Este tutorial não é específico para a CBF125, mas abrangível a todo o tipo de máquinas "ambulantes" com sistema de transmissão por corrente.
Os intervalos de manutenção variam principalmente com as condições meteorológicas e tipos de percursos usados.
Ou seja, quem fizer muita AE, mais depressa a corrente fica seca, sem lubrificação, devido às altas velocidades e o efeito centrífugo, necessitanto de fazer manutenção em períodos de tempo mais reduzidos.
Igualmente para quem faz percursos com zonas poerentas, de terra batida, ou mesmo lama, a corrente irá acumular sujidade e detritos com fartura, pelo que é importante que se faça a devida limpeza, para aumentar o tempo de vida útil da transmissão.
Quem faz muita cidade, sai beneficiado, pois o sistema de transmissão, em princípio, irá manter-se limpo e lubrificado por mais tempo!
Em situações normais, é-nos aconselhado lubrificar a corrente a cada 1000km. Como dito acima, quem fizer muita AE, ou zonas poerentas, deverá encurtar para de 500 em 500km.
Situações que provocam desgaste mais prematuro da corrente:
- Reduções bruscas de caixa
- Acelerações bruscas
- Falta de lubrificação
- Resíduos, detritos, lixo, etc na corrente
- Corrente demasiado esticada, ou com demasiada folga.
Em seguida mostro um processo muito simples de limpar a corrente, demora cerca de 15min, e fica um trabalho bem feito.
Algumas imagens de como estava a corrente depois de 800km da última lubrificação.
Como podem ver, nota-se que foram feitos percursos poerentos, que se traduzem logo em sujidade na corrente.
Ingredientes:
- 1 pincel
- 1 escova (para tirar o lixo mais profundo)
- 0.5L de gasóleo
- Um fundo de uma lata para "aparar" o que sobra da limpeza
Aqui já estava a meio da limpeza
15min a esfregar com o pincel:
Corrente já lubrificada com spray:´
O processo é:
- 15min a passar o pincel na corrente com o gasóleo
- no final ligar a mota, meter a 5ª velocidade, e deixar durante 1min, e no final acelerar até às 4000, 5000RPM, progressivamente.
- deixar 15min a secar
- lubrificar
E fica pronto para mais uns bons km!
Correcta manutenção da corrente de transmissão
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Re: Correcta manutenção da corrente de transmissão
Bom tutorial Daniel!
Essa mota precisava era de um banho antes da limpeza da corrente Andas-te a fazer motocross com ela ou que?
A única diferença daquilo que costumo fazer é que em vez de usar gasóleo para lavar uso WD40. Gasóleo deve ficar mais barato, mas cá em casa não há nada que use gasóleo e WD40 há smpr...
Para além do que fizeste no final costumo passar com um pano, apenas nas laterais da corrente, para tirar o excesso de lubrificante, pois assim a sujidade tem menos onde se agarrar e a lateral da corrente nunca fica tão suja!
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Essa mota precisava era de um banho antes da limpeza da corrente Andas-te a fazer motocross com ela ou que?
A única diferença daquilo que costumo fazer é que em vez de usar gasóleo para lavar uso WD40. Gasóleo deve ficar mais barato, mas cá em casa não há nada que use gasóleo e WD40 há smpr...
Para além do que fizeste no final costumo passar com um pano, apenas nas laterais da corrente, para tirar o excesso de lubrificante, pois assim a sujidade tem menos onde se agarrar e a lateral da corrente nunca fica tão suja!
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Re: Correcta manutenção da corrente de transmissão
Sim, cá por casa é gasóleo agrícola, a 0.90€/L. Para limpar coisas é uma maravilha
É, o meu pai vai com ela para o campo, e faz monte com ela, depois o Daniel lava
Vou começar a fazer isto de 1000 em 1000km
É, o meu pai vai com ela para o campo, e faz monte com ela, depois o Daniel lava
Vou começar a fazer isto de 1000 em 1000km
Re: Correcta manutenção da corrente de transmissão
Tks pelo tutorial, realmente pelas fotos parece novinha
Duvida que fiquei:
Duvida que fiquei:
Fazes isto com a mota no descanso central ? E não há perigo daquilo sair da posição de descanso ?no final ligar a mota, meter a 5ª velocidade, e deixar durante 1min, e no final acelerar até às 4000, 5000RPM, progressivamente.
Re: Correcta manutenção da corrente de transmissão
Lostctrl, eu faço o mesmo mas em 1ª enquanto ponho lubrificante. Não há perigo, e muito menos em quinta que por ser tão longa o motor ia logo abaixo mal a roda tocasse no chão.
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Re: Correcta manutenção da corrente de transmissão
exactamente como o jjmaia referiu. Não há qualquer perigo, até porque o peso, com o descanso central, está situado todo à frente, justamente por causa disso!
O descanso central serve especialmente para fazer a manutenção à corrente
Obrigado lostctrl
O descanso central serve especialmente para fazer a manutenção à corrente
Obrigado lostctrl
Re: Correcta manutenção da corrente de transmissão
Só agora reparei que nas fotos não tens o protector da corrente colocado. Foi só para a limpeza ou costumas andar assim? A mota não fica toda borrada de óleo ao andar?
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Re: Correcta manutenção da corrente de transmissão
Foi só para a limpeza
Re: Correcta manutenção da corrente de transmissão
ao tirar o protector da corrente vi um peq buraco que deve ser para "automatico Corrente lubrificada" mas para mim e mais agua no corrente! ja tapada