Substituição das Pastilhas de Travão da CBF 125

Vários tutoriais dos nossos membros e não só, dicas de manutenção e não só para a CBF 125.
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Substituição das Pastilhas de Travão da CBF 125

Post by mix »

Boas, aqui fica um tutorial de como substituir as pastilhas do travão da frente da CBF 125.
Primeiro é preciso saber se é ou não necessário substituir as pastilhas. Para isso basta espreitar para dentro da pinça de travão e junto ao disco dá para ver a altura que cada pastilha ainda tem. Se já tiver muito pouco é porque está na altura de as trocar.

Na imagem que se segue dá para ter uma ideia das pastilhas novas e das usadas, já com mais de 9 mil Km.
Elas ainda duravam mais uns 2mil Km, mas como fui fazer uma viagem longa (férias) com pendura achei melhor trocar.
Image
Image
Desculpem a qualidade das imagens, mas foi de tlm...

1-Para as trocar basta desapertar um pouco o parafuso da esquerda, o mais pequeno (1), para "soltar" as pastilhas e posteriormente desapertar totalmente os outros 2 parafusos de apoio da pinça de modo a retirá-la, puxando-a para a esquerda.
Image

2-Uma vez retirada a pinça verificar a que lado pertence cada pastilha, visto serem diferentes, e acabar de desapertar o parafuso mais pequeno, de forma a retirar as pastilhas antigas.

O interior da pinça sem as pastilhas fica com este aspecto.
Image

3-Apertar a manete do travão para que os cilindros venham para fora e com um pano limpar os cilindros. (Há quem use óleo de travão para limpar os cilindro)


4-Com a mão ou uma chave e um pano empurrar os dois cilindros para dentro de modo a ter espaço para encaixar as pastilhas novas. É preciso ter um pouco de força nos dedos para empurrar para dentro.

Eu comprei numa oficina da minha zona estas pastilhas por 11.5€ (já fiz mais de 2mil Km com elas e travam tão bem como as de origem)

Encaixar as pastilhas na pinça e segura-las com o parafuso mais pequeno, mas não apertar totalmente.
Abrir um espaço entre as pastilhas para o disco e coloca-las no local.

5-Apertar os dois parafusos grandes (2 e 3) e finalmente acabar de apertar o mais pequeno (1).
Image

6-Apertar a manete de travão varias vezes até sentir que já está tudo no local.

7-Nos primeiros Km não fazer travagens bruscas!

Esta manutenção na Honda com a mão de obra deve custar perto dos 50€! :eek

[[]]
Image
User avatar
CrazyBomber
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 46
Joined: 23 Aug 2011, 12:33

Re: Substituição das Pastilhas de Travão da CBF 125

Post by CrazyBomber »

Excelente :)
Só de ler os vossos tutoriais já me sinto quase pronto para ser eu a fazer as revisões à mota :D
fapoc
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 29
Joined: 18 Aug 2011, 21:26

Re: Substituição das Pastilhas de Travão da CBF 125

Post by fapoc »

Bom tutorial. Parabéns. :mrgreen:

Eu se não fosse a garantia fazia as revisões todas à mota, mas enfim... Depois se tenho algum problema entalam-me logo.
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Substituição das Pastilhas de Travão da CBF 125

Post by mix »

Não é assim tão linear. Podes sempre fazer tu as revisões e legalmente não perdes a garantia. O problema é que depois eles podem vir dizer que não fizeste a manutenção adequada ou que a fizeste mal... De qualquer forma trocar de pastilhas, filtro de ar, lâmpadas, entre outras eles não podem dizer nada.
Desde que continues a ir lá trocar o óleo e a deixar uma porrada de $ para carimbar o livro, a garantia ta assegurada, poupas uns trocos e as manutenções feitas por ti ficam melhores, ou pelo menos são feitas com mais amor! :D

PS: Esqueci-me de referir que mudar as pastilhas na honda custa perto dos 50€ já com a mão de obra, eu gastei 11.5€

[[]]
Image
fapoc
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 29
Joined: 18 Aug 2011, 21:26

Re: Substituição das Pastilhas de Travão da CBF 125

Post by fapoc »

Pois. É uma GRANDE diferença.

Eu até no meu carro faço muita coisa em casa... Só não consigo por pneus nas jantes, porque o resto faço quase tudo.
Lostctrl
125cc
125cc
Posts: 304
Joined: 26 May 2011, 22:06
Location: Vila Nova de Gaia

Re: Substituição das Pastilhas de Travão da CBF 125

Post by Lostctrl »

mix wrote:Esqueci-me de referir que mudar as pastilhas na honda custa perto dos 50€ já com a mão de obra, eu gastei 11.5€
Xiça que diferença abismal, dá que pensar isto. Também julgo que a garantia não se vai perder só porque mudaste umas pastilhas à mota fora do concessionário oficial, mas gostaria de poder confirmar esta situação de alguma forma.

Btw, excelente tutorial :+1 Obrigado
Honda CBF 125 Image
eu_c4
50cc
50cc
Posts: 118
Joined: 02 Sep 2011, 13:04

Re: Substituição das Pastilhas de Travão da CBF 125

Post by eu_c4 »

muito bom tutorial ! Parabens!!!
User avatar
tonybigt
50cc
50cc
Posts: 99
Joined: 16 Sep 2011, 18:00

Re: Substituição das Pastilhas de Travão da CBF 125

Post by tonybigt »

excellente explicaçao :+1
ja agora aonde comprou as pastilhas? e quanto? :biker


:drinkingcheers :blue :drinkingcheers
Image
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Substituição das Pastilhas de Travão da CBF 125

Post by mix »

Numa oficina de motas da tua zona! Decerto que têm pastilhas!
As minhas foram 11.50€

[[]]
Image
User avatar
tonybigt
50cc
50cc
Posts: 99
Joined: 16 Sep 2011, 18:00

Re: Substituição das Pastilhas de Travão da CBF 125

Post by tonybigt »

:rockon
Image
Post Reply