É permitido às motas circularem entre os carros?

Temas gerais relacionados com a comunidade do Fórum.
Post Reply
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

É permitido às motas circularem entre os carros?

Post by mix »

Quando temos duas vias, ou mais, no mesmo sentido e os carros vão em marcha lenta no transito ou estão parados devido a cruzamentos, etc. as motas podem legalmente passar entre os carros?
Esta é uma questão que não consegui esclarecer com uma pesquisa rápida no google. Se alguém souber ao certo o que está na lei agradecia a partilha!
Segundo o site que partilhei neste tópico eles dizem:
De acordo com o nº1 do artigo 90º alinea e) do Código da Estrada, 'os condutores de motociclos, ciclomotores ou velocípedes não podem seguir a par, salvo se transitarem em pista especial e não causarem perigo ou embaraço para o trânsito.
Ou seja a resposta é NÂO!?!?! Posso estar a interpretar mal, mas seguir a par não é seguir à mesma velocidade? É que quando circulamos entre os carros nós estamos a ultrapassa-los certo?

[[]]
Image
fhanity
Moderador
Moderador
Posts: 1007
Joined: 02 Jul 2011, 00:26

Re: É permitido às motas circularem entre os carros?

Post by fhanity »

sim mas pelo que tenho ideia, ate julgo ter dado nas noticias a uns tempos atrás que o dito "philtering" é ilegal, embora toda a gente o faça (bem dita a vantagem das motas)
inverse
125cc
125cc
Posts: 322
Joined: 01 Jan 2012, 20:04
Location: Penafiel

Re: É permitido às motas circularem entre os carros?

Post by inverse »

la esta uma boa pergunta para perguntar na proxima aula de codigo.....
Last edited by inverse on 02 Jan 2012, 15:30, edited 1 time in total.
Inverse - CBF125 Branca 18-04-12

Image
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: É permitido às motas circularem entre os carros?

Post by mix »

Ficamos à espera dessa resposta do instrutor!!!!! :D

[[]]
Image
zakit
50cc
50cc
Posts: 165
Joined: 19 Oct 2011, 16:30

Re: É permitido às motas circularem entre os carros?

Post by zakit »

O que eu sei é que qualquer veículo pode ultrapassar outro mesmo com linha contínua desde que o consiga fazer dentro da sua via, havendo espaço para tal. Por exemplo, o veículo da frente encostar-se bem do lado direito para deixar passar.

Portanto, teoricamente, se o conseguirmos fazer pela esquerda do veículo mas à direita da linha limite da nossa via então estamos legais.

Na prática andamos em cima da linha, à esquerda desta, etc. Não é a situação ideal mas com trânsito parado temos é de ter cuidado com pessoas a sair dos carros. Uma vez o meu irmão ia sair pela direita do banco de trás do carro para o centro da via, em vez de o fazer pela esquerda para a berma (tal c omo manda a lei). Vinha um polícia numa DT50 a passar por entre os carros que por pouco não fazia uma paragem à porta-aviões. Lá se aguentou.
Image
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: É permitido às motas circularem entre os carros?

Post by mix »

Lol devia ser engraçado ver o policia a voar (ou n) lol aposto que era gordo :P Essas DT50 andam smpr à rasquinha com o peso que levam lol.
De ultrapassar dentro da mesma via sei que se pode independentemente do traço que separa as vias, mas n se esqueçam que não se pode ultrapassar antes de passadeiras, cruzamentos, curvas sem visibilidade, lombas, etc, mesmo que o consigam fazer na mesma via pois nessas situações a ultrapassagem é proibida sempre(mudando ou n de via).
A diferença dessa situação é que estamos a ultrapassar também, carros parados, pela direita... Sei que dentro de localidades se as vias forem para destinos diferente não é considerado ultrapassar, mas muitas vezes as duas vias vão para o mesmo sitio...

[[]]
Image
zakit
50cc
50cc
Posts: 165
Joined: 19 Oct 2011, 16:30

Re: É permitido às motas circularem entre os carros?

Post by zakit »

Mas se os carros estiverem parados, por exemplo, num semáforo, e assumindo que nos mantemos na mesma via poder-se-ia dizer que estamos a contornar obstáculos. Já não se trata propriamente de uma ultrapassagem. Portanto, acho que há base legal neste procedimento.
Ultrapassar e/ou contornar pela direita só se o veículo à esquerda estiver a mudar de direcção para a esquerda e permita espaço de manobra para ser ultrapassado dessa forma. Portanto, para poder usar-se esta via legal é preciso estar-se perante situações muito particulares. Não me parece ser o caso de semáforos e de engarrafamentos.

No caso particular de um engarrafamento, teria de ser sempre à esquerda da via onde nos encontremos. Sendo o trânsito de 2 ou mais vias, se formos pelo meio temos de acertar à direita da linha divisória. Senão tem de ser totalmente à esquerda de toda a faixa.

Isto apenas representa a minha interpretação da lei. Vale o que vale.

O polícia por acaso era magrinho, lol. Ele ainda deu com um cotovelo no espelho e apoiou-se no capô. mas não houve nenhum dano para ambos. Foi por um triz.
Image
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: É permitido às motas circularem entre os carros?

Post by mix »

Pode acontecer quando menos esperamos!!!



[[]]
Image
User avatar
Micro
125cc
125cc
Posts: 300
Joined: 26 Apr 2012, 05:03

Re: É permitido às motas circularem entre os carros?

Post by Micro »

apenas o poderá fazer em excepção ao código da estrada apenas se encontrar um veiculo obstruíndo a via ou seja podem pisar e transpor a linha longitudinal contínua no caso por exemplo de um autocarro estar parado e tiverem de o ultrapassar pisando e transpondo essa mesma linha.

em relação ao ultrapassar nunca o poderão fazer nem pela esquerda nem pela direita mesmo dentro do espaço delimitado pelas linhas pois violam assim a distância de segurança que é obrigatório manter.

Para se ultrapassar deve-se mudar de faixa pela esquerda e na ausência da mesma terá de ser sinalizada com pisca e somente se um veículo ou obstáculo assim surgir sendo de nossa inteira responsabilidade esse mesmo acto zelando pela segurança de todos!

espero que tenha sido explícito e qualquer coisa esclareço-vos.
:D Saudações Motards :D

Vitor Carrasqueiro aka Micro

CBF 125 Preta - Coimbra
Post Reply