dos 2.5lt/100km a andar a uma média de sempre 80km algumas vezes a descer ali na via rapida de taveiro atinge os 95 km , mais não que eu a quero por muitos e bons kilometros. tenho a minha desde 4 de abril deste ano e já vai com 7400km. gasolina para isto tudo 285 €. preço de revisões até agora 35 €. Nem um papa reformas é tão economico. :-) Bem haja a todos,e boas voltinhas :-)
Re: Poupança de Combustivel
o tó zé parar poupar combustivel mete a mota de baixo do braço e depois vai a pé com ela à pendura hehehehe
abraço amigo!
abraço amigo!
Saudações Motards
Vitor Carrasqueiro aka Micro
CBF 125 Preta - Coimbra
Vitor Carrasqueiro aka Micro
CBF 125 Preta - Coimbra