Circuito DC com relé temporizado

Vários tutoriais dos nossos membros e não só, dicas de manutenção e não só para a CBF 125.
User avatar
Fábio Ferreira
CBF 125
CBF 125
Posts: 766
Joined: 07 Jun 2014, 16:45
Location: Porto

Re: Circuito DC com relé temporizado

Post by Fábio Ferreira »

Conto que o meu chegue esta semana. Tal como o Tiago disse também estou a receber as coisas do ebay em menos de 2 semanas actualmente.
Honda CBF 125 Vermelha -> Top Case Honda + Fitas de Jantes + Alarme + Relógio Digital + Led's Frontal e Traseiro + Led's no Quadrante + Protecção de Motor (Crashbar) + Sistema Eléctrico DC + Tomada USB + Voltímetro + Suporte e Bolsa para Telemóvel + Bolsa Depósito Alpine Stars + Lâmpada H4 Phillips Xtreme Vision <- 12/2012
Hugo916
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 57
Joined: 15 May 2013, 12:21

Re: Circuito DC com relé temporizado

Post by Hugo916 »

Estou a pensar mudar também a minha CBF para DC, já tinha espreitado o esquema do jjmaia com dois relés, mas este parece realmente mais prático. Tenho só umas quantas duvidas de quem não percebe muito do assunto, que se alguém puder esclarecer ficava agradecido, nomeadamente:
-Porque é que a CBF trás um sistema AC de origem? Há alguma vantagem no que toca a poupar a bateria ou alguma coisa do género?
-Sendo que cortamos um fio que vem do retificador, e que pelo percebi leva a corrente para as lâmpadas, essa corrente não deveria ser já DC por ter passado no rectificador?
-Queria por uma lâmpada melhor para os médios/máximos, nem sei bem o que deva escolher, aceita se sugestões, estes 10A que este relé tem como limite seriam depois suficientes para tudo? Há relés de maior capacidade?
-Alguem já mediu se a corrente que chega à bateria é suficiente para repor toda a que sai com o sistema a funcionar desta forma? é que pelo que vi o nosso alternador é algo fraquito...
Desculpem lá o texto longo.
Cumprimentos!
tiagolourenco20
Moderador
Moderador
Posts: 2145
Joined: 17 Apr 2012, 12:53
Location: Odivelas

Re: Circuito DC com relé temporizado

Post by tiagolourenco20 »

-Porque é que a CBF trás um sistema AC de origem? Há alguma vantagem no que toca a poupar a bateria ou alguma coisa do género?

Trás sistema AC por estupidez da honda, a honda vision 110 da minha Maria tem tudo em DC....
A minha cbr também tem tudo em dc.

-Sendo que cortamos um fio que vem do retificador, e que pelo percebi leva a corrente para as lâmpadas, essa corrente não deveria ser já DC por ter passado no rectificador?

Existem rectificadores de meia onda e de onda completa, neste caso temos um rectificador de meia onda. Ou seja nem temos sistema AC, é sistema DC de meia onda mas para facilitar dizemos AC.

-Queria por uma lâmpada melhor para os médios/máximos, nem sei bem o que deva escolher, aceita se sugestões, estes 10A que este relé tem como limite seriam depois suficientes para tudo? Há relés de maior capacidade?
Tal como digo no tutorial se queres mais que 10A metes o relé temporizado a alimentar um relé de maior capacidade.

-Alguem já mediu se a corrente que chega à bateria é suficiente para repor toda a que sai com o sistema a funcionar desta forma? é que pelo que vi o nosso alternador é algo fraquito...

A corrente que vai para a bateria é a mesma desta forma ou originalmente. Originalmente sai directamente do rectificador para as lampadas, desta forma vai à bateria e segue para as lâmpadas, na teoria é a mesma treta.
CBR 250R - Odivelas
Image
2012-2014 CBF 125
2014-2016 CBR 250R
Actualmente NC750X
Hugo916
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 57
Joined: 15 May 2013, 12:21

Re: Circuito DC com relé temporizado

Post by Hugo916 »

tiagolourenco20 wrote:-Porque é que a CBF trás um sistema AC de origem? Há alguma vantagem no que toca a poupar a bateria ou alguma coisa do género?

Trás sistema AC por estupidez da honda, a honda vision 110 da minha Maria tem tudo em DC....
A minha cbr também tem tudo em dc.

-Sendo que cortamos um fio que vem do retificador, e que pelo percebi leva a corrente para as lâmpadas, essa corrente não deveria ser já DC por ter passado no rectificador?

Existem rectificadores de meia onda e de onda completa, neste caso temos um rectificador de meia onda. Ou seja nem temos sistema AC, é sistema DC de meia onda mas para facilitar dizemos AC.

-Queria por uma lâmpada melhor para os médios/máximos, nem sei bem o que deva escolher, aceita se sugestões, estes 10A que este relé tem como limite seriam depois suficientes para tudo? Há relés de maior capacidade?
Tal como digo no tutorial se queres mais que 10A metes o relé temporizado a alimentar um relé de maior capacidade.

