Ajuste da folga das válvulas

Vários tutoriais dos nossos membros e não só, dicas de manutenção e não só para a CBF 125.
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Ajuste da folga das válvulas

Post by mix »

No manual diz que as válvulas têm de ser afinadas sempre que for à revisão. Ou seja de 4 em 4 mil!

[[]]
Image
eu_c4
50cc
50cc
Posts: 118
Joined: 02 Sep 2011, 13:04

Re: Ajuste da folga das válvulas

Post by eu_c4 »

mix wrote:No manual diz que as válvulas têm de ser afinadas sempre que for à revisão. Ou seja de 4 em 4 mil!

[[]]
exactamente
:+1
User avatar
durao
Admin
Admin
Posts: 668
Joined: 27 Aug 2011, 08:42
Location: Almada / Lisboa
Contact:

Re: Ajuste da folga das válvulas

Post by durao »

Bem a minha aos 1000 levou este procedimento. Deve ter sido por isso que demorou umas duas horas e meias com muda de óleo e lavagem.
User avatar
JPoli
Triciclo
Triciclo
Posts: 23
Joined: 24 Oct 2011, 19:53

Re: Ajuste da folga das válvulas

Post by JPoli »

Carlos posso dizer q fiquei impressionado, é caso para dizer "Do melhor" :-) se fosse eu sobrava peças, qdo um dia tiver um problema deste, o melhor é mesmo leva-la à oficina lol lol
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Ajuste da folga das válvulas

Post by mix »

Boas. Hoje estive a afinar as válvulas da minha montada e fiquei com uma duvida. Quando se roda o motor até à marca do T e para se saber que o motor encontra-se na fase de compressão os martelos das válvulas devem mexer (ter folga). Se voltarmos a dar uma volta de novo até à marca T os martelos já não devem abanar.
Eu para ter a certeza de que estava na fase de compressão fartei-me de rodar o motor para ver se encontrava as duas fazes, mas sempre que encontrava o T as válvulas tinham folga... Tentei rodar o mais suave possível, mas deu-me a ideia que ao dar uma volta completa o motor dava um "salto" e não conseguia fazer com que parasse nessa zona onde deveria ter o T e onde as válvulas deveriam estar fechadas (sem folga). Isto é normal?
A folga da válvula de escape estava perfeita e a de admissão estava uns 0,02mm a mais, ou seja 0,1mm (o que fica dentro dos parâmetros), mas como queria experimentar afinei para os 0.08. Não é fácil com o depósito a atrapalhar pois ficasse com pouquíssimo espaço para as ferramentas, embora seja algo muito simples de se fazer!
Fui dar uma volta e passei dos 110Km/h facilmente por isso ta tudo a funcionar correctamente :bouncyyellow Se amanhã tiver tempo volto a abrir para confirmar que ainda está tudo com a devida folga!

[[]]
Image
User avatar
durao
Admin
Admin
Posts: 668
Joined: 27 Aug 2011, 08:42
Location: Almada / Lisboa
Contact:

Re: Ajuste da folga das válvulas

Post by durao »

VocÊs são uns peritos para fazer isso em casa!

Eu já montar o alarme andei de volta daquilo dois dias.... mexer no motor é que não :)
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Ajuste da folga das válvulas

Post by mix »

Não é complicado. Se vires os tutoriais com calma qualquer pessoa consegue fazer na boa. Tens é de ter as ferramentas necessárias!

[[]]
Image
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Ajuste da folga das válvulas

Post by mix »

Um video que pode ajudar em alguma coisa.



[[]]
Image
inverse
125cc
125cc
Posts: 322
Joined: 01 Jan 2012, 20:04
Location: Penafiel

Re: Ajuste da folga das válvulas

Post by inverse »

Por acaso os meus consumos aumentaram bastante nestes ultimos meses, o que me tem deixado espantado quando faço as contas, nunca me fizeram isto, apesar de ter poucos km apenas 5 mil, na proxima revisao irei perguntar acerca disto...
Inverse - CBF125 Branca 18-04-12

Image
User avatar
Fabio Baiao
125cc
125cc
Posts: 230
Joined: 14 Jun 2012, 19:41
Location: Pinhal Novo

Re: Ajuste da folga das válvulas

Post by Fabio Baiao »

Isso é indicador de necessidade de afinação, na revisão dos 8 mil fazem a afinação das válvulas.
A minha só começou a aumentar os consumos lá para os 6 mil.
Fábio Baião
Pinhal Novo
HondaCBF125
Post Reply