Circuito DC com relé temporizado

Vários tutoriais dos nossos membros e não só, dicas de manutenção e não só para a CBF 125.
User avatar
Fábio Ferreira
CBF 125
CBF 125
Posts: 766
Joined: 07 Jun 2014, 16:45
Location: Porto

Re: Circuito DC com relé temporizado

Post by Fábio Ferreira »

jorgeoliveira wrote:isso demora 10 segundos a ligar a luz não é?
ando mesmo tentado a mandar vir e montar isso e assim tirava o esquema de 2 relés
Podes regular o tempo como quiseres. Ele vinha definido em cerca de 4 e eu pus para quase o máximo. Anda mais ou menos entre os 8 e os 9 segundos.
Honda CBF 125 Vermelha -> Top Case Honda + Fitas de Jantes + Alarme + Relógio Digital + Led's Frontal e Traseiro + Led's no Quadrante + Protecção de Motor (Crashbar) + Sistema Eléctrico DC + Tomada USB + Voltímetro + Suporte e Bolsa para Telemóvel + Bolsa Depósito Alpine Stars + Lâmpada H4 Phillips Xtreme Vision <- 12/2012
User avatar
jorgeoliveira
CBF 125
CBF 125
Posts: 855
Joined: 20 Nov 2012, 19:43
Location: Tocha

Re: Circuito DC com relé temporizado

Post by jorgeoliveira »

ainda não percebi ao certo como ligar isso. ou seja na parte onde tem os 3 pinos com as letras "CK" "COM" "CB"
já agora onde regula-se o tempo?
User avatar
Fábio Ferreira
CBF 125
CBF 125
Posts: 766
Joined: 07 Jun 2014, 16:45
Location: Porto

Re: Circuito DC com relé temporizado

Post by Fábio Ferreira »

jorgeoliveira wrote:ainda não percebi ao certo como ligar isso. ou seja na parte onde tem os 3 pinos com as letras "CK" "COM" "CB"
já agora onde regula-se o tempo?
Sim pode naquele quadrado azul junto ao dissipador preto tem aquele parafuso que roda e aumenta e diminiu o tempo de activação do relé.
Esses pinos é onde se liga o positivo (COM) e o sinal no CK. O CB não se liga nada.
Honda CBF 125 Vermelha -> Top Case Honda + Fitas de Jantes + Alarme + Relógio Digital + Led's Frontal e Traseiro + Led's no Quadrante + Protecção de Motor (Crashbar) + Sistema Eléctrico DC + Tomada USB + Voltímetro + Suporte e Bolsa para Telemóvel + Bolsa Depósito Alpine Stars + Lâmpada H4 Phillips Xtreme Vision <- 12/2012
User avatar
jorgeoliveira
CBF 125
CBF 125
Posts: 855
Joined: 20 Nov 2012, 19:43
Location: Tocha

Re: Circuito DC com relé temporizado

Post by jorgeoliveira »

ah ok então o ck liga-se ao fio amarelo que cortamos
User avatar
jorgeoliveira
CBF 125
CBF 125
Posts: 855
Joined: 20 Nov 2012, 19:43
Location: Tocha

Re: Circuito DC com relé temporizado

Post by jorgeoliveira »

Fábio Ferreira wrote:Este rapaz não pára e está sempre a ajudar a malta!
Em princípio vou optar por este sistema pois parece mais simples que a primeira solução e mais em conta. Eu pergunto só, haverá mesmo necessidade de esperar tanto tempo a mandar vir do ebay se temos cá isso disponível na hora? Ou o preço é bem mais caro?
Tenos aqui uma casa no Porto que costuma ter tudo a nível electrónico e com excelentes preços. Podem ver no site deles, chama-se Aquário.