-Alguem já mediu se a corrente que chega à bateria é suficiente para repor toda a que sai com o sistema a funcionar desta forma? é que pelo que vi o nosso alternador é algo fraquito...

A corrente que vai para a bateria é a mesma desta forma ou originalmente. Originalmente sai directamente do rectificador para as lampadas, desta forma vai à bateria e segue para as lâmpadas, na teoria é a mesma treta.
Muito obrigado pelos esclarecimentos,
Cumprimentos!
User avatar
Fábio Ferreira
CBF 125
CBF 125
Posts: 766
Joined: 07 Jun 2014, 16:45
Location: Porto

Re: Circuito DC com relé temporizado

Post by Fábio Ferreira »

Boas malta,

Pois bem já tenho a minha menina com este circuito implementado!
Após umas boas horas de volta disto lá consegui colocar tudo direito com a ajuda de um colega pois eu conhecimentos eléctricos é quase 0! :tease
Segui tal e qual o esquema que o nosso amigo Tiago Lourenço deixou e aqui e não falha nada!
Deixo aqui as fotos por ordem de montagem:

O relé:
Image
Image
Image

Ligação rectificador/fusível/relé/12V:
Image
Image
Image

Ligação tiras de led frontal e traseiras (fui buscar sinal à luz do mínimo):
Image

Resultado final:
Image
Image

Hoje mesmo vou fazer um vídeo do sistema todo a actuar à noite e coloco aqui malta!

Abraços!
Honda CBF 125 Vermelha -> Top Case Honda + Fitas de Jantes + Alarme + Relógio Digital + Led's Frontal e Traseiro + Led's no Quadrante + Protecção de Motor (Crashbar) + Sistema Eléctrico DC + Tomada USB + Voltímetro + Suporte e Bolsa para Telemóvel + Bolsa Depósito Alpine Stars + Lâmpada H4 Phillips Xtreme Vision <- 12/2012
fhanity
Moderador
Moderador
Posts: 1007
Joined: 02 Jul 2011, 00:26

Re: Circuito DC com relé temporizado

Post by fhanity »

essas luzes frontais sao azuis?
User avatar
jorgeoliveira
CBF 125
CBF 125
Posts: 855
Joined: 20 Nov 2012, 19:43
Location: Tocha

Re: Circuito DC com relé temporizado

Post by jorgeoliveira »

não apanha água onde deixas-te a placa?
User avatar
Fábio Ferreira
CBF 125
CBF 125
Posts: 766
Joined: 07 Jun 2014, 16:45
Location: Porto

Re: Circuito DC com relé temporizado

Post by Fábio Ferreira »

fhanity wrote:essas luzes frontais sao azuis?
São brancas a coloração é 5000k mas nas fotos parecem meias azuladas... Com leds nunca se tem grande sorte com a cor como se quer... :cussingblack
Honda CBF 125 Vermelha -> Top Case Honda + Fitas de Jantes + Alarme + Relógio Digital + Led's Frontal e Traseiro + Led's no Quadrante + Protecção de Motor (Crashbar) + Sistema Eléctrico DC + Tomada USB + Voltímetro + Suporte e Bolsa para Telemóvel + Bolsa Depósito Alpine Stars + Lâmpada H4 Phillips Xtreme Vision <- 12/2012
User avatar
Fábio Ferreira
CBF 125
CBF 125
Posts: 766
Joined: 07 Jun 2014, 16:45
Location: Porto

Re: Circuito DC com relé temporizado

Post by Fábio Ferreira »

jorgeoliveira wrote:não apanha água onde deixas-te a placa?
Eu creio que não. Ela fica mesmo por baixo da dobra do banco e acho que ali não passa água.
Contudo ainda não está definitiva pois vou instalar amanhã a tomada 12V e os 4 piscas e vou meter manga na placa que a que tenho não é larga o suficiente. Também tenho uma vantagem, a chover não ando de mota pego sempre no carro por isso a mota nunca vai apanhar grandes banhos! :lol:
Honda CBF 125 Vermelha -> Top Case Honda + Fitas de Jantes + Alarme + Relógio Digital + Led's Frontal e Traseiro + Led's no Quadrante + Protecção de Motor (Crashbar) + Sistema Eléctrico DC + Tomada USB + Voltímetro + Suporte e Bolsa para Telemóvel + Bolsa Depósito Alpine Stars + Lâmpada H4 Phillips Xtreme Vision <- 12/2012
User avatar
jorgeoliveira
CBF 125
CBF 125
Posts: 855
Joined: 20 Nov 2012, 19:43
Location: Tocha

Re: Circuito DC com relé temporizado

Post by jorgeoliveira »

isso demora 10 segundos a ligar a luz não é?
ando mesmo tentado a mandar vir e montar isso e assim tirava o esquema de 2 relés
Post Reply