boas malta....
hoje a tarde ao chegar a casa pouco antes de estacionar na garagem fiquei sem luzes...
desligou-se tudo e nao voltaram a ligar. a luz da frente,a traseira e a iluminacao do quadrante nao da. so liga q luz de neutro e a do motor.
que sera?
tnho a instalacao de 2 reles do jjmaia.
sem luzes
Re: sem luzes
já fui dar uma vista de olhos e a coisa não agradou!!
assim que pus a mota a trabalhar sem o assento traseiro começou a cheirar a queimado. olhei mais atento e o ligador assinalado na imagem estava a derreter
troquei os 2 reles por 2 novos e nada!! tudo na mesma. fios super quentes especialmente o que vem do travão de pé!!
so volto a precisar da moto segunda feira , alguem tem uma dica do que poderá ser.
tou a ver que terei que reverter a instalaçao para AC
Help
assim que pus a mota a trabalhar sem o assento traseiro começou a cheirar a queimado. olhei mais atento e o ligador assinalado na imagem estava a derreter
troquei os 2 reles por 2 novos e nada!! tudo na mesma. fios super quentes especialmente o que vem do travão de pé!!
so volto a precisar da moto segunda feira , alguem tem uma dica do que poderá ser.
tou a ver que terei que reverter a instalaçao para AC
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Last edited by fokemon on 16 Jan 2014, 13:47, edited 1 time in total.
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Re: sem luzes
Está visto que não tens fusível no circuito.
Mesmo tirando os relés podes ficar na mesma sem luzes.
Se os fios estão quentes tens um consumo exagerado, que quase certeza não é causado pelos relés.
Tens multímetro?
Mesmo tirando os relés podes ficar na mesma sem luzes.
Se os fios estão quentes tens um consumo exagerado, que quase certeza não é causado pelos relés.
Tens multímetro?
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Re: sem luzes
tenho um fusivel no fio que vem do travao de pe, tal e qual como o jjmaia recomendou na altura. o fusivel e de 30.
fiz a instalaçao passo a passo e funcionou sempre bem, durante quase 2 anos.
nao tenho multimetro, mas posso comprar (mas nao o sei usar ) se me deres umas dicas.
qual sera a causa entao?
fiz a instalaçao passo a passo e funcionou sempre bem, durante quase 2 anos.
nao tenho multimetro, mas posso comprar (mas nao o sei usar ) se me deres umas dicas.
qual sera a causa entao?
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Re: sem luzes
O fusível está no sitio errado, no fio do travão tinhas de ter um fusível de menor amperagem, tipo 0.5A. No fio que leva os 12V para as luzes é que devias ter esse de 30A.
Não consigo perceber bem o que está escrito na imagem.
Mas o consumo exagerado deve estar no pino 87a do relé 2, que é o relé que vai alimentar as luzes.
Sabes utilizar o multímetro?
Se souberes podes fazer estes testes:
Metes o fio preto num ponto metálico da mota, podes testar se tens uma boa massa no borne negativo da bateria, se der 12V é um bom ponto.
Depois o fio vermelho vais fazer o seguinte:
-Tiras o relé 1 e medes no suporte
pino 30, tens que ter 12V.
pino 86 - 0V
pino 85 com a mota ligada 12V
Se correcto, tiras o relé 2 e metes o relé 1
Mota ligada, pino 30 - 12V
85 - 0V
86- 0V
Se correcto, desligas o fio que está no pino 87a e metes a tensão à saída do relé, tem que ter 12V.
Se tudo correcto, tens consumo exagerado no circuito a seguir.
Portanto medir corrente.
Fio vermelho do multímetro à saída do relé 2 (pino 87a), fio preto no fio que segue para as luzes, multímetro a medir corrente (A)
Com a mota desligada deves não deves ter consumo, com a mota ligada vais ter consumo, se estiver tudo normal deve ser menor que 5A (Não fiz contas mas deve ser um valor razoável)
Se tiveres muito mais tens aí problema.
