Instalar filtro K&N e filtro do cárter.

Vários tutoriais dos nossos membros e não só, dicas de manutenção e não só para a CBF 125.
User avatar
jorgeoliveira
CBF 125
CBF 125
Posts: 855
Joined: 20 Nov 2012, 19:43
Location: Tocha

Re: Instalar filtro K&N e filtro do cárter.

Post by jorgeoliveira »

malta que já meteu filtro cónico.
qual o diametro do filtro cónico para a cbf?metem-lhe liquido de lubrificação? qual?
fhanity
Moderador
Moderador
Posts: 1007
Joined: 02 Jul 2011, 00:26

Re: Instalar filtro K&N e filtro do cárter.

Post by fhanity »

o meu e uma fina camada de WD40 embora nao seja o correcto. diametro nao te sei dizer so vendo, mas pode ser q alguem saiba de cabeça.
User avatar
jorgeoliveira
CBF 125
CBF 125
Posts: 855
Joined: 20 Nov 2012, 19:43
Location: Tocha

Re: Instalar filtro K&N e filtro do cárter.

Post by jorgeoliveira »

queria trocar o meu e meter um na mota a ver se arranjo a curva em pvc
fhanity
Moderador
Moderador
Posts: 1007
Joined: 02 Jul 2011, 00:26

Re: Instalar filtro K&N e filtro do cárter.

Post by fhanity »

jorgeoliveira wrote:queria trocar o meu e meter um na mota a ver se arranjo a curva em pvc
maxmat, aki, leeroy, a medida nao te sei dizer ao certo mas compras o filtro e leva-lo a loja e experimentas, foi o que eu fiz.
tiagolourenco20
Moderador
Moderador
Posts: 2145
Joined: 17 Apr 2012, 12:53
Location: Odivelas

Re: Instalar filtro K&N e filtro do cárter.

Post by tiagolourenco20 »

jorgeoliveira wrote:malta que já meteu filtro cónico.
qual o diametro do filtro cónico para a cbf?metem-lhe liquido de lubrificação? qual?
Meti este http://www.knfilters.com/search/product ... od=rc-1060

E comprei o kit da K&N de limpeza e lubrificação do filtro
CBR 250R - Odivelas
Image
2012-2014 CBF 125
2014-2016 CBR 250R
Actualmente NC750X
RicardoGarcia
A Pé
A Pé
Posts: 5
Joined: 10 Apr 2019, 12:37
Contact:

Re: Instalar filtro K&N e filtro do cárter.

Post by RicardoGarcia »

tiagolourenco20 wrote:Neste tutorial vou explicar como instalar o filtro k&n e também o filtro do cárter.
Como tenho o filtro instalado à algum tempo e não tirei fotos, vou aproveitar fotos que existem neste forum e noutros para explicar, espero que seja elucidativo.

Remover a caixa de ar
Está tudo explicado neste tutorial: Remover a caixa de ar

Ligar curva pvc

Como o tubo da caixa de ar é mole aconselho a utilizarem uma curva de pvc para ficar uma ligação em condições e claro apertar com abraçadeiras
Image

Lubrificar o filtro

O filtro já vem lubrificado de origem, mas aconselham a dar uma lubrificação exta.

Neste link explica como limpar e lubrificar o filtro caso tenham duvidas.

Ligar o filtro à curva de pvc

Image

Este passo é opcional, remover a rede de alumínio da caixa de ar.

Removi a rede porque dá jeito para limpar o filtro sem ser preciso desmontar tudo

Image

Fechar a caixa e voltar a por a caixa no sitio.

Instalar o filtro do cárter.

Com o tempo o óleo que está no filtro começa a escorrer para a caixa e correm o risco de entrar para dentro do cárter, por isso é melhor desligar o tubo do cárter da caixa de ar e tapar o buraco.

O filtro do cárter pode ser ligado directamente ao motor ou ligado ao tubo do cárter.
Eu optei por ligar ao tubo por ficar mais protegido da água, podem utilizar um tubo de pvc para ligar ao interior do tubo que irá torna-lo rijo para que seja efectuada uma ligação sólida.

Image

Montar tudo em ordem inversa.


Opcional

Como têm tudo desmontado se quiserem tapar a caixa de ressonância é só por fita cola na ligação da caixa de ressonância.
Ao taparem vão notar um ronco um pouco maior, a nível de performance não notei diferença.
Image



Os filtros e o kit de limpeza podem ser comprados nos links abaixo:

-Filtro ar K&N
-Filtro carter
-Kit limpeza

Boas; Bom tutorial mas imagens já não estão disponíveis. Precisava de ver a dita curva em PVC e qual o filtro para o Carter (e a sua localização). Alguém pode facultar um exemplo?
RicardoGarcia
A Pé
A Pé
Posts: 5
Joined: 10 Apr 2019, 12:37
Contact:

Re: Instalar filtro K&N e filtro do cárter.

Post by RicardoGarcia »

Alguém pode dar exemplo do filtro e da ligação?

No início deste tópico o utilizador refere:

"Instalar o filtro do cárter.

Com o tempo o óleo que está no filtro começa a escorrer para a caixa e correm o risco de entrar para dentro do cárter, por isso é melhor desligar o tubo do cárter da caixa de ar e tapar o buraco.

O filtro do cárter pode ser ligado directamente ao motor ou ligado ao tubo do cárter.
Eu optei por ligar ao tubo por ficar mais protegido da água, podem utilizar um tubo de pvc para ligar ao interior do tubo que irá torna-lo rijo para que seja efectuada uma ligação sólida."

Já vi que no fundo da caixa existe um pequeno orifício que liga a um tubo que vai á caixa de velocidades (talvez seja o Carter).

Que tipo de filtro? Onde colocar? Fotos seriam úteis.
Post Reply