Subida de cc

Temas gerais relacionados com a comunidade do Fórum.
Post Reply
Pmsb
A Pé
A Pé
Posts: 8
Joined: 11 Nov 2017, 19:20

Subida de cc

Post by Pmsb »

Olá após 7 meses com a cbf 125 , decidi mudar de moto , eu pretendo por exemplo poder andar a 120 130 140 sem esforçar motores ,tenho visto motos usadas,pretendo economia e fiabilidade até 2000,2500€, opções usadas honda ntv 650,honda cb 500, suzuki gs 500. Gostava de saber opiniões . Cump boas curvas.
fastnet
Fotógrafo
Fotógrafo
Posts: 566
Joined: 03 Nov 2014, 09:25

Re: Subida de cc

Post by fastnet »

Subir de cc é sempre um bichinho que temos dentro de nós.
Mais potência, conforto e segurança são os pontos em que podemos ganhar.

Uma 250-300cc consegue fazer 120kms/h sem ir no limite de rotações, o que pode ser um bom compromisso entre cilindrada, percursos variados e custos de manutenção.

Qualquer das opções que apresentas podem ser boas, dependendo do seu estado. São modelos já com cerca de 20 anos e consequente uso...

Qualquer desses modelos tem valor abaixo de 2000€ e todos têm motores de 2 cilindros e são do tipo naked. Acho que a semelhança termina aí.
A gs é menos potente e tem arrefecimento ar/óleo.
A cb500 é a mais potente e os primeiros modelos tinham travão traseiro de tambor.
A NTV tem cilindros em V e transmissão por cardan (veio)

Alguns modelos têm potência limitada a 35Kw, caso da cb500.

São modelos com bastante fiabilidade e por isso, gs500 e cb500, muito usadas pelos estafetas e escolas de condução que trocam consumo pela fiabilidade.

Não é fácil encontrar modelos em excelente estado, sendo impossivel de confirmar kms feitos pelo que a aquisição deverá ser feita com prudência.
Pmsb
A Pé
A Pé
Posts: 8
Joined: 11 Nov 2017, 19:20

Re: Subida de cc

Post by Pmsb »

Obrigado pela tua opinião , não quero gastar muito porque a moto e mais para lazer ,mas também não quero comprar problemas, a minha cbf e de 2009 ta com 21000k sem problemas alguns gosto muito da mota ,mas gosto de acelerar mais um pouco quando tenho estrada para isso, cump.
fastnet
Fotógrafo
Fotógrafo
Posts: 566
Joined: 03 Nov 2014, 09:25

Re: Subida de cc

Post by fastnet »

Eu também estive nessas dúvidas e modelos, como é normal...
Posso adiantar que tenho no momento uma veterana cb500s, não por ser melhor nem pior que as outras mas porque agradou.

Para uma moto de lazer ou segunda mota podemos ser menos exigentes em alguns capítulos pois vai rolar bem menos
No meu caso, uma mota com consumo de 4-5lts, não dá para andar todos os dias como meio de transporte.

A cbf125 tem-me permitido grandes evasões e já percorreu o país norte a sul e até espanha, alêm de ser a minha "commuter" diária.
As vantagens já sabemos quais são, fiabilidade, leveza, consumo, autonomia e custos de manutenção.
Por outro lado a qualidade de construção tem algumas falhas nos acabamentos, sistema de travagem não muito eficaz, pneus de medidas "chatas" e bomba combustivel.
É uma honda low cost em todas as vertentes, mas dentro do segmento é muito boa opção.

Os modelos antigos apesar da sua anunciada fiabilidade, não são perfeitos. Sistemas de travagem e suspensão, eletrónica embarcada e sistemas de injeção, tudo isso evoluiu bastante.

Tens muitas opções anunciadas, melhor procurares antes que o verão chegue.
Reavstone
Triciclo
Triciclo
Posts: 24
Joined: 11 May 2017, 12:27

Re: Subida de cc

Post by Reavstone »

Eu vou fazer agora a subida. Comprei uma Tracer 900GT porque a CBF para fazer grandes tiradas simplesmente não serve. Mas para mota do dia a dia é A melhor mota que existe.
Post Reply