Rodagem

Tens algum problema e precisas de ajuda com a tua CBF 125? É aqui mesmo!
User avatar
tyalex
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 25
Joined: 19 Feb 2013, 21:28
Location: Estreito

Rodagem

Post by tyalex »

malta aki muita gente diz que os primeros kms devem de ser feitos com calma bla bla e que nao se deve passar a altas rotaçoes, agora fiquei seriamete preocupado, eu nos 1os 500kms tive alguma atençao depois disso fazia uma conduçao normal andava na ordem dos 90/100 fora das localidades sera que fiz mal a rodagem ao motor? ha alguma forma de saber isso? os gajos da Honda em castelo branco dizem que a mota esta fixe mas estou com essas duvidas, o que é certo a mota nao passa muito dos 100/115km/h mas isso acho que todas é na mesma falando real tambem estou a penser meter um pinhao de 17 dentes, ha alguem que o fez? e resultados?alem disso como eu faço mais km fora tou a pensar meter uma vela de velocidade como fala no manual, que me dizem? mais uma forma de gastar dinheiro ou da algum resultado? :biker boas curvas companheirosdigam algo
Tiago A. M. Gonçalves
boa onda
50cc
50cc
Posts: 186
Joined: 04 Jul 2012, 23:19

Re: Rodagem

Post by boa onda »

Quanto á rodagem eu tambem não tive paxorra e tambem não esquento o passarinho com essa ideia. No que toca ao pinhão de 17dentes o caso muda de figura pois para mim a moto não tem força para os 17dentes. Fica mais lenta em tudo menos em ingremes descidas. Contudo esse acessorio custa apenas 4eur.
Abrç
User avatar
AlonsoF1
Moderador
Moderador
Posts: 2556
Joined: 16 Jan 2013, 19:48
Location: Povoa de Santa Iria
Contact:

Re: Rodagem

Post by AlonsoF1 »

Os primeiros 500 kms andei com calma. Depois até aos 1000 kms, acelerava um pouco para a mota ir-se habituando a mais rotação. Agora já levo a mota como quero. Em todos os veículos é preciso fazer esse período de rodagem obrigatoriamente.
Yamaha MT 07 Matt Grey :rockon - Povoa de Santa Iria
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Rodagem

Post by mix »

A rodagem principal são os primeiros 500km. Obviamente que se tiverem cuidados até aos 1000km melhor.
A diferença de uma boa ou má rodagem só se irá notar quando tiverem muitos km, mais de 10mil. Os problemas mais comuns é a mota começa a beber óleo e o desgaste mais rápido de algumas peças.

[[]]
Image
User avatar
JoãoPaulo
50cc
50cc
Posts: 108
Joined: 17 Nov 2012, 00:27
Location: Coimbra

Re: Rodagem

Post by JoãoPaulo »

À partida, se for uma mota para durar 4 anos, podes simplesmente esquecer que existe uma coisa chamada rodagem, se for para durar mais um bocadinho convém levar a rodagem mais a sério.
Quanto à vela não percebo muito.
O pinhão de 17 dentes vai fazer com que o motor faça menos rotações para a mesma velocidade, o que melhora os consumos da mota (ganhas sempre alguma velocidade de ponta mas não muita). É bom para quem anda a velocidades mais altas - AE, etc. Para quem anda na cidade não é tanto porque perde força no arranque (o motor tem que fazer mais esforço para a mota iniciar marcha)
_-WolfMan-_
125cc
125cc
Posts: 249
Joined: 16 Apr 2013, 22:15

Re: Rodagem

Post by _-WolfMan-_ »

Qual é a melhor forma de fazer uma rodagem em condições, para que a moto fique no seu melhor?

Quando sai do stand, disseram-me: Nao passes dos 80 Kmh, e tenta não trocar as mudanças acima das 6000 rpm.

Tenho estado a fazer a rodagem desta forma... Está correta a rodagem q estou a fazer?

Outra questão: No Stand disseram-me que a goma dos pneus dura uns 20 ou 30 Kms, mas já tenho lido que convém andar uns 200 Kms para a goma sair toda... Estou um pouco apreensivo com esta questão...

Obrigado ;)
BLACK PEARL

Image
User avatar
AlonsoF1
Moderador
Moderador
Posts: 2556
Joined: 16 Jan 2013, 19:48
Location: Povoa de Santa Iria
Contact:

Re: Rodagem

Post by AlonsoF1 »

Sim, a rodagem que te disseram está correcta. Se ela passar das 6000 rpm que seja numa descida em que não sejas tu a puxar punho.
A goma que demora um pouco. Com os 20/30 quilometros sai uma boa parte. Mas ainda continua. Não abuses até aos 100 quilometros.

Sent from my ST23i using Tapatalk 2
Yamaha MT 07 Matt Grey :rockon - Povoa de Santa Iria
Lostctrl
125cc
125cc
Posts: 304
Joined: 26 May 2011, 22:06
Location: Vila Nova de Gaia

Re: Rodagem

Post by Lostctrl »

Outra recomendação que devemos ter em atenção para além de tudo que foi referido : fazer tudo com calma. Evitar acelerações bruscas, travagens a fundo, reduções de velocidade que esforcem a caixa. Tudo isto deve ser feito com alguma calma de forma aos materiais que compoem a vossa mota se possam adaptar e "acamar". Até podem ultrapassar as 6K nas rotações desde que nao seja de uma forma brusca (de preferencia numa 5ª) e que seja por pouco tempo.

Cumprimentos
Honda CBF 125 Image
User avatar
AlonsoF1
Moderador
Moderador
Posts: 2556
Joined: 16 Jan 2013, 19:48
Location: Povoa de Santa Iria
Contact:

Re: Rodagem

Post by AlonsoF1 »

Lostctrl wrote:Outra recomendação que devemos ter em atenção para além de tudo que foi referido : fazer tudo com calma. Evitar acelerações bruscas, travagens a fundo, reduções de velocidade que esforcem a caixa. Tudo isto deve ser feito com alguma calma de forma aos materiais que compoem a vossa mota se possam adaptar e "acamar". Até podem ultrapassar as 6K nas rotações desde que nao seja de uma forma brusca (de preferencia numa 5ª) e que seja por pouco tempo.

Cumprimentos
True ;)

Sent from my ST23i using Tapatalk 2
Yamaha MT 07 Matt Grey :rockon - Povoa de Santa Iria
Rautapc
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 28
Joined: 09 Apr 2013, 21:26

Re: Rodagem

Post by Rautapc »

Andei sempre a fundo desde o primeiro km, ja vai a 10.000 nunca tive problemas, mais acho que abusei.
Rautapc
Post Reply