Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125

Vários tutoriais dos nossos membros e não só, dicas de manutenção e não só para a CBF 125.
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125

Post by mix »

pois... n sei como fazer as contas com a cremalheira para a velocidade/rotação.
Mas 42/16=2.625. Ou seja se não tiver o raciocino errado, tirar 2.625 dentes da cremalheira é o mesmo que acrescentar 1 dente no pinhão de ataque!
Antes de comprares logo uma cremalheira com menos 2 dentes verifica antes o preço dela pois podes sempre experimentar, para ver se cabe (eu penso que sim) um pinhão de ataque com 18 dentes, que tem mais efeito que tirar 2 dentes e deve sair muito mais barato, para além de ser mais fácil montar!

[[]]
Image
Daniel Maia
Moderador
Moderador
Posts: 296
Joined: 03 May 2011, 01:11

Re: Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125

Post by Daniel Maia »

Exactamente,

Ou seja:

Rácio original = 42:16 = 2.625

Se colocar um pinhão de ataque com 18 dentes fico com - 42:18 = 2.333

Dividindo pelo rácio original temos: 2.625/2.3333 = 1.125, ou seja, por exemplo a 40km/h com o rácio original, com o pinhão de ataque de 18 dentes, para a mesma rotação fica 40*1.125 = 45km/h.

As contas penso serem estas, mas eu com o pinhão de ataque de 17 dentes, ganhei cerca de 4km/h para a mesma rotação..5km/h parece-me pouco :\

Eu curtia ir por exemplo a 60km/h a 3300RPM
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125

Post by mix »

com o de origem vais em que rotações a 60km/h? e com o de 17 dentes?

Encontrei a formula de cálculo da velocidade real e com diferentes dentes.

Primeiro precisamos de calcular o perímetro do pneu de traz (roda transmissora)
Pneu 100/90 17 (100 mm de largura, 90 % de 100 mm de altura (90 mm) para ser usado em rodas de 17”)
Roda 17 “ = 17 x 25,4 = 431,8 mm

O diâmetro total roda mais pneu será: 431.8 mm + 2* 90,0 mm = 611,8 mm
Logo o perímetro é 3,1415*611.8 mm = 1921,97 mm


A formula para calcular a velocidade é:

v= (RPM x perímetro do pneu x 0,06) / ( Relação primaria x relação final x relação da mudança)

No manual da nossa CBF 125 encontramos
Relação primária: 3,350
Relação final: 42/16 = 2,625
Relação em 5º (por exemplo): 1,038

Logo em 5º a por exemplo 5000 rpm temos:

v= (5000 * 1921,97 * 0.06) / ( 3,350 * 2,625 * 1,038) = 63,2 Km/h

Se mudarmos para um pinhão de 17 dentes ficamos com:
Relação final: 42/17 = 2,4705
v= (5000 * 1921,97 * 0.06) / ( 3,350 * 2,4705 * 1,038) = 67,1 Km/h

Para 18 dentes fica 71.1 Km/h para as 5000rpm

Se as contas tiverem mal ou a formula errada avisem!

PS: estive a "brincar" no exel e com uma relação de pinhão 19 e cremalheira 36, que deve ser uma mota que não arranca a 2 lol para ir a 60Km/h tinhas uma rotação de 3430 rpm. Ou seja 3300 rpm a 60Km/h esquece!
Mas uma relação de 18/40 ou 19/42 (n sei se cabe) que me parece mais realista às 4500 já ias quase a 67km/h enquanto que com o de origem ias a 57Km/h. Para viagem deve ser bem bom!
fonte


[[]]
Image
Daniel Maia
Moderador
Moderador
Posts: 296
Joined: 03 May 2011, 01:11

Re: Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125

Post by Daniel Maia »

Eu sei que com tudo original, a 60km/h vamos a 4500RPM!

E sei também outra coisa, que confirmei hoje ao pormenor! 17T no pinhão de ataque (+1 que o original) dá mais 4km/h, para a mesma rotação (isto em 5ª)

Boas contas, batem certo!!
Daniel Maia
Moderador
Moderador
Posts: 296
Joined: 03 May 2011, 01:11

Re: Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125

Post by Daniel Maia »

mix ou jjmaia, moram longe do barbaças? É que precisava de saber 2 coisas: se ele consegue arranjar o pinhão de 18T, e se cabe nas nossas miúdas!!

Se couber. e se conseguir arranjar, ia ficar com um!
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125

Post by mix »

Arranjar deve arranjar, mas duvido que saiba se cabe ou n... só experimentando eu devia passar por lá na próxima semana para ver as pastilhas de travão, disseram-me k custavam perto de 12eur, tnh k ir ver a marca. Qd lá for pergunto a cena do pinhão!

[[]]
Image
Daniel Maia
Moderador
Moderador
Posts: 296
Joined: 03 May 2011, 01:11

Re: Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125

Post by Daniel Maia »

Ok mix, era mesmo porreiro!

Depois diz-me então ;)

Caso não caiba (se conseguires saber isso), perguntavas-lhe se arranjava uma cremalheira de 40 dentes, sff :drinkingcheers
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125

Post by mix »

Ok tranquilo!

[[]]
Image
jjmaia
Admin
Admin
Posts: 304
Joined: 02 May 2011, 23:06
Contact:

Re: Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125

Post by jjmaia »

Eu e o mix devemos ir lá na próxima quarta e vemos isso, eu quero ver do pinhão de 15 dentes :D
Image
Image
Daniel Maia
Moderador
Moderador
Posts: 296
Joined: 03 May 2011, 01:11

Re: Alteração do Pinhão de ataque da CBF 125

Post by Daniel Maia »

Vais fazer mato com ela? :rolling :rolling

:lol:
Post Reply