Nota:
No multímetro normalmente tens 2 pinos para medir correntes, um para correntes fracas mA, e outro para mais fortes A, tens que por o fio vermelho no pino para correntes mais fortes.
Tem atenção à corrente máxima que o multímetro lê, se for de 20A e tiveres correntes maiores o fusível do multímetro pifa.
Outra solução para medires correntes é testares com vários valores de fusível no fio que leva a alimentação para as luzes.
Mais uma solução.
Ligas uma lâmpada incandescente de 12V entre o fio que sai do relé e o fio que vai para as luzes, se a lâmpada acender é porque tens um curto-circuito.
Não consigo perceber bem o que está escrito na imagem.
Mas o consumo exagerado deve estar no pino 87a do relé 2, que é o relé que vai alimentar as luzes.
Sabes utilizar o multímetro?
Se souberes podes fazer estes testes:
Metes o fio preto num ponto metálico da mota, podes testar se tens uma boa massa no borne negativo da bateria, se der 12V é um bom ponto.
Depois o fio vermelho vais fazer o seguinte:
-Tiras o relé 1 e medes no suporte
pino 30, tens que ter 12V.
pino 86 - 0V
pino 85 com a mota ligada 12V
Se correcto, tiras o relé 2 e metes o relé 1
Mota ligada, pino 30 - 12V
85 - 0V
86- 0V
Se correcto, desligas o fio que está no pino 87a e metes a tensão à saída do relé, tem que ter 12V.
Se tudo correcto, tens consumo exagerado no circuito a seguir.
Portanto medir corrente.
Fio vermelho do multímetro à saída do relé 2 (pino 87a), fio preto no fio que segue para as luzes, multímetro a medir corrente (A)
Com a mota desligada deves não deves ter consumo, com a mota ligada vais ter consumo, se estiver tudo normal deve ser menor que 5A (Não fiz contas mas deve ser um valor razoável)
Se tiveres muito mais tens aí problema.
Nota:
No multímetro normalmente tens 2 pinos para medir correntes, um para correntes fracas mA, e outro para mais fortes A, tens que por o fio vermelho no pino para correntes mais fortes.
Tem atenção à corrente máxima que o multímetro lê, se for de 20A e tiveres correntes maiores o fusível do multímetro pifa.
Outra solução para medires correntes é testares com vários valores de fusível no fio que leva a alimentação para as luzes.
Mais uma solução.
Ligas uma lâmpada incandescente de 12V entre o fio que sai do relé e o fio que vai para as luzes, se a lâmpada acender é porque tens um curto-circuito.
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Re: sem luzes
afinal o fusível esta nos fios que vêm do rectificador. (agora que olhei melhor para o esquema)
durante a tarde vou desmontar e ver fio a fio.
nao queria tirar o sistema DC porque senao la vai o xenon, a iluminaçao led, os piscas..... mas se tiver que ser
durante a tarde vou desmontar e ver fio a fio.
nao queria tirar o sistema DC porque senao la vai o xenon, a iluminaçao led, os piscas..... mas se tiver que ser
Re: sem luzes
tiagolourenco20 wrote:O fusível está no sitio errado, no fio do travão tinhas de ter um fusível de menor amperagem, tipo 0.5A. No fio que leva os 12V para as luzes é que devias ter esse de 30A. tambem esta ai, eu é que me confundi
Não consigo perceber bem o que está escrito na imagem. ja redimendionei a imagem do esquema pra se ver melhor
Mas o consumo exagerado deve estar no pino 87a do relé 2, que é o relé que vai alimentar as luzes. sim esse fio ficou muito quente durante os segundos que liguei a moto
Sabes utilizar o multímetro? nao , nunca usei...
respostas a vermelho
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Re: sem luzes
Com um busca-pólos de 12V também te desenrascas.
Como já te disse duvido muito que seja dos relés, é um problema a seguir aos relés.
Como já te disse duvido muito que seja dos relés, é um problema a seguir aos relés.
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Re: sem luzes
desconfio que o xenon foi o problema...
depois de tirar e ligar a lâmpada de origem tudo ok.
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Re: sem luzes
Não tens fusível no xénon?
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