Enfim... a minha CBF 125 de 2013 com 819km acabou de ir para a oficina em cima de um reboque.
Hoje ao vir do trabalho (e já perto de casa), reparei que quando apertei a embraiagem as rotações caíram a pique e a mota desligou-se. Só se mantinha o motor ligado se estivesse sempre a acelerar?!?!?
Não percebo nada de mecânica, acho que a sorte é ainda estar na garantia!
O estranho é que quando a punha a trabalhar com o arranque eléctrico ela mantinha-se a trabalhar certinha sem ser preciso eu acelerar, mas quando metia a 1ª, 2ª e andava um bocadito, o motor morria sempre que eu não acelerava se a metesse em ponto morto (ou accionasse a embraiagem).
Amanhã ligo para a oficina a ver o que me dizem...
Isto já aconteceu a alguém???
Motor desliga-se.
Motor desliga-se.
CBF 125 2013 Vermelha --> Linha de Sintra
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Re: Motor desliga-se.
É estranho, existe alguma coisa a fazer força no motor.
Isso aconteceu-me uma vez quando estava a tentar adiantar um pouco o ponto do motor mas nesse caso foi provocado por mim.
Quando a corrente de comando salta um dente pode acontecer isso, mas não tem ligação directa com a embraiagem...
Isso aconteceu-me uma vez quando estava a tentar adiantar um pouco o ponto do motor mas nesse caso foi provocado por mim.
Quando a corrente de comando salta um dente pode acontecer isso, mas não tem ligação directa com a embraiagem...
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Re: Motor desliga-se.
Pode ser tanta coisa.. mas tão simples como o sensor de estacionamento defeituoso.
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Re: Motor desliga-se.
Não me acredito muito no sensor, porque a acção do sensor não muda quando carregas na embraiagem nem quando aceleras.eblase wrote:Pode ser tanta coisa.. mas tão simples como o sensor de estacionamento defeituoso.
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Re: Motor desliga-se.
alguém sabe alguma coisa sobre este assunto ou morreu? é que a minha faz o mesmo, e eu desconfio que é da vela. Na revisão dos 8000km mudaram a vela, e desde então o problema mantem-se. Tem 2 fases. A frio, com a mota parada e mudança engatada o relantim anda na casa das 3000/4000 rpm, só quando desengato é que a rotação cai para o normal. Depois a quente o relantim fica muito baixo, e por vezes a mota vai mesmo abaixo.
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Re: Motor desliga-se.
Não houve mais nenhum desenvolvimento, mas experimenta tirar a vela, limpa-la e ver a folga.
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Re: Motor desliga-se.
Já fiz. Tinha 0.9, meti a 0.8. O manual diz entre 0.9 e 0.8. Limpei. Ate meti uma esguichadela de wd40 no cabo da vela que engata na vela. A vela é a NGK CPR8EA - 9, recomendada para altas temperaturas, e realmente eu ando sempre na casa das 7000rpm, mas as viagens que faço são curtas, de 15kms. Será que tenho de trocar para uma vela 'standard'?tiagolourenco20 wrote:Não houve mais nenhum desenvolvimento, mas experimenta tirar a vela, limpa-la e ver a folga.
Re: Motor desliga-se.
Nunca tive qualquer problema destes. E tenho a NGK.
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Re: Motor desliga-se.
A mim aconteceu-me 2\3 vezes, mas eu desligava a chave e voltava a ligar e já voltava a funcionar
Re: Motor desliga-se.
Ora bem, hoje lá troquei a NGK CPR8EA-9 (recomendada para altas temperaturas), pela NGK CPR7EA-9 (Standard). Ainda não deu para ter a certeza, mas aparentemente a mota já não vai abaixo. No entanto continua o problema do relantim que quando vou pra parar num stop ou num semáforo, nem sempre quando carrego na embraiagem o relantim fica logo estável ás 1500/1600rpm. Aquilo que me aconteceu (e á noite nota-se bem porque a luz vai abaixo) é que quando paro, o relantim por vezes cai ás 1100/1200rpm, e passado 2 ou 3 segundos lá volta aos normais 1500/1600. Tendo em conta que o meu sistema elétrico é o normal que vem com a mota, isto é 'normal' ou supostamente quando se carrega na embraiagem o relantim não deve ir abaixo das 1500/1600??