Boas! Só queria mostrar o que fiz no outro dia. Foi o meu primeiro trabalho de manutenção da minha mota e de qualquer mota sem ajuda ( apesar de no dia anterior eu e o meu pai já estivessemos a tentar mas tivemos umas problemazitos e nada ficou feito). Decidimos fazer este trabalho por o meu pai detectar uma falta de barulho no funcionamento do motor.
By poltergeyst1 at 2011-07-07
Comecei por tirar os plasticos laterais (os que tao ao lado do tanque e os pretos de forma triangular onde diz CBF125) porque ía precisar de tirar o deposito de combustivel. Nao foi fácil porque nem sempre saem bem dos encaixes e é difícil tirar alguns parafusos que não estão em boas posições.
Há cabos que estão presos nos plasticos laterais ao lado do tanque de combustivel por isso ao puxà-los fora, tirei os cabos dos apoios (abre-se os ganchos e puxa-se para fora os cabos).
Depois tirei o tanque de combustivel e para isso tirei os bancos da frente e de trás. Depois desaperto o parafuso que tá por baixo do banco da frente e o tanque sai (puxa-se pa trás).
By poltergeyst1 at 2011-07-10
Isso foi perigoso porque derramei gasolina ao tirar os tubos do lado esquerdo do tanque, que ligam á bomba de gasolina.Tive que ter alguma coisa á mao para espetar nos tubos e tapar aquilo! Primeiro tirei o tubo do lado de cá, e só depois o do lado de lá. Fiz o inverso ao montar de novo.
Há dois tubos do lado direito do tanque de combustivel que são respiros (acho eu) e vão dar ao fundo da mota. Esses é só puxar fora do tanque sem stress (mas se inclinar o tanque para trás, acho que verte gasolina)
Depois: tirar os parafusos da tampa do motor e tirar a tampa fora. Há uma borrachinha isoladora que depois prendi na tampa com massa. Acho que desaparafusei a buzina antes de fazer isto porque dava mais jeito.
By poltergeyst1 at 2011-07-07
Depois de expôr a arvore de cames removi estes parafusos com uma chave de umbraco. No grande, insiro uma chave de tubo e rodo o motor até que o cilindro esteja no seu ponto mais alto e esteja na fase de compressão da mistura gasosa ar-gasolina (que é quando as duas valvulas estão fechadas e sabemos que está nessa fase porque é dificil continuar a mover o motor porque estamos a comprimir ar e só assim se deve afinar a folga das válvulas). E tem-se que alinhar umas marcas.
By poltergeyst1 at 2011-07-07
By poltergeyst1 at 2011-07-07
Depois precisei de um apalpa-folgas para corrigir as folgas. As folgas são 0.12 mm na valvula de escape e a 0.08mm na valvula de de admissão. Claro que não dá para meter essas medidas porque as laminas do apalpa folgas sao só de no mínimo 0.05 mm e depois de 0.10, 0.15 etc.
By poltergeyst1 at 2011-07-07
By poltergeyst1 at 2011-07-07
Esta tá assim porque no dia anterior tinha-se andado a ajustar sem o cilindro tar na posição certa.
Mexe-se no ajustador e vamos vendo a folga. É um bocado a 'olho' porque as medidas são muito precisas para o material que se tem.
By poltergeyst1 at 2011-07-07
Depois ao fechar tudo fui metendo óleo nas roscas dos parafusos, pró futuro não ficarem presos. A cabeça de alguns já está estragada de serem forçados e outros, nao saem.
Ajuste da folga das válvulas
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Re: Ajuste da folga das válvulas
Sim sr... isso é que é conhecimento para fazer este guia!!! Não me estou a ver com "skills" para fazer isso
Re: Ajuste da folga das válvulas
Grande tutorial!!! Também o estava para fazer quando ajustar as minhas válvulas, mas adiantaste-te
Tenho uma duvida, talvez me possas esclarecer! Neste tutorial francês no final eles falam num parafuso da tampa do motor que se deve desapertar e voltar a apertar... como não pesco nada de francês não percebi muito bem para que serve nem o correcto modo de o fazer.
A única diferença que notei dos tutoriais é uma dica que eles dão é tirar a vela para ser mais facil rodar o motor, pois não faz a compressão do ar... e para se ter a certeza que se está no ponto correcto dar duas voltas ao motor e sentir o local onde prende mais...
Outro reparo que os franceses fazem é que não é obrigatório tirar o depósito, mas se o tirarem facilita o acesso.
Esta manutenção, que duvido que muitas das oficinas oficiais façam em todas as revisões, não é muito complicada de fazer em casa e nas oficinas sai mesmo muito caro!!!
