Substituir Estator CBF 125

Vários tutoriais dos nossos membros e não só, dicas de manutenção e não só para a CBF 125.
User avatar
Blackcbf
125cc
125cc
Posts: 282
Joined: 23 Apr 2014, 21:19
Location: Portalegre

Substituir Estator CBF 125

Post by Blackcbf »

Boa noite amigos

como ja noticiei no forum o Estator da minha CBF cansou-se :(

o principal sintoma é basicamente a falta de Luz quer a frente quer atras

como sou um pouco curioso resolvi eu mesmo proceder ao processo de desmontagem/montagem em casa para poupar algum dinheiro obviamente

entao vou explicar o que fiz passo a passo (nao sei se e o procedimento correto atençao)

1º - Retirar bujao de oleo e retirar o Oleo da Mota

2º - algo que considero muito importante em qualquer processo de desmontagem e que e basicamente desenhar aquilo que vamos desmontar que sera muito util e ja vao perceber porque mais a frente.
caso ja tenham a junta basta desenhar esta e assinalar todos os parafusos na folha que normalmente acompanha as juntas. ( TODOS OS PARAFUSOS DEVEM SER COLOCADOS NA POSIÇAO DO LOCAL ORIGINAL) eu como nao tinha a junta improvisei e saiu isto lol
Image

3º - Retirar tampa do pinhao (para aceder a 2 parafusos escondidos) (podem retirar a crenagem lateral para facilitar o trabalho )

Retirar os parafusos assinalados na imagem (colocar os parafusos no local indicado no desenho da junta)
Image


4º - Retirar todos os parafusos da Tampa do Estator e nao esquecer de os colocar no sitio correto no desenho da junta
Image

o desenho deve ficar assim com os parafusos
Image


5º - depois de retirados todos os parafusos com a ajuda de uma masso de borracha dar leves pancadas na tampa para esta descolar e ser retirada (podem tmb ir ao lado contrario e com algum utensilio dar pancadas que ajudem a soltar a tampa sempre com cuidado para nao danificar nada e pronto a tampa esta aberta
Image

vou agora mostrar o porque de referir tantas vezes para colocarem os parafusos no sitio correto
se repararem ha parafusos com tamanhos diferentes e isto simplemente impede que os parafusos sejam colocados no local errado (faço este processo em tudo o que desmonto )
Image

6º - Retirar os parafusos da imagem
Image

E pronto têm o Estator desacoplado da tampa
Image

Espero ter ajudado caso alguem precise mas espero que ninguem precise :)

Boas curvas a todos

abraço
Jony
CBF 125
CBF 125
Posts: 427
Joined: 24 Dec 2015, 18:14
Location: Olhão

Re: Substituir Estator CBF 125

Post by Jony »

Muito bem explicado, 5*****.
de certeza que vai ajudar muitos...

eu paguei 40€ pela mão de obra, já poupaste uns trocos :lol
User avatar
Blackcbf
125cc
125cc
Posts: 282
Joined: 23 Apr 2014, 21:19
Location: Portalegre

Re: Substituir Estator CBF 125

Post by Blackcbf »

Obrigado ;))

pensando bem e uma vez que mota esta parada acho que vou usar um tutorial que esta aqui e vou afinar as valvulas :D
Jony
CBF 125
CBF 125
Posts: 427
Joined: 24 Dec 2015, 18:14
Location: Olhão

Re: Substituir Estator CBF 125

Post by Jony »

tira também fotos , e as medidas das afinações no palpa folgas.
User avatar
Blackcbf
125cc
125cc
Posts: 282
Joined: 23 Apr 2014, 21:19
Location: Portalegre

Re: Substituir Estator CBF 125

Post by Blackcbf »

acabei por nao mexer nas valvulas porque toda a gente me diz " eh pá isso nao se ouve a bater nao mexas"

é verdade que nao se ouve nada so queria afinar porque começam a ser muitos Km sem ser afinado

nao sei o que diga sobre isso lol
Jony
CBF 125
CBF 125
Posts: 427
Joined: 24 Dec 2015, 18:14
Location: Olhão

Re: Substituir Estator CBF 125

Post by Jony »

Boas, na oficina disseram-me que normalmente deve- se afinar aos 20000km, mas elas poderão desafinar antes.
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Substituir Estator CBF 125

Post by mix »

Obrigado pelo tutorial!!!!
Relativamente às válvulas vais ouvi-las quando desafinarem!

[[]]
Image
User avatar
Blackcbf
125cc
125cc
Posts: 282
Joined: 23 Apr 2014, 21:19
Location: Portalegre

Re: Substituir Estator CBF 125

Post by Blackcbf »

Entretanto e finalmente la chegou a Estator novo ;)))) bem acondicionado tal como referiu o Jony .... o vendedor é 5 estrelas ja o transporte (SEUR) foi uma vez mais uma autentica vergonha mas enfim :S
Image
Image
Image

ja esta montado, ja tenho luz novamente e a bateria esta a carregar bem portanto tudo aponta para que tenha corrido bem ;) foram cerca de 80€ e a coisa resolveu-se ... na Honda seria 3x mais :(
Jony
CBF 125
CBF 125
Posts: 427
Joined: 24 Dec 2015, 18:14
Location: Olhão

Re: Substituir Estator CBF 125

Post by Jony »

Bom serviço, na Honda iam te pedir +- como a mim 222€ +iva=273€ +40€ m. obra=313€.
que é um exagero. :|
User avatar
Blackcbf
125cc
125cc
Posts: 282
Joined: 23 Apr 2014, 21:19
Location: Portalegre

Re: Substituir Estator CBF 125

Post by Blackcbf »

foi uma grande poupança sem duvida e é ate bem simples ;)

agora e pensar num pneu (mais um com as lonas a mostra lol)

fui ver a fatura e fdx meti este em Março mas depois vi os KM e tem quase 9 mil ....fdx tenho andado bem e nem me apercebia disso :D
Post Reply