pois... n sei como fazer as contas com a cremalheira para a velocidade/rotação.
Mas 42/16=2.625. Ou seja se não tiver o raciocino errado, tirar 2.625 dentes da cremalheira é o mesmo que acrescentar 1 dente no pinhão de ataque!
Antes de comprares logo uma cremalheira com menos 2 dentes verifica antes o preço dela pois podes sempre experimentar, para ver se cabe (eu penso que sim) um pinhão de ataque com 18 dentes, que tem mais efeito que tirar 2 dentes e deve sair muito mais barato, para além de ser mais fácil montar!
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Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125
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Re: Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125
Exactamente,
Ou seja:
Rácio original = 42:16 = 2.625
Se colocar um pinhão de ataque com 18 dentes fico com - 42:18 = 2.333
Dividindo pelo rácio original temos: 2.625/2.3333 = 1.125, ou seja, por exemplo a 40km/h com o rácio original, com o pinhão de ataque de 18 dentes, para a mesma rotação fica 40*1.125 = 45km/h.
As contas penso serem estas, mas eu com o pinhão de ataque de 17 dentes, ganhei cerca de 4km/h para a mesma rotação..5km/h parece-me pouco :\
Eu curtia ir por exemplo a 60km/h a 3300RPM
Ou seja:
Rácio original = 42:16 = 2.625
Se colocar um pinhão de ataque com 18 dentes fico com - 42:18 = 2.333
Dividindo pelo rácio original temos: 2.625/2.3333 = 1.125, ou seja, por exemplo a 40km/h com o rácio original, com o pinhão de ataque de 18 dentes, para a mesma rotação fica 40*1.125 = 45km/h.
As contas penso serem estas, mas eu com o pinhão de ataque de 17 dentes, ganhei cerca de 4km/h para a mesma rotação..5km/h parece-me pouco :\
Eu curtia ir por exemplo a 60km/h a 3300RPM
Re: Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125
com o de origem vais em que rotações a 60km/h? e com o de 17 dentes?
Encontrei a formula de cálculo da velocidade real e com diferentes dentes.
Primeiro precisamos de calcular o perímetro do pneu de traz (roda transmissora)
Pneu 100/90 17 (100 mm de largura, 90 % de 100 mm de altura (90 mm) para ser usado em rodas de 17”)
Roda 17 “ = 17 x 25,4 = 431,8 mm
O diâmetro total roda mais pneu será: 431.8 mm + 2* 90,0 mm = 611,8 mm
Logo o perímetro é 3,1415*611.8 mm = 1921,97 mm
A formula para calcular a velocidade é:
v= (RPM x perímetro do pneu x 0,06) / ( Relação primaria x relação final x relação da mudança)
No manual da nossa CBF 125 encontramos
Relação primária: 3,350
Relação final: 42/16 = 2,625
Relação em 5º (por exemplo): 1,038
Logo em 5º a por exemplo 5000 rpm temos:
v= (5000 * 1921,97 * 0.06) / ( 3,350 * 2,625 * 1,038) = 63,2 Km/h
Se mudarmos para um pinhão de 17 dentes ficamos com:
Relação final: 42/17 = 2,4705
v= (5000 * 1921,97 * 0.06) / ( 3,350 * 2,4705 * 1,038) = 67,1 Km/h
Para 18 dentes fica 71.1 Km/h para as 5000rpm
Se as contas tiverem mal ou a formula errada avisem!
PS: estive a "brincar" no exel e com uma relação de pinhão 19 e cremalheira 36, que deve ser uma mota que não arranca a 2 lol para ir a 60Km/h tinhas uma rotação de 3430 rpm. Ou seja 3300 rpm a 60Km/h esquece!
Mas uma relação de 18/40 ou 19/42 (n sei se cabe) que me parece mais realista às 4500 já ias quase a 67km/h enquanto que com o de origem ias a 57Km/h. Para viagem deve ser bem bom!
fonte
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Encontrei a formula de cálculo da velocidade real e com diferentes dentes.
Primeiro precisamos de calcular o perímetro do pneu de traz (roda transmissora)
Pneu 100/90 17 (100 mm de largura, 90 % de 100 mm de altura (90 mm) para ser usado em rodas de 17”)
Roda 17 “ = 17 x 25,4 = 431,8 mm
O diâmetro total roda mais pneu será: 431.8 mm + 2* 90,0 mm = 611,8 mm
Logo o perímetro é 3,1415*611.8 mm = 1921,97 mm
A formula para calcular a velocidade é:
v= (RPM x perímetro do pneu x 0,06) / ( Relação primaria x relação final x relação da mudança)
No manual da nossa CBF 125 encontramos
Relação primária: 3,350
Relação final: 42/16 = 2,625
Relação em 5º (por exemplo): 1,038
Logo em 5º a por exemplo 5000 rpm temos:
v= (5000 * 1921,97 * 0.06) / ( 3,350 * 2,625 * 1,038) = 63,2 Km/h
Se mudarmos para um pinhão de 17 dentes ficamos com:
Relação final: 42/17 = 2,4705
v= (5000 * 1921,97 * 0.06) / ( 3,350 * 2,4705 * 1,038) = 67,1 Km/h
Para 18 dentes fica 71.1 Km/h para as 5000rpm
Se as contas tiverem mal ou a formula errada avisem!
PS: estive a "brincar" no exel e com uma relação de pinhão 19 e cremalheira 36, que deve ser uma mota que não arranca a 2 lol para ir a 60Km/h tinhas uma rotação de 3430 rpm. Ou seja 3300 rpm a 60Km/h esquece!
Mas uma relação de 18/40 ou 19/42 (n sei se cabe) que me parece mais realista às 4500 já ias quase a 67km/h enquanto que com o de origem ias a 57Km/h. Para viagem deve ser bem bom!
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Re: Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125
Eu sei que com tudo original, a 60km/h vamos a 4500RPM!
E sei também outra coisa, que confirmei hoje ao pormenor! 17T no pinhão de ataque (+1 que o original) dá mais 4km/h, para a mesma rotação (isto em 5ª)
Boas contas, batem certo!!
E sei também outra coisa, que confirmei hoje ao pormenor! 17T no pinhão de ataque (+1 que o original) dá mais 4km/h, para a mesma rotação (isto em 5ª)
Boas contas, batem certo!!
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Re: Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125
mix ou jjmaia, moram longe do barbaças? É que precisava de saber 2 coisas: se ele consegue arranjar o pinhão de 18T, e se cabe nas nossas miúdas!!
Se couber. e se conseguir arranjar, ia ficar com um!
Se couber. e se conseguir arranjar, ia ficar com um!
Re: Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125
Arranjar deve arranjar, mas duvido que saiba se cabe ou n... só experimentando eu devia passar por lá na próxima semana para ver as pastilhas de travão, disseram-me k custavam perto de 12eur, tnh k ir ver a marca. Qd lá for pergunto a cena do pinhão!
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Re: Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125
Ok mix, era mesmo porreiro!
Depois diz-me então
Caso não caiba (se conseguires saber isso), perguntavas-lhe se arranjava uma cremalheira de 40 dentes, sff
Depois diz-me então
Caso não caiba (se conseguires saber isso), perguntavas-lhe se arranjava uma cremalheira de 40 dentes, sff
Re: Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125
Eu e o mix devemos ir lá na próxima quarta e vemos isso, eu quero ver do pinhão de 15 dentes
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Re: Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125
Vais fazer mato com ela?