Distâncias de Travagem e Velocidade Inicial

Temas gerais relacionados com a comunidade do Fórum.
Post Reply
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Distâncias de Travagem e Velocidade Inicial

Post by mix »

Boas malta,

Image


Encontrei o site sobre Distâncias de Travagem e Velocidade Inicial das motas criado pelo instituto de eng mecânica do instituto superior tecnico e achei que era interessante para quem anda de mota. Podem vê-lo aqui. :D

Tive a brincar com as calculadores deles e parece que andar embriagado de mota não da bom resultado lol!

[[]]
Image
inverse
125cc
125cc
Posts: 322
Joined: 01 Jan 2012, 20:04
Location: Penafiel

Re: Distâncias de Travagem e Velocidade Inicial

Post by inverse »

Nunca vos aconteceu andar em direcção recta e derrepente travarem com a roda da frente e a roda escorregar para o lado e quase que caiem ? (paralelo ou em piso molhado)
Desconfio serem dos pneus (chineses) de fraca qualidade e aderência já a curvar tenho de ter o dobro do cuidado e inclinar? quase impossível se não PUMMM!!!
Inverse - CBF125 Branca 18-04-12

Image
fhanity
Moderador
Moderador
Posts: 1007
Joined: 02 Jul 2011, 00:26

Re: Distâncias de Travagem e Velocidade Inicial

Post by fhanity »

inverse wrote:Nunca vos aconteceu andar em direcção recta e derrepente travarem com a roda da frente e a roda escorregar para o lado e quase que caiem ? (paralelo ou em piso molhado)
Desconfio serem dos pneus (chineses) de fraca qualidade e aderência já a curvar tenho de ter o dobro do cuidado e inclinar? quase impossível se não PUMMM!!!
cuiidado com isso, isso é falta de experiencia a travar com a mota, com o tempo vais aprender a travar suave em piso molhado, se isso ja te aconteceu considera-te sortudo!
inverse
125cc
125cc
Posts: 322
Joined: 01 Jan 2012, 20:04
Location: Penafiel

Re: Distâncias de Travagem e Velocidade Inicial

Post by inverse »

Talvez, mas relembro isto aconteceu em paralelo (molhado) ia eu a voltar para casa por uns atalhos e derrepente passa um cão e travo a fundo e a roda da frente travou inicialmente e depois descontrola-se e meto o pe de lado para equilibrar felizmente consegui segurar a mota, normalmente neste tipo de condições costumo reduzir com o motor e travar com o travão traseiro e pouco com o da frente para evitar isto mas neste caso tive de travar ao maximo ja que a distancia era curta...

Fui mesmo sortudo :rockon este tipo e travagens e mesmo de evitar :mrgreen:
Inverse - CBF125 Branca 18-04-12

Image
Post Reply