Peso rebocável por um motociclo

Temas gerais relacionados com a comunidade do Fórum.
Post Reply
Allowed
Triciclo
Triciclo
Posts: 10
Joined: 17 Apr 2016, 20:54

Peso rebocável por um motociclo

Post by Allowed »

Boas,

Alguém sabe quanto é que uma CBF 125 pode rebocar?

Estou a pensar arranjar um semi-reboque ou um reboque, a questão é, quanto é que posso rebocar?

Obrigado!
fastnet
Fotógrafo
Fotógrafo
Posts: 566
Joined: 03 Nov 2014, 09:25

Re: Peso rebocável por um motociclo

Post by fastnet »

Não podes ter reboque na cbf , a menos que seja para circulares em caminhos privados.
Para poderes rebocar a capacidade tinha de estar no dua, a honda não homologou o modelo com capacidade de reboque. Por isso se k fizeres estás em situação ilegal e podes ser chateado pela autoridade.
Allowed
Triciclo
Triciclo
Posts: 10
Joined: 17 Apr 2016, 20:54

Re: Peso rebocável por um motociclo

Post by Allowed »

Boas!

O código da estrada prevê que qualquer motociclo (igual ou superior a 125cc) possa rebocar ou utilizar carro lateral. Essa informação encontrei, a questão é que me fartei de pesquisar e n encontrei nada na net relacionado com pesos rebocáveis dos motociclos. É relativamente fácil, bastaria pedir à Honda que me colocasse os valores legais no DUA, mas enviei contacto para a LTA para saber o q é preciso para legalizar um reboque de 1 eixo (2 rodas) e qual o peso possível a rebocar.

Nos automóveis, até 300kg o reboque pode ter a matricula do carro e n necessita de seguro próprio.

Não pretendo transformar a CBF num tractor, mas como estafeta dá sempre jeito para transportar volumes maiores, nem é a questão do peso, mas sim embalagens maiores, ou maior quantidade de embalagens pequenas.
fastnet
Fotógrafo
Fotógrafo
Posts: 566
Joined: 03 Nov 2014, 09:25

Re: Peso rebocável por um motociclo

Post by fastnet »

Companheiro,
Infelizmente duvido que iso seja assim tão fácil, mas vou estar atento ao desenvolvimento da questão que certamente aqui irás colocar.
Seguramente que a cbf ou qualquer motociclo tem capacidade para levar atrelado. A honda japão seguramente poderá fornecer os dados.
Contudo o modelo foi homologado cá como sem capacidade de reboque, como consta no DUA.
Para poderes andar legal com reboque ,terás de pedir uma insoecão extraordinária ao veiculo, para alterações de caracteristicas, com base na declaração da HMC. Mas cnfirma esta situação.
Se os pacotes que precisas de transportar não são demasiado grandes, uma caixa de carga grande deve dar-te menos chatices e mais barato que o atrelado.
Vai contando novidades :drinkingcheers
Jony
CBF 125
CBF 125
Posts: 427
Joined: 24 Dec 2015, 18:14
Location: Olhão

Re: Peso rebocável por um motociclo

Post by Jony »

[quote="Allowed"]Boas!


Nos automóveis, até 300kg o reboque pode ter a matricula do carro e n necessita de seguro próprio.

Boas, presenciei a conversa e observei algo que me chamou a atenção: que não é obrigatório o seguro para reboques de automóvel a té 300kg, eu tenho um e disseram-me que tinha que fazer o seguro , então para andar legal e não ter chatices com a bofia a cabo por pagar 30€ por ano, será que a seguradora está a me enganar? :tappingfoot
Allowed
Triciclo
Triciclo
Posts: 10
Joined: 17 Apr 2016, 20:54

Re: Peso rebocável por um motociclo

Post by Allowed »

Fastnet, conheces a LTA?

Se é possível legalizar jantes maiores, escapes de rendimento com homologação europeia (muitos escapes universais o têm), kits de rebaixamento, resumindo, tudo o que tiver homologação europeia eles legalizam, no caso das jantes dás lá umas voltas e eles vêem se não raspa, se a roda não sai fora dos limites do carro e etc. Os escapes desde que cumpram os gases e os decibéis tb são aprovados, se levares linha de origem e o silenciador que muitos têm, podes legalizar um escape desportivo... Senão os Ferraris e os Porsche não andavam aí a roncar à vontade! Eles dão-te os procedimentos e tu vais lá e legalizas.

Amanhã recebo resposta da LTA sobre a legalização do reboque para a mota e depois coloco aqui a resposta.

E vou transcrever:

- O transporte de carga em motociclo, triciclo, quadriciclo, ciclomotor ou velocípede só pode fazer-se em reboque ou caixa de carga.

- Os motociclos, triciclos, quadriciclos, ciclomotores e velocípedes podem atrelar, à retaguarda, um reboque de um eixo destinado ao transporte de carga.


Jony, afinal está certo:

Obrigatoriedade de matrícula:

- Os veículos a motor e os seus reboques só são admitidos em circulação desde que matriculados, salvo o disposto nos n.
os 2 e 3.

- Excetuam-se do disposto no número anterior os veículos que se desloquem sobre carris e os reboques cujo peso bruto não exceda 300 kg.

Ou seja, menos de 300kg de peso bruto e utiliza matricula do carro. Quando simulas um seguro tem lá sempre a pergunta: Veiculo com reboque, se puseres sim acho que se insere neste caso dos 300kg e escusas de fazer um segundo seguro, acrescentas uma alinea ao seguro do carro.

- Os veículos a motor e seus reboques só podem transitar na via pública desde que seja efectuado, nos termos de legislação especial, seguro da responsabilidade civil que possa resultar da sua utilização

Por isso, o seguro do carro pode ter cobertura para o reboque, basta que peças à seguradora em vez de dois seguros...
fastnet
Fotógrafo
Fotógrafo
Posts: 566
Joined: 03 Nov 2014, 09:25

Re: Peso rebocável por um motociclo

Post by fastnet »

Companheiro, não há impossibilidade técnica dum motociclo ter um reboque.
Aliás consta desses paragráfos que citaste , e bem.
Aqui o único aspeto em questão é a da legalidade, o DUA tem de ter essa característica mencionada.
Se é possível importar carros e modelos que nem existem cá em Portugal/europa, digo, novamente, que é possível colocar um atrelado na cbf e ter legalidade nisso.
Vai é dar-te trabalho e despesa, nada mais que isso.
Se houver homologação europeia fica muito mais fácil, caso não haja complica-se pois terás de ter declaração do fabricante, provavelmente tradução da mesma para português, alteração dos dados do veiculo e inspeção do mesmo, com as nossas incontornáveis burocracias.
Post Reply