Boas pessoal !!!
Já ando aqui pelo forum faz um tempo, mas só agora me lembrei que podia fazer isto, um diário de bordo xD
Já fiz a minha apresentação, como sabem tenho 17 anos, conduzo desde os 15 ...
As minhas máquina são:
-> Casal Fundador 2v
-> Honda Cb125F
Umas fotos das máquina para poderem ver:
Honda CB125F
E a minha cansada Fundador que não tenho andado muito nela ultimamente mas serve para as voltas mais curtas lá na minha terra ehehe
Bem, é o seguinte em relação à Honda CB125F modelo 2016 o que eu tenho a dizer ?
-> 1º que para mim é o mais importante num veiculo de duas rodas: Uma mota seguro com uma boa estabilidade e conforto, talvez o banco pode-se ser um pouco mais confortável , mas com o tempo e o habito ela começa a ficar confortável !
->2º Os travões são excelentes, embora tenha travão de tambor na roda de traseira é excelente mesmo, as travagens acompanhadas sempre com uma redução na caixa de velocidade a mota para quando quisermos !
->3º Ok, este motor não tem grande velocidade de ponta pelo que vi(eu não puxei nunca por ela a serio!), mas, tem um consumo espectacular, podem não acreditar, mas a andar a 60/70/80 tenho feitos consumos de 1.9L/100, com gasolina 95 simples que é a indicada para este motor, outra coisa é o torque, pessoal este motor tem um torque espectacular eu consigo ir em quarta tipo a uns 30 e dar so um bocadinho de acelerador e ele lá vai sem fazer esforço praticamente nenhum isto é óptimo para a cidade, não temos que andar com o motor sempre em altas rpm, nem de estar sempre a mexer na embraiagem para trocar de mudança é muito bom mesmo!!
-> 4º Suspensão outro facto importante que muitos não gostam da suspensão desta mota, já eu não tenho nada a dizer, está bom assim!
-> 5º Pneus, ok tempo seco são óptimo ja tenho dado curvas mais apertadas e em estradas as vezes com uns grãos de areia e a mota nunca me fugiu!! Alcatrão húmido ou molhado temos de andar mais de vagar e com calma hehehehe...
-> 6º Uma coisa que gostei muito foi do trabalhar do motor, tem um trabalhar muito certinho, o escape podia ser um pouco mais "aberto", o motor mal se ouve é muito silencioso, mas todo este silencio talvez se deva também ao consumo que ela faz, não acho que valha a pena alterar o escape, pelo menos eu não o vou fazer !
Eu comprei a mota no inverno, agora que o tempo tem estado bom tenho-a usado todos os dias, faço cerca de 40KM's diários para ir para a escola !!
Agora estava a pensar em quando fizer 18 anos está quase é em Dezembro, vou tirar a carta de carro e queria também tirar a A2, na minha opinião vale a pena...
Depois comprar uma cb500 em 2º mão claro para os passeios, mas manter esta 125 na mesma, vamos lá ver, ainda muita coisa vai rolar e muitos km's esta vai fazer hehehe espero que sim!
Deixo já um aviso para quem estiver a ler isto atenção à rodagem,o que me foi aconselhado foi ate aos 1600 km's não passar das 6mil rpm e acelerar com calma cumpri isto rigorosamente claro que depois vêm sempre com as teorias isso quer é punho a fundo isso que é rotação Eu sempre tive uma resposta para estes heróis "Porque não dás rotação também ás tuas pernas ?" "Quando tiveres uma faz-lhe isso esta é minha deixa-a a estar!"
Agora já passou a fase de rodagem já tenho acelerado mais , mas também nada de andar sempre no redline, nem é preciso a minha velocidade é 70/80 para o motor que é acho que é o melhor e as estradas que faço maioria têm limite 50/70 portanto já ando bem...
A única alteração que lhe estou a pensar fazer é meter uma fita reflectora vermelha na jante traseira ficava com alta pinta, para semana já vou tratar disso
Pronto agora este sábado já vou dar uma volta, para meter fotos aqui da minha namorada hahaha
Abraço e boas curvas
Db Honda cb125F 2016
Re: Db Honda cb125F 2016
Boa iniciativa de fazer um DB!
