Problemas em fazer a mota pegar

Tens algum problema e precisas de ajuda com a tua CBF 125? É aqui mesmo!
Post Reply
Luiz7
A Pé
A Pé
Posts: 3
Joined: 03 Apr 2014, 11:52
Location: Oeiras/Cascais

Problemas em fazer a mota pegar

Post by Luiz7 »

Bom dia, há cerca de uma semana encontrava-me num shopping com a minha CBF 125 que ja conduzo há 2 anos e raramente tenho quaisquer problemas, quando ia a sair de lá, a mota não pegava, apertava a embraiagem e pressionava o botão para ligar e ela fazia um barulho minimo e ia-se logo abaixo. Tentei de várias maneiras e não percebendo muito da mecanica das motas tive que chamar o reboque do seguro, mal o homem chegou disseme que o problema deveria ser da bateria que nao estava a carregar. Lá lhe dei um empurrãozinho e ele com uma terceira ou quarta conseguiu ligar a mota, mas mal parava ela ia-se abaixo. Deixei-a no mecânico e quando a lá fui buscar ele disse-me que tinha substituido a bateria e que já se encontrava bem. Mal a tentei ligar ligou muito bem e fui andando. Ontem quando vinha para casa da minha namorada um carro fez-me sinal de luzes, tentei logo ligar os maximos e vi que nao tinha luzes, nem médios nem maximos mas os piscas funcionavam. Deixei a mota a porta de casa dela e prepareime para de manha me ir embora mas tal nao aconteceu. A mota ligou, mas demorou a ligar e parecia que estava muito fraca quando apertava o botão para ligar, quando parei num sinal vermelho agora já não pega, quando aperto o botao ela faz um barulho minimo e vai-se logo abaixo, ainda fui para uma descida e tentei liga-la mas nada.. Alguém já teve algum problema semelhante? Muito Obrigado
tiagolourenco20
Moderador
Moderador
Posts: 2145
Joined: 17 Apr 2012, 12:53
Location: Odivelas

Re: Problemas em fazer a mota pegar

Post by tiagolourenco20 »

Neste momento as luzes acendem?
Tens sistema DC ou está tudo de origem?

Pelo que parece tens um consumo grande de corrente o que faz com que bateria descarregue ou então não está a carregar.
Sabes utilizar um multímetro ou busca pólos?
CBR 250R - Odivelas
Image
2012-2014 CBF 125
2014-2016 CBR 250R
Actualmente NC750X
Luiz7
A Pé
A Pé
Posts: 3
Joined: 03 Apr 2014, 11:52
Location: Oeiras/Cascais

Re: Problemas em fazer a mota pegar

Post by Luiz7 »

Não, as luzes não acendem, as unicas que acendem são os piscas e as luzes dos travões, a unica coisa que troquei na mota foi a vela, mas já a comprei em segunda mão. Polos ou multimetro não sei usar infelizmente, tentei liga-la mesmo agora e consegui faze-la pegar mas mal acabava de acelerar ia-se abaixo e ja estava descarregada outra vez.
tiagolourenco20
Moderador
Moderador
Posts: 2145
Joined: 17 Apr 2012, 12:53
Location: Odivelas

Re: Problemas em fazer a mota pegar

Post by tiagolourenco20 »

A corrente para as luzes dos piscas e de travões vêm directamente da bateria.
A corrente para as outras luzes vem do alternador directamente para o rectificador e depois para as luzes.

Verifica os fusíveis da mota, o fusível principal está por baixo do banco traseiro e os outros por trás da carenagem preta do lado esquerdo.

Já tiveste várias lâmpadas fundidas ao mesmo tempo?
Se soubesses usar o multímetro dava-te mais dicas.
CBR 250R - Odivelas
Image
2012-2014 CBF 125
2014-2016 CBR 250R
Actualmente NC750X
Luiz7
A Pé
A Pé
Posts: 3
Joined: 03 Apr 2014, 11:52
Location: Oeiras/Cascais

Re: Problemas em fazer a mota pegar

Post by Luiz7 »

Já tive um pisca partido pois a mota caiu enquanto estava no descanso lateral num alerta amarelo que houve por ai... e de resto tambem já tinha ficado sem médios á cerca de uns 2 meses, mas quando fui ao mecânico ficou a funcionar perfeitamente :)
tiagolourenco20
Moderador
Moderador
Posts: 2145
Joined: 17 Apr 2012, 12:53
Location: Odivelas

Re: Problemas em fazer a mota pegar

Post by tiagolourenco20 »

Isso é comum.

Não tendo multímetro é complicado descobrires, mas vê os fusíveis.
CBR 250R - Odivelas
Image
2012-2014 CBF 125
2014-2016 CBR 250R
Actualmente NC750X
ptsp86
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 38
Joined: 24 May 2012, 18:52

Re: Problemas em fazer a mota pegar

Post by ptsp86 »

Rectificador de corrente qs d certo... Ha um user q tem 1 pa venda

PTSP
User avatar
durao
Admin
Admin
Posts: 668
Joined: 27 Aug 2011, 08:42
Location: Almada / Lisboa
Contact:

Re: Problemas em fazer a mota pegar

Post by durao »

Sim também aposto no retificador. E como não carrega a bateria acaba por ir à viola

Sent from my tmn smart a18 using Tapatalk
Post Reply