Mais um:)

Acabado de chegar ao Fórum CBF 125? Apresenta-te à comunidade e sê bem vindo.
User avatar
xavi
Triciclo
Triciclo
Posts: 18
Joined: 24 May 2017, 21:22

Mais um:)

Post by xavi »

Boas pessoal,

Apesar de poder conduzir qualquer mota, e de já ter tido meia dúzia de várias cilindradas, comprei uma CB125F há pouco tempo atrás, e que ainda está em rodagem...
Comprei-a pela sua economia e fiabilidade, por ser prática, bem parecida e especialmente por ser a mota que preciso!

A minha já é o modelo de 2017, com algumas alterações, por exemplo já cumpre a norma Euro IV de emissões, e já tem travagem combinada CBS com pinças e bombas da Nissin (o modelo de 2015 era sem marca).

Espero poder aprender e contribuir convosco nesta relação que temos com as nossas montadas ;)

Cumps.
The Power Of Dreams
Jony
CBF 125
CBF 125
Posts: 427
Joined: 24 Dec 2015, 18:14
Location: Olhão

Re: Mais um:)

Post by Jony »

Bem vindo, passar de :cbr para :biker não é para todos...
boas curvas.
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Mais um:)

Post by mix »

Bem vindo. :welcomewave

Por acaso desconheço as diferenças que referiste. Como estás por dentro do assunto podias abrir um tópico a explicar as diferenças :mrgreen:

Com bom tempo quase todas as semanas passo de :cbr (fim de semana) para :biker (durante a semana). Dentro da cidade uma 125cc comporta-se melhor que uma 600cc, embora a principal razão seja a carteira. E sim, fica-me mais barato ter 2 motas, sendo uma delas 125 para andar durante a semana, do que andar sempre de 600cc.

[[]]
Image
User avatar
xavi
Triciclo
Triciclo
Posts: 18
Joined: 24 May 2017, 21:22

Re: Mais um:)

Post by xavi »

Jony wrote:Bem vindo, passar de :cbr para :biker não é para todos...
boas curvas.
Bem não foi uma passagem imediata... Andei uns tempos sem mota mas o bichinho voltou... :lol
Tive 1 Macal, 1 Kymco, 1 Suzuki, 3 Hondas :)

A verdade é que 99% da utilização da CB125F vai ser pequenos trajetos (7-8 km) de cidade e estradas secundárias de, e para o trabalho...
1% para os passeios de fim de semana, mas sem grandes tiradas...
Ou seja, não justifica uma moto maior...

Além disso com esta mota o que poupo só em combustível em relação ao enlatado (carro), o valor da mota fica pago em 4-5 anos!

Não digo que não volte às "pesadas" daqui a uns anitos, mas até lá vou poupando bem!
Claro que a diferença é abismal para uma 500/600cc, apesar de podermos curtir andar numa 125cc....
Mas numa 125cc passamos a dar mais importância às curvas e menos às acelarações :)
The Power Of Dreams
User avatar
xavi
Triciclo
Triciclo
Posts: 18
Joined: 24 May 2017, 21:22

Re: Mais um:)

Post by xavi »

mix wrote:Bem vindo. :welcomewave

Por acaso desconheço as diferenças que referiste. Como estás por dentro do assunto podias abrir um tópico a explicar as diferenças :mrgreen:

Com bom tempo quase todas as semanas passo de :cbr (fim de semana) para :biker (durante a semana). Dentro da cidade uma 125cc comporta-se melhor que uma 600cc, embora a principal razão seja a carteira. E sim, fica-me mais barato ter 2 motas, sendo uma delas 125 para andar durante a semana, do que andar sempre de 600cc.

[[]]
As diferenças basicamente são essas:
- Norma EURO IV: catalisada já era, teve uma alteração no mapa de injecção, e mais um sensor qualquer...
- travagem combinada CBS, (igual ao da PCX) ao travar com o de trás aplica alguma travagem na frente também tipo 60%atrás 40% frente, que para utilizadores menos experientes é um must... para travagens mais determinadas usas a manete e podes dosear melhor, trava muito bem mesmo, mas não experimentei a versão sem CBS... E a marca agora é NISSIN...
Vejo um inconveniente, ao mudar óleo de travões tens que trocar das 2 bombas: a que está ligada ao pedal de travão e a que está ligada à manete... O pedal acciona o travão de cintas traseiro e a bomba para a frente ao mesmo tempo...
As pinças têm 2 tubos lá ligados, o do pedal e o da manete!
The Power Of Dreams
fastnet
Fotógrafo
Fotógrafo
Posts: 566
Joined: 03 Nov 2014, 09:25

Re: Mais um:)

Post by fastnet »

Bem vindo :drinkingcheers
User avatar
xavi
Triciclo
Triciclo
Posts: 18
Joined: 24 May 2017, 21:22

Re: Mais um:)

Post by xavi »

Obrigado :drinkingcheers
The Power Of Dreams
Vítor Mendes
A Pé
A Pé
Posts: 8
Joined: 19 Apr 2017, 09:07
Location: Coimbra

Re: Mais um:)

Post by Vítor Mendes »

Bem vindo xavi!
Eu tenho a versão de 2016, é uma mota muito económica a andar a 70/80 já consegui fazer medias de 19L/100Km
Faço 40Km por dia numa semana gasto mais ou menos 5€ depende também...!

De resto é uma mota espectacular faz-lhe um boa rodagem e tens motor para durar já sabes até aos 1600 kms nada de aclarações muito bruscas vai com calma, depois já lhe podes começar a dar mais sempre devagar e pronto, assim por diante ...