Também pensei nisso, mas o tempo é escasso...
Acerca da rodagem, e conforme já havíamos falado, cada um tem a sua ideia da rodagem ideal, mas uma coisa é certa, não há melhor opinião do que a da Honda.
E se noutros tempos a rodagem tinha quilometragem mais longa, provavelmente uma mota de mais cilindrada precise duma rodagem como a indicada nos carros, nas 125cc a 4 tempos, sendo um motor de baixa cilindrada, mais compacto, monocilíndrico, a rodagem não necessita de uma rodagem tão grande, pois se numa 600cc é fácil fazer o que eles dizem de não passar das 6000 rpms, pois ela anda razoavelmente bem abaixo disso, nas nossas 125 isso já não acontece....
E no manual da CB125F diz:
"Período de Rodagem - Durante os primeiros 500 km siga estes conselhos para garantir a fiabilidade e performance futuras das sua mota:
- Evite os arranques com o acelerador a fundo, bem como acelerações rápidas;
- Evite travagens a fundo e reduções rápidas;
- Conduza de forma moderada."
Ou seja, primeiro diz "evite", ou seja não devemos travar bruscamente porque os travões estão a "acamar"... Mas se um anormal se meter à nossa frente como tantas vezes me acontece tenho que usar os travões mais a sério...
E o que dizes que metes uma abaixo ao travar, fazes muito bem, mas fazes rev matching? Se não fazes também estás a provocar maior desgaste nos carretos da caixa e na embraiagem...
Atenção, é só um exemplo do que às vezes é impossível fazer uma rodagem completamente suave...
Eu pessoalmente não passei das 6000 rpms até aos 500 kms, e agora vou em 900kms e cheguei 4 ou 5 vezes às 7000 rpms...
Após a mudança de óleo dos 1000 kms vou começar a puxar mais um pouco...
Apesar disso: nunca rodei o acelerador ao máximo, nunca fiz passagens de caixa bruscas nem acima nem abaixo, nunca atingi estas rpms máximas em esforço (subidas) sempre em plano ou a descer, e apenas durante 20 a 30 segundos...
Mas sou apologista do meio termo, pois acho que se uma rodagem à bruta é prejudicial a médio/longo prazo, uma rodagem demasiado suave durante muito tempo será igualmente prejudicial...
Faz mal as altas rotações, mas também faz mal as baixas quando o motor está em esforço, e isso é o que muitos motociclistas de motos de baixa cilindrada nem sabem o que é... é preciso ouvir e sentir o motor, nas subidas nunca devemos baixar das 5000 rpms senão ele fica em esforço, nem que tenhamos que reduzir no inicio da subida... quando vamos em rpm baixa e acelaramos e ela não desenvolve suavemente é porque está em esforço, logo faz "menos mal" ir numa mudança abaixo com mais rpm que ela desenvolva a acelarar...
E quando andamos com pendura (não mt aconselhável em rodagem) temos que mudar completamente a forma e conduzir dado a pouca força do motor, temos que antecipar a estrada e reduzir mais cedo...
Como tens uma casal já sabes disso , mas vi videos de tuga(s) no youtube numa CB125F a trocar de caixa nas 3000 e 4000 rpms e a ouvir-se o motor em esforço e ainda pensam que assim consome menos!!
É preferível puxar até as 7000 rpms do que andar a morrer nas 3-4000 rpms...
Uma pessoa tem que ter uma condução conforme o veiculo que está a usar, uma 125cc é de uma forma, uma 600cc é de outra, uma cruiser é de uma forma, uma de pista é de outra, um carro a gasolina é de uma forma, a diesel é de outra, uma monocilindrica é de uma forma, uma 4 cilindros é outra...
Cada uma com suas vantagens e desvantagens...
Desculpa que já me estou a alongar
Continua com o teu DB que eu se puder contribuir de forma positiva o farei...
Olha, hoje afinei a folga da corrente na minha mota, eu mesmo, e a mota ficou mt mais suave de conduzir!!!
Uma coisa tão simples que alterou muito a condução da mota principalmente as trocas de caixa!
Também pensei nisso, mas o tempo é escasso...