Abraço!
ja tenho tudo encomendado menos o fusivel de 0.5amp e respectivo socket não encontro no ebay.onde compras-te o teu?
User avatar
Fábio Ferreira
CBF 125
CBF 125
Posts: 766
Joined: 07 Jun 2014, 16:45
Location: Porto

Re: Circuito DC com relé temporizado

Post by Fábio Ferreira »

Os fusíveis e respectivas caixas comprei na Aquário aqui no Porto. Penso que o melhor seja ires a uma loja de artigos eléctricos que têm de certeza.
Comprei 4 fusíveis e 2 caixas por 1.40€.
Honda CBF 125 Vermelha -> Top Case Honda + Fitas de Jantes + Alarme + Relógio Digital + Led's Frontal e Traseiro + Led's no Quadrante + Protecção de Motor (Crashbar) + Sistema Eléctrico DC + Tomada USB + Voltímetro + Suporte e Bolsa para Telemóvel + Bolsa Depósito Alpine Stars + Lâmpada H4 Phillips Xtreme Vision <- 12/2012
User avatar
jorgeoliveira
CBF 125
CBF 125
Posts: 855
Joined: 20 Nov 2012, 19:43
Location: Tocha

Re: Circuito DC com relé temporizado

Post by jorgeoliveira »

pois mas é que na minha zona não me safo não estou a ver onde encontro disso o fusivel de 10amp e a respectiva caixa mandei vir do ebay agora o outo não está facil.
ja encontri lojas que vendem mas só os portes são 4€ o que não compensa muito
User avatar
Fábio Ferreira
CBF 125
CBF 125
Posts: 766
Joined: 07 Jun 2014, 16:45
Location: Porto

Re: Circuito DC com relé temporizado

Post by Fábio Ferreira »

jorgeoliveira wrote:pois mas é que na minha zona não me safo não estou a ver onde encontro disso o fusivel de 10amp e a respectiva caixa mandei vir do ebay agora o outo não está facil.
ja encontri lojas que vendem mas só os portes são 4€ o que não compensa muito
Se quiseres amanhã tenho que lá ir posso comprar-te isso e envio-te por CTT. Manda pm e tratámos disso.
Honda CBF 125 Vermelha -> Top Case Honda + Fitas de Jantes + Alarme + Relógio Digital + Led's Frontal e Traseiro + Led's no Quadrante + Protecção de Motor (Crashbar) + Sistema Eléctrico DC + Tomada USB + Voltímetro + Suporte e Bolsa para Telemóvel + Bolsa Depósito Alpine Stars + Lâmpada H4 Phillips Xtreme Vision <- 12/2012
User avatar
Fábio Ferreira
CBF 125
CBF 125
Posts: 766
Joined: 07 Jun 2014, 16:45
Location: Porto

Re: Circuito DC com relé temporizado

Post by Fábio Ferreira »

Malta aqui ficam dois vídeos com o sistema DC com o relé temporizado em funcionamento.
O primeiro vídeo coloco a mota a trabalhar. Realço que tenho o relé com um atraso de cerca de 8/9 segundos para poder colocar a mota a trabalhar com tempo à vontade! Mal coloco a mota a trabalhar as luzes ligam quase de imediato sem perfazer o tempo total do relé.
No segundo vídeo deixo a mota desligada (ignição no ON) e o relé a ligar a iluminação ao fim do tempo estabelecido.

https://www.dropbox.com/s/l8tdagcvhssuz ... .21.11.mp4

https://www.dropbox.com/s/jianwim1jkwp8 ... .21.42.mp4

Cumps!
Honda CBF 125 Vermelha -> Top Case Honda + Fitas de Jantes + Alarme + Relógio Digital + Led's Frontal e Traseiro + Led's no Quadrante + Protecção de Motor (Crashbar) + Sistema Eléctrico DC + Tomada USB + Voltímetro + Suporte e Bolsa para Telemóvel + Bolsa Depósito Alpine Stars + Lâmpada H4 Phillips Xtreme Vision <- 12/2012
fhanity
Moderador
Moderador
Posts: 1007
Joined: 02 Jul 2011, 00:26

Re: Circuito DC com relé temporizado

Post by fhanity »

Fábio Ferreira wrote:
fhanity wrote:essas luzes frontais sao azuis?
São brancas a coloração é 5000k mas nas fotos parecem meias azuladas... Com leds nunca se tem grande sorte com a cor como se quer... :cussingblack
4300k é branco puro, apartir dai começa a azular, digo isto porque as luzes azuis são para veiculos de emergencia por lei e podes ter alguma implicaçao com a policia.
Post Reply