Limpeza do respiro do cárter da CBF 125

Vários tutoriais dos nossos membros e não só, dicas de manutenção e não só para a CBF 125.
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Limpeza do respiro do cárter da CBF 125

Post by mix »

Também não te sei dizer qual será o problema.
A caixa de ar tem uma entrada no fundo que vem do motor. Penso que seja para recircular o ar do motor enquanto a mota está fria (para aquecer mais rápido) e para reduzir as emissões, digo eu.
A diferença do filtro original para o que tens agora é que antes esse ar vindo do motor não passava pelo filtro e agora passa. Isso pode fazer com que a sujidade que vem nesses gases de motor se acumule no respiro e seja necessário limpar com maior frequencia, mas isto já sou eu a supor...

[[]]
Image
User avatar
fokemon
CBF 125
CBF 125
Posts: 413
Joined: 21 Jul 2011, 15:12

Re: Limpeza do respiro do cárter da CBF 125

Post by fokemon »

ja percebi o problema. :banghead

tenho que por um filtro no tubo que liga o motor à caixa do filtro de ar, esse tubo é o respiro do carter.

com o filtro como eu tenho pode haver o problema de entrar qualquer coisa por esse tubo para o motor....

a solução é por um filtro no respiro do carter e tapar a entrada na caixa do filtro.

ja comprei o filtro e pra semana ja deve ca estar. depois ponho fotos :rockon

cumps [[]]
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Limpeza do respiro do cárter da CBF 125

Post by mix »

Ya nem me tinha passado pela cabeça que os gases entram e saem por esse tudo lol. Tem lógica... Depois põe fotos de como colocaste o filtro!

[[]]
Image
User avatar
fokemon
CBF 125
CBF 125
Posts: 413
Joined: 21 Jul 2011, 15:12

Re: Limpeza do respiro do cárter da CBF 125

Post by fokemon »

mix wrote:.... Depois põe fotos de como colocaste o filtro![[]]

claro ;) isso nem se pergunta. :lol:

[[]]
jjmaia
Admin
Admin
Posts: 304
Joined: 02 May 2011, 23:06
Contact:

Re: Limpeza do respiro do cárter da CBF 125

Post by jjmaia »

Sim, esse tubo é o respiro do cárter.
Por mim era tira-lo da caixa de ar e meter um filtro para não entrarem impurezas.
Image
Image
User avatar
fokemon
CBF 125
CBF 125
Posts: 413
Joined: 21 Jul 2011, 15:12

Re: Limpeza do respiro do cárter da CBF 125

Post by fokemon »

jjmaia wrote:Sim, esse tubo é o respiro do cárter.
Por mim era tira-lo da caixa de ar e meter um filtro para não entrarem impurezas.

sim, vai ser isso que vou fazer. (quero as coisas feitas como deve ser) ;)


ja comprei o filtro no ebay (parece um K&N em miniatura), ao mesmo tempo tapo a ligação à caixa de ar com uma ponta de tubo fechado.

(igual a este mas em formato de cone)
Image

pra semana mostro o resultado! :mrgreen:

[[]]
RicardoGarcia
A Pé
A Pé
Posts: 5
Joined: 10 Apr 2019, 12:37
Contact:

Re: Limpeza do respiro do cárter da CBF 125

Post by RicardoGarcia »

mix wrote:Boas

Segundo o manual de utilizador deve-se limpar o respiro do cárter em todas as revisões e mais frequentemente quando se anda à chuva ou em plena aceleração.
Ora eu ando à chuva sempre que chove lol

1-Retirar a tampa lateral esquerda. Não é obrigatório retirar os acentos, mas se o fizermos torna-se mais fácil.
Image

O respiro do cárter é uma borrachinha, que pelo menos na minha mota é cor-de-rosa.
Image

2-Com um alicate apertar a braçadeira e puxa-la um pouco para baixo de forma a ser possível puxar, com a mão a borracha cor-de-rosa para baixo.
Image

3-Despejar o depósito, recolocar a borracha e em seguida, com o alicate, a braçadeira.

Demora 5 minutos.

[[]]

Boa tarde;

Bom tutorial; mas sem imagens não serve de muito…
Dá para fazer novo upload?
Post Reply