Poupança de Combustivel

Temas gerais sobre a CBF 125 que não se enquadrem nos restantes sub-fóruns.
Moriah
A Pé
A Pé
Posts: 8
Joined: 08 Mar 2012, 16:23

Poupança de Combustivel

Post by Moriah »

Boas pessoal,
Comprei a minha CBF 125 à cerca de 3 semanas, nova. Conta para já com 450km e tem corrido tudo às mil maravilhas. A minha principal dúvida neste momento é a de não saber por exemplo, quanto combustivel ao certo tenho, mesmo estando com ela em plano, muitas vezes a informação varia. Por enquanto ainda está em rodagem, e pelo que li, ela gasta mais, e neste momento tem andado à volta dos 2.4l/100. 90% circuito citadino, nunca passo dos 60km/h, pelo que penso que ela mesmo assim está a gastar muito, não? Não faço acelerações bruscas, nem travagens bruscas, portanto não sei que estou a fazer de errado.
Relativamente a mudanças, não sei se está correcto, mas espero que chegue até às 3.500 ou 4.000 rpm para subir a mudança, será a rpm ideal?
Por fim, atestei o depósito há 1 semana atrás, e até agora já gastou 1/3 sensivelmente, com apenas 190km... Quando já vi malta com o depósito quase ainda cheio e já a marcar 200 e muitos km. Sinceramente não sei que estou a fazer de errado, eish o que faço na mota para tentar poupar o máx de gasolina.

- Não ultrapasso os 60-65km/h (percurso citadino)
- Tento evitar usar o travão (aproximacao a semáforos, vou reduzindo as mudanças lentamente enquanto ela perde velocidade)
- Aperto a embraiagem sempre nas descidas, e algumas vezes em plano quando já tenho alguma velocidade
- subidas em 2ª ou 3ª no max a 30km/h sensivelmente.
- Por norma os meus trajectos variam entre os 2km, e os 5-6km.

Enfim, com isto tudo e ando com um consumo abusivo de 2.4l. Qualquer coisa não está bem, qualquer ajuda é bem vinda.
fernandinand
125cc
125cc
Posts: 209
Joined: 11 Sep 2011, 10:13
Location: Condeixa

Re: Poupança de Combustivel

Post by fernandinand »

Viva Moriah e bem vindo!

É normal a mota gastar um pouco mais nos primeiros 1000-2000km. Nova vem com óleo muito espesso para ajudar a "limpar" o cilindro. Pela minha experiência, só após os 2000km poderás ter uma boa imagem do consumo da nossa motinha.
E, como já parece estares a par, até aos 1000km, nada de aventuras!..mas podes subir um pouco os rpm de mudança de velocidade para os 5000, pois a nossa motinha tem muito pouco potência e seu potencial máximo estás nas +-6500rpm. Isto poderás experimentar depois dos primeiros 1000km.

Cheers :drinkingcheers
Cumprimentos,
:biker
Fernandinand

Levezinha - Image
Mumuzinha - Image
inverse
125cc
125cc
Posts: 322
Joined: 01 Jan 2012, 20:04
Location: Penafiel

Re: Poupança de Combustivel

Post by inverse »

Boas noites,

A rodagem e importante, segundo as esclareções que obtive da Honda, o motor ja vinha praticamente rodado de fabrica, disse tambem que era importante nunca andar no mesmo regimo e ir alterando, e claro disse para nao puxar muito pela primeira mudança, e nao mexer em absolutamente em nada como por exemplo suspensoes deves fazer os 1000 km´s com as defeniçoes de fabrica por causa da ciclista, e da cama dos parafusos e etc...

Eu pessoalmente aconselho a tentares nao passar das 6000 rotações, nunca arrancar com a mota a frio, deixar aquecer 5 minutitos quando sentires ao acelerar que a mota nao esta acelerada, meter gasolina sempre que possível de marcas galp,bt etc...

Consumos, e perfeitamente natural que no inicio a mota gaste mais, as peças do motor sao todas novas, elas ainda nao tem a devida cama, depois da revisao dos 1000 Km vais sentir a mota muito mais solta, eu pelo menos senti a mota a desenvolver bastante melhor!


Segundo o que andei a pesquisar, nas descidas apertares a embragem so vais fazer gastar mais, pois em ponto morto as motas gastam mais segundo o que pesquisei, nao fazeres aceleraçoes bruscas, arranques bruscos ajuda a media!
Inverse - CBF125 Branca 18-04-12

Image
zakit
50cc
50cc
Posts: 165
Joined: 19 Oct 2011, 16:30

Re: Poupança de Combustivel

Post by zakit »

No meu caso nunca tive esses consumos, nem mesmo na rodagem. E olha que aqui na Madeira se não é a descer é a subir. Portanto, não sei se é assim tão normal. Ou então estás a fazer mal as contas. No meu caso, o ponteiro em piso plano começa a descer pelos 110km e aponta 200km cerca do 1/4 de tanque.

