Db Honda cb125F 2016

Apresenta a tua CB 125F à comunidade e mostra as tuas modificações e viagens.
Post Reply
Vítor Mendes
A Pé
A Pé
Posts: 8
Joined: 19 Apr 2017, 09:07
Location: Coimbra

Db Honda cb125F 2016

Post by Vítor Mendes »

Boas pessoal !!!

Já ando aqui pelo forum faz um tempo, mas só agora me lembrei que podia fazer isto, um diário de bordo xD

Já fiz a minha apresentação, como sabem tenho 17 anos, conduzo desde os 15 ...

As minhas máquina são:
-> Casal Fundador 2v
-> Honda Cb125F

Umas fotos das máquina para poderem ver:

Honda CB125F
Image

E a minha cansada Fundador que não tenho andado muito nela ultimamente mas serve para as voltas mais curtas lá na minha terra ehehe
Image


Bem, é o seguinte em relação à Honda CB125F modelo 2016 o que eu tenho a dizer ?
-> 1º que para mim é o mais importante num veiculo de duas rodas: Uma mota seguro com uma boa estabilidade e conforto, talvez o banco pode-se ser um pouco mais confortável , mas com o tempo e o habito ela começa a ficar confortável !

->2º Os travões são excelentes, embora tenha travão de tambor na roda de traseira é excelente mesmo, as travagens acompanhadas sempre com uma redução na caixa de velocidade a mota para quando quisermos !

->3º Ok, este motor não tem grande velocidade de ponta pelo que vi(eu não puxei nunca por ela a serio!), mas, tem um consumo espectacular, podem não acreditar, mas a andar a 60/70/80 tenho feitos consumos de 1.9L/100, com gasolina 95 simples que é a indicada para este motor, outra coisa é o torque, pessoal este motor tem um torque espectacular eu consigo ir em quarta tipo a uns 30 e dar so um bocadinho de acelerador e ele lá vai sem fazer esforço praticamente nenhum isto é óptimo para a cidade, não temos que andar com o motor sempre em altas rpm, nem de estar sempre a mexer na embraiagem para trocar de mudança é muito bom mesmo!!

-> 4º Suspensão outro facto importante que muitos não gostam da suspensão desta mota, já eu não tenho nada a dizer, está bom assim!

-> 5º Pneus, ok tempo seco são óptimo ja tenho dado curvas mais apertadas e em estradas as vezes com uns grãos de areia e a mota nunca me fugiu!! Alcatrão húmido ou molhado temos de andar mais de vagar e com calma hehehehe...

-> 6º Uma coisa que gostei muito foi do trabalhar do motor, tem um trabalhar muito certinho, o escape podia ser um pouco mais "aberto", o motor mal se ouve é muito silencioso, mas todo este silencio talvez se deva também ao consumo que ela faz, não acho que valha a pena alterar o escape, pelo menos eu não o vou fazer !

Eu comprei a mota no inverno, agora que o tempo tem estado bom tenho-a usado todos os dias, faço cerca de 40KM's diários para ir para a escola !!

Agora estava a pensar em quando fizer 18 anos está quase é em Dezembro, vou tirar a carta de carro e queria também tirar a A2, na minha opinião vale a pena...
Depois comprar uma cb500 em 2º mão claro para os passeios, mas manter esta 125 na mesma, vamos lá ver, ainda muita coisa vai rolar e muitos km's esta vai fazer hehehe espero que sim!

Deixo já um aviso para quem estiver a ler isto atenção à rodagem,o que me foi aconselhado foi ate aos 1600 km's não passar das 6mil rpm e acelerar com calma cumpri isto rigorosamente claro que depois vêm sempre com as teorias isso quer é punho a fundo isso que é rotação Eu sempre tive uma resposta para estes heróis "Porque não dás rotação também ás tuas pernas ?" "Quando tiveres uma faz-lhe isso esta é minha deixa-a a estar!"
Agora já passou a fase de rodagem já tenho acelerado mais , mas também nada de andar sempre no redline, nem é preciso a minha velocidade é 70/80 para o motor que é acho que é o melhor e as estradas que faço maioria têm limite 50/70 portanto já ando bem...

A única alteração que lhe estou a pensar fazer é meter uma fita reflectora vermelha na jante traseira ficava com alta pinta, para semana já vou tratar disso :bouncyyellow :hearteyes

Pronto agora este sábado já vou dar uma volta, para meter fotos aqui da minha namorada :lol :neener hahaha :lol:

Abraço e boas curvas
User avatar
xavi
Triciclo
Triciclo
Posts: 18
Joined: 24 May 2017, 21:22

Re: Db Honda cb125F 2016

Post by xavi »

Boa iniciativa de fazer um DB! :)
Também pensei nisso, mas o tempo é escasso...