Acerca da rodagem, e conforme já havíamos falado, cada um tem a sua ideia da rodagem ideal, mas uma coisa é certa, não há melhor opinião do que a da Honda.
E se noutros tempos a rodagem tinha quilometragem mais longa, provavelmente uma mota de mais cilindrada precise duma rodagem como a indicada nos carros, nas 125cc a 4 tempos, sendo um motor de baixa cilindrada, mais compacto, monocilíndrico, a rodagem não necessita de uma rodagem tão grande, pois se numa 600cc é fácil fazer o que eles dizem de não passar das 6000 rpms, pois ela anda razoavelmente bem abaixo disso, nas nossas 125 isso já não acontece....
E no manual da CB125F diz:
"Período de Rodagem - Durante os primeiros 500 km siga estes conselhos para garantir a fiabilidade e performance futuras das sua mota:
- Evite os arranques com o acelerador a fundo, bem como acelerações rápidas;
- Evite travagens a fundo e reduções rápidas;
- Conduza de forma moderada."
Ou seja, primeiro diz "evite", ou seja não devemos travar bruscamente porque os travões estão a "acamar"... Mas se um anormal se meter à nossa frente como tantas vezes me acontece tenho que usar os travões mais a sério...
E o que dizes que metes uma abaixo ao travar, fazes muito bem, mas fazes rev matching? Se não fazes também estás a provocar maior desgaste nos carretos da caixa e na embraiagem...
Atenção, é só um exemplo do que às vezes é impossível fazer uma rodagem completamente suave...
Eu pessoalmente não passei das 6000 rpms até aos 500 kms, e agora vou em 900kms e cheguei 4 ou 5 vezes às 7000 rpms...
Após a mudança de óleo dos 1000 kms vou começar a puxar mais um pouco...
Apesar disso: nunca rodei o acelerador ao máximo, nunca fiz passagens de caixa bruscas nem acima nem abaixo, nunca atingi estas rpms máximas em esforço (subidas) sempre em plano ou a descer, e apenas durante 20 a 30 segundos...
Mas sou apologista do meio termo, pois acho que se uma rodagem à bruta é prejudicial a médio/longo prazo, uma rodagem demasiado suave durante muito tempo será igualmente prejudicial...
Faz mal as altas rotações, mas também faz mal as baixas quando o motor está em esforço, e isso é o que muitos motociclistas de motos de baixa cilindrada nem sabem o que é... é preciso ouvir e sentir o motor, nas subidas nunca devemos baixar das 5000 rpms senão ele fica em esforço, nem que tenhamos que reduzir no inicio da subida... quando vamos em rpm baixa e acelaramos e ela não desenvolve suavemente é porque está em esforço, logo faz "menos mal" ir numa mudança abaixo com mais rpm que ela desenvolva a acelarar...
E quando andamos com pendura (não mt aconselhável em rodagem) temos que mudar completamente a forma e conduzir dado a pouca força do motor, temos que antecipar a estrada e reduzir mais cedo...
Como tens uma casal já sabes disso , mas vi videos de tuga(s) no youtube numa CB125F a trocar de caixa nas 3000 e 4000 rpms e a ouvir-se o motor em esforço e ainda pensam que assim consome menos!!
É preferível puxar até as 7000 rpms do que andar a morrer nas 3-4000 rpms...
Uma pessoa tem que ter uma condução conforme o veiculo que está a usar, uma 125cc é de uma forma, uma 600cc é de outra, uma cruiser é de uma forma, uma de pista é de outra, um carro a gasolina é de uma forma, a diesel é de outra, uma monocilindrica é de uma forma, uma 4 cilindros é outra...
Cada uma com suas vantagens e desvantagens...
Desculpa que já me estou a alongar
Continua com o teu DB que eu se puder contribuir de forma positiva o farei...
Olha, hoje afinei a folga da corrente na minha mota, eu mesmo, e a mota ficou mt mais suave de conduzir!!!
Uma coisa tão simples que alterou muito a condução da mota principalmente as trocas de caixa!
The Power Of Dreams
Re: Db Honda cb125F 2016
Parabens por essas duas máquinas, diversão garantida
Re: Db Honda cb125F 2016
Aqui está a minha
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