E mais uma vez bateria

Tens algum problema e precisas de ajuda com a tua CBF 125? É aqui mesmo!
Post Reply
User avatar
durao
Admin
Admin
Posts: 668
Joined: 27 Aug 2011, 08:42
Location: Almada / Lisboa
Contact:

E mais uma vez bateria

Post by durao »

Hoje fui dar uma volta: decidi ir ao gym de CBF já que ia sozinho. Não tinha bateria foi de empurrão. Habitual não tenho andado, mas tinha desligado o alarme. Ali mais a frente o ponteiro das rotações desligou... WTF? A mota ia abaixo e voltava. Voltei para casa antes que ainda ficasse a pé.
Decidi desativar o circuito DC e nada. Parecia n ter energia na bomba. Desativei todo o circuito do alarme e lá pegou.
Fui dar uma volta, 10km depois o mesmo. Ao travar o conta rotações passava-sr. Parei e foi abaixo... Que treta.
Finalmente arranjei uma bateria para o multímetro: 7v. Irra.
Foi carregar a bateria e fui dar uma volta perfeita.
Ou seja 7,5v parece ser o limiar de funcionamento da ECU. O comportamento nessa zona é completamente irregular. Nem mesmo a trabalhar a energia do retificador é suficiente para a mota se manter em funcionamento o que pensava ser.



Sent from my v970 using Tapatalk
fhanity
Moderador
Moderador
Posts: 1007
Joined: 02 Jul 2011, 00:26

Re: E mais uma vez bateria

Post by fhanity »

durao wrote:Hoje fui dar uma volta: decidi ir ao gym de CBF já que ia sozinho. Não tinha bateria foi de empurrão. Habitual não tenho andado, mas tinha desligado o alarme. Ali mais a frente o ponteiro das rotações desligou... WTF? A mota ia abaixo e voltava. Voltei para casa antes que ainda ficasse a pé.
Decidi desativar o circuito DC e nada. Parecia n ter energia na bomba. Desativei todo o circuito do alarme e lá pegou.
Fui dar uma volta, 10km depois o mesmo. Ao travar o conta rotações passava-sr. Parei e foi abaixo... Que treta.
Finalmente arranjei uma bateria para o multímetro: 7v. Irra.
Foi carregar a bateria e fui dar uma volta perfeita.
Ou seja 7,5v parece ser o limiar de funcionamento da ECU. O comportamento nessa zona é completamente irregular. Nem mesmo a trabalhar a energia do retificador é suficiente para a mota se manter em funcionamento o que pensava ser.



Sent from my v970 using Tapatalk
conseguiste explicar-me o que me aconteceu ha uns tempos atrás, nem o ECU funcionava correctamente, ia engasgado. mas a mim era qualquer coisa mal ligada. desde que retirei o xenon nunca mais tive problemas. a mota tambem ja vai fazer 3 anos em julho.
User avatar
durao
Admin
Admin
Posts: 668
Joined: 27 Aug 2011, 08:42
Location: Almada / Lisboa
Contact:

Re: E mais uma vez bateria

Post by durao »

Sim eu o xénon já não tinha. Só tinha o circuito. Suspeito que o carregamento assim não seja tão eficiente. Mas isso a olho porque certezas só medindo a corrente que sai no retificador numa situação e noutra. Nunca tinha visto aquilo assim a engasgar tanto e a não desenvolver sequer

Sent from my v970 using Tapatalk
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: E mais uma vez bateria

Post by mix »

Boas, 7v realmente é muito baixo, quase metade do ideal (13v).
Já à muito tempo que não vejo a bateria da minha, mas está quase a fazer 4 anos e até ver ainda não deu nenhum problema.
De qualquer forma é realmente estranho a mota não conseguir produzir energia suficiente para trabalhar... Será que o alternador não estará a dar o berro?

[[]]
Image
tiagolourenco20
Moderador
Moderador
Posts: 2145
Joined: 17 Apr 2012, 12:53
Location: Odivelas

Re: E mais uma vez bateria

Post by tiagolourenco20 »

7V é muito baixo mesmo, com a mota ligada tens que ter mais voltagem mesmo se a bateria estiver lixada.
CBR 250R - Odivelas
Image
2012-2014 CBF 125
2014-2016 CBR 250R
Actualmente NC750X
fhanity
Moderador
Moderador
Posts: 1007
Joined: 02 Jul 2011, 00:26

Re: E mais uma vez bateria

Post by fhanity »

o que ele descreveu foi exactamente o que me aconteceu, mas a mim julgo que foi o xenon que tinha ido a vida e devia tar a foder aquilo.
Rmartins
CBF 125
CBF 125
Posts: 1171
Joined: 17 May 2013, 20:55

Re: E mais uma vez bateria

Post by Rmartins »

A minha bateria quando acabou so causava problemas no arranque, depois de ligar deixava de ter qualquer problema, nao me acontecia nada disso, nao cheguei foi a medir a voltagem, mas pu-la a carrgear la no lopes&lopes e voltou a ficar gasta, mas nada de inconsistencia no ralentim.
fhanity
Moderador
Moderador
Posts: 1007
Joined: 02 Jul 2011, 00:26

Re: E mais uma vez bateria

Post by fhanity »

o unico problema que tive com a bateria ate hoje foi esse, provavelmente era o xenon a puxar demasiado energia no "arranque" da lampada, qd cheguei a casa, pus a carregar e desde ai nunca mais deu problemas
Post Reply