Reparei que o teu tubo de combustível (por onde saiu a gasolina) não tem filtro. Pergunta ao teu pai o que ele acha, mas eu aconselho-te a por um! Andam muitas motas com problemas de bomba entupida, inclusive a minha, por não ter filtro e o revestimento do interior do depósito das nossas motas enferrujar...
Continua com os bons tutoriais
[[]]
Tenho uma duvida, talvez me possas esclarecer! Neste tutorial francês no final eles falam num parafuso da tampa do motor que se deve desapertar e voltar a apertar... como não pesco nada de francês não percebi muito bem para que serve nem o correcto modo de o fazer.
A única diferença que notei dos tutoriais é uma dica que eles dão é tirar a vela para ser mais facil rodar o motor, pois não faz a compressão do ar... e para se ter a certeza que se está no ponto correcto dar duas voltas ao motor e sentir o local onde prende mais...
Outro reparo que os franceses fazem é que não é obrigatório tirar o depósito, mas se o tirarem facilita o acesso.
Esta manutenção, que duvido que muitas das oficinas oficiais façam em todas as revisões, não é muito complicada de fazer em casa e nas oficinas sai mesmo muito caro!!!
Reparei que o teu tubo de combustível (por onde saiu a gasolina) não tem filtro. Pergunta ao teu pai o que ele acha, mas eu aconselho-te a por um! Andam muitas motas com problemas de bomba entupida, inclusive a minha, por não ter filtro e o revestimento do interior do depósito das nossas motas enferrujar...
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Re: Ajuste da folga das válvulas
mix, também fiquei a matutar quando ví aquele parafuso na tampa do motor. Eu não sou profissional de francês, mas pelo que percebi, depois de fecharmos o motor, aquele parafuso deve ser desapertado com uma volta durante um minuto para que ocorra uma espécie de 'purga' e depois apertado de novo. Acho que é um cuidado especial mas não é completamente necessário. A minha pegou á primeira depois do procedimento mas talvez seja melhor perguntares a quem saiba.
Eu não tenho filtro no tubo de combustível mas o meu pai arranja barato aditivos de limpeza e potencia para misturar na gasolina que são da empresa dele. Não sei se oferece protecção contra a ferrugem proveniente do tanque, mas vou-lhe falar disso hoje.
Obrigado pelos bons comentários ao tutorial Tive vários dias a desenvolver o rascunho.
Eu não tenho filtro no tubo de combustível mas o meu pai arranja barato aditivos de limpeza e potencia para misturar na gasolina que são da empresa dele. Não sei se oferece protecção contra a ferrugem proveniente do tanque, mas vou-lhe falar disso hoje.
Obrigado pelos bons comentários ao tutorial Tive vários dias a desenvolver o rascunho.
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Re: Ajuste da folga das válvulas
pois mas adeus garantia para ajustar a folga so presisavas de tirar os parafusos da tampa lateral esquerda lol
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- Triciclo
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Re: Ajuste da folga das válvulas
A garantia ajusta-me as folgas? Eu tou farto de dizer ao meu pai para reclamarmos a garantia nisto e naquilo e ele sempre a dizer que a garantia não faz nada doque eu quero! nos tambem n tinhamos certeza se elas tavam mal ajustadas.cbf125power wrote:pois mas adeus garantia para ajustar a folga so presisavas de tirar os parafusos da tampa lateral esquerda lol
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Re: Ajuste da folga das válvulas
Eish.... a mota toda depenada... lol, grande trabalheira, eu nunca vou fazer nada disto 1º porque não sei 2º porque sempre que desmonto algo sobram-me peças...
Abraços,
joão gomes
Abraços,
joão gomes
CBF; C de Confortável; B de Bestial ; F e Fantástica --> esta é a explicação das iniciais do modelo da nossa mota!!
Re: Ajuste da folga das válvulas
Tenho um parafuso moído na carenagem esquerda, logo em 10000 km nunca a retiraram e logo nunca ajustaram a folga das valvulas.CarlosCBF125 wrote:A garantia ajusta-me as folgas? Eu tou farto de dizer ao meu pai para reclamarmos a garantia nisto e naquilo e ele sempre a dizer que a garantia não faz nada doque eu quero! nos tambem n tinhamos certeza se elas tavam mal ajustadas.cbf125power wrote:pois mas adeus garantia para ajustar a folga so presisavas de tirar os parafusos da tampa lateral esquerda lol
Pagamos uma batelada para mudarem o óleo em 15 minutos.
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Re: Ajuste da folga das válvulas
Pois, a minha com 14 000km, também nunca me afinaram as válvulas. Quando lhe falei disso, ele disse-me que isso só é feito quando eu sentir consumos mais altos, rateres, e diminuição da potência (óbvio que não é algo que se note muito), mas... no manual não diz que é aos 8000km?