Mas pode ser como o resto do pessoal diz. De qualquer forma tens a garantia, se não vires melhoras após a revisão dos 1000km e até aos 2000km queixa-te à Honda.

Mas para dizer ao certo, só vendo o teu estilo de condução.
Image
User avatar
Pepito
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 25
Joined: 07 Oct 2012, 17:34

Re: Poupança de Combustivel

Post by Pepito »

Peço desculpa ao Moriah pelo off-topic,

mas já que estamos a falar de poupança de combustível, e eu tenho visto o pessoal a comentar mudança de filtros, velas, escapes, etc., o que aconselham alterar na mota para que baixem os consumos. É que quanto menos gastar, menos euros saem do bolso! :)

Não tem importância se perde velocidade máxima, até porque ando devagar, pois ainda sou um "maçarico" nesta andanças, mas ser der melhor rendimento em baixas, tanto melhor. O mais importante é mesmo baixar o consumo ao mínimo possível.

Agradeço conselhos :)

Pepito
fhanity
Moderador
Moderador
Posts: 1007
Joined: 02 Jul 2011, 00:26

Re: Poupança de Combustivel

Post by fhanity »

Pepito wrote:Peço desculpa ao Moriah pelo off-topic,

mas já que estamos a falar de poupança de combustível, e eu tenho visto o pessoal a comentar mudança de filtros, velas, escapes, etc., o que aconselham alterar na mota para que baixem os consumos. É que quanto menos gastar, menos euros saem do bolso! :)

Não tem importância se perde velocidade máxima, até porque ando devagar, pois ainda sou um "maçarico" nesta andanças, mas ser der melhor rendimento em baixas, tanto melhor. O mais importante é mesmo baixar o consumo ao mínimo possível.

Agradeço conselhos :)

Pepito
pinhao de ataque de 17 dentes, custa cerca de 4€.
Moriah
A Pé
A Pé
Posts: 8
Joined: 08 Mar 2012, 16:23

Re: Poupança de Combustivel

Post by Moriah »

Hm, hoje o depósito chegou a meio e vai com 270km. Se tiver em conta que ela leva 13litros, metade é 6.5l. Portanto dá um consumo de 2.4l. Isto com uma ida a setúbal colado nos 90, mas também foi apenas uma excepção. Tenho aplicado a mudança nas 5 / 5.5k rpm e noto melhor resposta da mota. Agora disseram-me que a mota como é de injecção que nunca se deve ir em ralenti, porque assim ainda gasta gasolina (embora minimo), enquanto que se eu apenas não apertar no acelerador que ela não consome mesmo nada porque é cortada a injecção. Tenho andado a experimentar isso, contudo noto que as rpms alteram-se ao travar, logo não significa que ela está a gastar?
rruella
125cc
125cc
Posts: 231
Joined: 09 Jul 2012, 18:08
Location: Moita

Re: Poupança de Combustivel

Post by rruella »

ando sempre com minha menina a 60km/h no mais 70km/h, e muito raramente fiz só por curiosidade 100km/h e foi o máximo que ela deu.
com isso ando 57 km/lts ou seja menos de 2 litros ao cem, comprovadamente já fiz média mais de 10 vezes, com a mesma marca de combustível e mesmo nível no deposito
tozefraga
50cc
50cc
Posts: 88
Joined: 16 Apr 2012, 20:53
Location: Coimbra
Contact:

Re: Poupança de Combustivel

Post by tozefraga »

boas a todos.
De facto o que levou a 90% do ppl a compra a cbfezinha foi ser a mota 125 cc mais economica do mercado. e de facto ela é bem económica, senão vejamos. eu peso 112 kg e dois metros de altura.( tadita da mota ) e ela faz médias abaixo dos 2.5lt/100km a andar a uma média de sempre 80km algumas vezes a descer ali na via rapida de taveiro atinge os 95 km , mais não que eu a quero por muitos e bons kilometros. tenho a minha desde 4 de abril deste ano e já vai com 7400km. gasolina para isto tudo 285 €. preço de revisões até agora 35 €. Nem um papa reformas é tão economico. :-) Bem haja a todos,e boas voltinhas :-)
User avatar
Micro
125cc
125cc
Posts: 300
Joined: 26 Apr 2012, 05:03

Re: Poupança de Combustivel

Post by Micro »

o tó zé parar poupar combustivel mete a mota de baixo do braço e depois vai a pé com ela à pendura :P hehehehe

abraço amigo!
:D Saudações Motards :D

Vitor Carrasqueiro aka Micro

CBF 125 Preta - Coimbra
Post Reply