Acerca da rodagem, e conforme já havíamos falado, cada um tem a sua ideia da rodagem ideal, mas uma coisa é certa, não há melhor opinião do que a da Honda.
E se noutros tempos a rodagem tinha quilometragem mais longa, provavelmente uma mota de mais cilindrada precise duma rodagem como a indicada nos carros, nas 125cc a 4 tempos, sendo um motor de baixa cilindrada, mais compacto, monocilíndrico, a rodagem não necessita de uma rodagem tão grande, pois se numa 600cc é fácil fazer o que eles dizem de não passar das 6000 rpms, pois ela anda razoavelmente bem abaixo disso, nas nossas 125 isso já não acontece....
E no manual da CB125F diz:
"Período de Rodagem - Durante os primeiros 500 km siga estes conselhos para garantir a fiabilidade e performance futuras das sua mota:
- Evite os arranques com o acelerador a fundo, bem como acelerações rápidas;
- Evite travagens a fundo e reduções rápidas;
- Conduza de forma moderada."

Ou seja, primeiro diz "evite", ou seja não devemos travar bruscamente porque os travões estão a "acamar"... Mas se um anormal se meter à nossa frente como tantas vezes me acontece tenho que usar os travões mais a sério...
E o que dizes que metes uma abaixo ao travar, fazes muito bem, mas fazes rev matching? Se não fazes também estás a provocar maior desgaste nos carretos da caixa e na embraiagem...
Atenção, é só um exemplo do que às vezes é impossível fazer uma rodagem completamente suave...

Eu pessoalmente não passei das 6000 rpms até aos 500 kms, e agora vou em 900kms e cheguei 4 ou 5 vezes às 7000 rpms...
Após a mudança de óleo dos 1000 kms vou começar a puxar mais um pouco...
Apesar disso: nunca rodei o acelerador ao máximo, nunca fiz passagens de caixa bruscas nem acima nem abaixo, nunca atingi estas rpms máximas em esforço (subidas) sempre em plano ou a descer, e apenas durante 20 a 30 segundos...
Mas sou apologista do meio termo, pois acho que se uma rodagem à bruta é prejudicial a médio/longo prazo, uma rodagem demasiado suave durante muito tempo será igualmente prejudicial...
Faz mal as altas rotações, mas também faz mal as baixas quando o motor está em esforço, e isso é o que muitos motociclistas de motos de baixa cilindrada nem sabem o que é... é preciso ouvir e sentir o motor, nas subidas nunca devemos baixar das 5000 rpms senão ele fica em esforço, nem que tenhamos que reduzir no inicio da subida... quando vamos em rpm baixa e acelaramos e ela não desenvolve suavemente é porque está em esforço, logo faz "menos mal" ir numa mudança abaixo com mais rpm que ela desenvolva a acelarar...
E quando andamos com pendura (não mt aconselhável em rodagem) temos que mudar completamente a forma e conduzir dado a pouca força do motor, temos que antecipar a estrada e reduzir mais cedo...
Como tens uma casal já sabes disso ;) , mas vi videos de tuga(s) no youtube numa CB125F a trocar de caixa nas 3000 e 4000 rpms e a ouvir-se o motor em esforço e ainda pensam que assim consome menos!!
É preferível puxar até as 7000 rpms do que andar a morrer nas 3-4000 rpms...
Uma pessoa tem que ter uma condução conforme o veiculo que está a usar, uma 125cc é de uma forma, uma 600cc é de outra, uma cruiser é de uma forma, uma de pista é de outra, um carro a gasolina é de uma forma, a diesel é de outra, uma monocilindrica é de uma forma, uma 4 cilindros é outra...
Cada uma com suas vantagens e desvantagens...

Desculpa que já me estou a alongar :oops:

Continua com o teu DB que eu se puder contribuir de forma positiva o farei...

Olha, hoje afinei a folga da corrente na minha mota, eu mesmo, e a mota ficou mt mais suave de conduzir!!!
Uma coisa tão simples que alterou muito a condução da mota principalmente as trocas de caixa! :)
The Power Of Dreams
fastnet
Fotógrafo
Fotógrafo
Posts: 566
Joined: 03 Nov 2014, 09:25

Re: Db Honda cb125F 2016

Post by fastnet »

Parabens por essas duas máquinas, diversão garantida :drinkingcheers
User avatar
xavi
Triciclo
Triciclo
Posts: 18
Joined: 24 May 2017, 21:22

Re: Db Honda cb125F 2016

Post by xavi »

Aqui está a minha :)Image

Enviado do meu SM-G355HN através de Tapatalk
The Power Of Dreams
Post Reply