não sou tão bom em tutoriais como os colegas tiago e jjmaia mas vou deixar aqui meu pequeno contributo ao fórum:
Tutorial simples para rebobinagem do Estator da CBF 125
A CBF 125 tem um estator composto de 12 bobinas e em um dos lados dela a uma pinta de cor verde este lado chamarei de “superior”.
Vejam figura:
Visualizando o lado superior há dois polos soldados um de cor verde a direita, e outro de cor amarela do lado esquerdo. O polo da direita mais próximo a pinta verde receberá o fio de cor verde da cablagem e a ponta do inicio da da rebobinagem imediatamente ao seu lado esquerdo.
O fio amarelo consequentemente será soldado ao polo da esquerda do lado superior da bobina, e neste polo porem do lado inferior da bobina será soldado a ponta final da ultima bobina.
Vamos começar a rebobinagem pela bobina de número 01 que será a que esta por cima do polo que recebeu o fio verde da cablagem e será no sentido ANTI-HORÁRIO
Cada bobina destas leva 36 voltas do fio de cobre esmaltado, sendo que a trigésima sexta volta deverá terminar ao pé da bobina e imediatamente passar para seguinte.
Já na bobina de número dois, esta deverá ser enrolada no sentido HORÁRIO e terminando como na primeira à volta de número 36 ao pé da bobina, dai passa a seguintes sempre assim.
Rebobinagem do Estator
Re: Rebobinagem do Estator
Não leves a mal a minha ignorância, mas esta peça serve pra que?
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Re: Rebobinagem do Estator
Bom contributo!
Qual é o diâmetro do fio de cobre?
Qual é o diâmetro do fio de cobre?
Esta peça está dentro do alternador, sem esta peça não consegues gerar corrente para carregares a bateria.João wrote:Não leves a mal a minha ignorância, mas esta peça serve pra que?
CBR 250R - Odivelas
2012-2014 CBF 125
2014-2016 CBR 250R
Actualmente NC750X
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Re: Rebobinagem do Estator
Para que se saiba no Brasil custa 75reais o estator novo.
Re: Rebobinagem do Estator
boa onda wrote:Para que se saiba no Brasil custa 75reais o estator novo.
e pensa que não vi isto até falei direto ao fabricante que fornece a Honda do Brasil SA.
mas com os custo de envio e a demora, e com esta o consumo de gasolina, pois teria que andar pra lá e pra cá de carro...???
tiago com relação a bitola do fio nem reparei nisso, explico porque.
afinal acabei por comprar com uma amostra e nem questionei, mas vou verificar e meto aqui obrigado pela dica.
- jorgeoliveira
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Re: Rebobinagem do Estator
muito bom
Re: Rebobinagem do Estator
tiagolourenco20 wrote:Bom contributo!
Qual é o diâmetro do fio de cobre?
Esta peça está dentro do alternador, sem esta peça não consegues gerar corrente para carregares a bateria.João wrote:Não leves a mal a minha ignorância, mas esta peça serve pra que?
tiago afinal o fio de cobre é de 0,5 mm