A minha não tem dado problemas, apenas quando tinha menos kms quando estava o tempo com sol e humidade, notava que custava mais a pegar, mas segundo o mecânico da honda eram as válvulas que precisavam de acamar, e realmente agora já aprece estar boa ... Não sei se esse modelo de 2017 ainda têm o mesmo "defeito" o ponteiro dos rpm ás vezes dá uns saltitos uma coisa mínima, fica atento a isso foi me dito que muitas vinham assim, e se o que me foi dito foi que se aos 4mil kms ainda estivesse assim metiam novo ,,,
Boas Curvas!!!
Abraço
Vítor Mendes
User avatar
xavi
Triciclo
Triciclo
Posts: 18
Joined: 24 May 2017, 21:22

Re: Mais um:)

Post by xavi »

Vítor Mendes wrote:Bem vindo xavi!
Eu tenho a versão de 2016, é uma mota muito económica a andar a 70/80 já consegui fazer medias de 19L/100Km
Faço 40Km por dia numa semana gasto mais ou menos 5€ depende também...!

De resto é uma mota espectacular faz-lhe um boa rodagem e tens motor para durar já sabes até aos 1600 kms nada de aclarações muito bruscas vai com calma, depois já lhe podes começar a dar mais sempre devagar e pronto, assim por diante ...

A minha não tem dado problemas, apenas quando tinha menos kms quando estava o tempo com sol e humidade, notava que custava mais a pegar, mas segundo o mecânico da honda eram as válvulas que precisavam de acamar, e realmente agora já aprece estar boa ... Não sei se esse modelo de 2017 ainda têm o mesmo "defeito" o ponteiro dos rpm ás vezes dá uns saltitos uma coisa mínima, fica atento a isso foi me dito que muitas vinham assim, e se o que me foi dito foi que se aos 4mil kms ainda estivesse assim metiam novo ,,,
Boas Curvas!!!
Abraço
Vítor Mendes
Obrigado pelo post Vítor,
Realmente é muito económica, também foi por isso que a comprei :P
A minha está agora com cerca de 650 kms... Tenho-a há 1 mês, mas o tempo não tem ajudado...
Se chover não saio com ela, se bem que passado uma semana de a comprar saí de manhã com sol e voltei com tempo a chover torrencialmente... Não tive outro remédio se não apanhar uma valente molha... E pude constatar que estes pneus há chuva não são grande coisa, pois a subir em 3ª numa estrada de paralelo ela fez-me um power slide :banghead
ainda dizem que ela não tem potência :lol
O primeiro depósito fiz 482km e atestei com 13,58 lts o que dá 2,05 lt/100km :mrgreen:
Bem bom tendo em conta que está em rodagem e que muitas vezes abrandei propositadamente para reduzir pra 4ª e 3ª para usar mais a caixa e não andar sempre à mesma velocidade...

A rodagem o concessionário disse uma coisa, o manual diz outra, o Vítor diz 1600kms, cada um diz diferente :roll: ..
Mas é engraçado sentir a mota mais suave, mais solta a cada volta que damos com ela... :D
Mas estou a usar a seguinte forma:
- primeiros 500 kms: acelerações suaves, travagens suaves, mudanças de caixa suaves (com a embraiagem, pois o pedal tem que ser accionado de forma decidida sobre risco de os garfos ficarem a meio...), sem passar das 6000 rpms, sem baixar das 3000-4000 rpms dependendo da inclinação da estrada) ela simplesmente não tem baixas, e abaixo das 3000-4000 rpms só se for a descer caso contrário nota-se que o motor fica em esforço...
- a partir dos 500 kms segui tudo da mesma forma, com a diferença de deixar ocasionalmente, em plano ou a descer, chegar às 7000 rpms mas durante pouco tempo...
- agora até aos 1000 kms tencionava progressivamente deixá-la entrar nas 8000 e 9000 rpms... Mas achas que é pouco 1000 kms para atingir o redline?
Deveria fazer 500-1000kms-7000 rpms, 1000-1500-8000 rpms, 1500-2000km-9000 rpms, após 2000km-max rpm... Isto ocasionalmente e sem acelerações ao máximo, claro.

Quanto ao pegar, tenho notado quando está mais calor demora mais 0,5 a 1 segundo mais do que quando a comprei... mas está normal, não posso dizer que custa a pegar... (ainda)

Quanto aos saltitos do ponteiro de rpms a minha efectivamente faz isso de vez em quando, inclusive até falei com o concessionário sobre isso e disseram-me que é normal por ser monocilindrico e quando está em esforço por vezes uma falha de ignição imperceptível faz com que aconteça isso... Não me fiei nisso, primeiro não acontece só quando está em esforço, segundo porque se falhasse ignição o motor fazia rater ou engasgava/soluçava, o que não acontece...
mas obrigado pelo aviso, pois quando for fazer a revisão dos 1000 kms vou mencionar novamente isso...

Já agora em quanto ficou a revisão dos 1000km? Sei q praticamente apenas mudam o óleo, mas deviam limpar a rede que faz de filtro de óleo, pois após a rodagem esta rede deve ficar com pequenas limalhas...

Obrigado e Boas curvas! ;)
The Power Of Dreams
Rmartins
CBF 125
CBF 125
Posts: 1171
Joined: 17 May 2013, 20:55

Re: Mais um:)

Post by Rmartins »

Bem vindo ao fórum :drinkingcheers
Post Reply