Boas
Ligo a mota e as luzes que deviam ligar automaticamente nenhuma acende... fora essas os maximos tbm nao ligam...
ja vi o fusivel da bateria e os dois do lado esquerdo da mota até os troquei mesmo estando bons e nao liga as luzes na mesma
alguem ja teve o mesmo problema ou imagina o que possa ser? o f-d-semana está a porta e andar assim a noite é impossível!
ajuda... sem luzes!
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Re: ajuda... sem luzes!
Boas
Tens algum multímetro?
O que tens a fazer é medir se a voltagem da bateria aumenta com a mota a trabalhar.
Com o que dizes a voltagem não devem alterar e tens um problema ou no alternador ou no rectificador.
Deves medir a voltagem à entrada do rectificador de corrente com a mota ligada, se tens entrada no rectificador mas não tens saída o problema está no rectificador.
Se não tiveres corrente a sair do alternador tens problema no alternador, possivelmente uma bobine queimada.
Tens algum multímetro?
O que tens a fazer é medir se a voltagem da bateria aumenta com a mota a trabalhar.
Com o que dizes a voltagem não devem alterar e tens um problema ou no alternador ou no rectificador.
Deves medir a voltagem à entrada do rectificador de corrente com a mota ligada, se tens entrada no rectificador mas não tens saída o problema está no rectificador.
Se não tiveres corrente a sair do alternador tens problema no alternador, possivelmente uma bobine queimada.
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Re: ajuda... sem luzes!
obrigado tiago
ja estive a ver com um amigo meu que percebe mais da coisa que eu e tem multimetro, osciloscópio etc e tambem diz que é o rectificador
tens ideia de quando deve custar um na honda? ou se o posso encomendar noutro sitio na zona de lisboa?
ja estive a ver com um amigo meu que percebe mais da coisa que eu e tem multimetro, osciloscópio etc e tambem diz que é o rectificador
tens ideia de quando deve custar um na honda? ou se o posso encomendar noutro sitio na zona de lisboa?
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Re: ajuda... sem luzes!
Tens aqui um user a vender um rectificador http://cbf125.net/viewtopic.php?f=17&t=1696
Tens voltagem na entrada do rectificador? (entre o fio verde e branco)
Tens voltagem na entrada do rectificador? (entre o fio verde e branco)
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Re: ajuda... sem luzes!
pelo que eu percebi pela explicação de um amigo meu que percebe mais e me disse, até ao rectificador tenho voltagem as tais ondas la me mostrou no osciloscopio...
daí ele achar que é o rectificador que se foi, nao sei se tem algo a ver mas a minha mota sempre se notou o "trabalhar" nas luzes oscilando a intensidade ao relenti, nao sei se poderia ser ja sinais de algo errado ou se é normal, como so tenho a mota desde Abril...
daí ele achar que é o rectificador que se foi, nao sei se tem algo a ver mas a minha mota sempre se notou o "trabalhar" nas luzes oscilando a intensidade ao relenti, nao sei se poderia ser ja sinais de algo errado ou se é normal, como so tenho a mota desde Abril...
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Re: ajuda... sem luzes!
Então é possível que seja mesmo o regulador, podia ser pior.
Um regulador na honda vai para os 80€, mas tens esse do ruela e podes comprar de marca branca e adaptar.
Um regulador na honda vai para os 80€, mas tens esse do ruela e podes comprar de marca branca e adaptar.
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Re: ajuda... sem luzes!
Obrigado pelas dicas ate agora mas tenho más noticias...
Hoje alguém que percebe realmente do assunto lá fez uns testes e o regulador está bom e a funcionar... o problema é mesmo do alternador!
Quando for desmontado vamos ver onde está o problema...
Já agora o alternador esta na tampa onde tem o parafuso que roda a cambota do lado esquerdo da mota certo? e para isso o óleo vai sair ou tem alguma "divisória" e ele não sai?
Hoje alguém que percebe realmente do assunto lá fez uns testes e o regulador está bom e a funcionar... o problema é mesmo do alternador!
Quando for desmontado vamos ver onde está o problema...
Já agora o alternador esta na tampa onde tem o parafuso que roda a cambota do lado esquerdo da mota certo? e para isso o óleo vai sair ou tem alguma "divisória" e ele não sai?
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Re: ajuda... sem luzes!
Sim é nessa tampa, do lado do descanso.
Tens que tirar o óleo da mota antes de abrires, tem cuidado porque acho que existem 2 tamanhos de parafusos nessa tampa.
Depois de tirares a tampa tens o alternador:
Deves ter uma ou mais bobines queimadas, existem vários tutoriais pela internet de como bobinar um alternador.
Um alternador é caro para caraças, é melhor reparares esse.
Tens que tirar o óleo da mota antes de abrires, tem cuidado porque acho que existem 2 tamanhos de parafusos nessa tampa.
Depois de tirares a tampa tens o alternador:
Deves ter uma ou mais bobines queimadas, existem vários tutoriais pela internet de como bobinar um alternador.
Um alternador é caro para caraças, é melhor reparares esse.
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Re: ajuda... sem luzes!
é isso mesmo já abri a tampa e acho que tenho 2 ou 3 bobines queimadas.
liguei para a honda e da para comprar so o estator que fica nuns 115€ + iva... mandar bobinar deve sair um pouco mais barato tenho de ver, sabes de algum sitio na zona de lisboa onde fazem isso? assim ligo para la e pergunto para ter uma ideia
quanto ao bobinar eu nao me vou aventurar porque nunca fiz tal coisa e so tenho a mota desde abrir ainda ando com a pica toda quero é aquilo a andar o mais rapido possivel
obrigado pela ajuda
liguei para a honda e da para comprar so o estator que fica nuns 115€ + iva... mandar bobinar deve sair um pouco mais barato tenho de ver, sabes de algum sitio na zona de lisboa onde fazem isso? assim ligo para la e pergunto para ter uma ideia
quanto ao bobinar eu nao me vou aventurar porque nunca fiz tal coisa e so tenho a mota desde abrir ainda ando com a pica toda quero é aquilo a andar o mais rapido possivel
obrigado pela ajuda
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Re: ajuda... sem luzes!
Até era menino para te arranjar isso mas ando sem tempo.
Sinceramente se procurares bem fazes isso na boa mesmo, só precisas de um ferro de soldar, solda e paciência.
O fio de bobinagem é barato, podes ver aqui de vários diâmetros. http://www.mauser.pt/catalog/index.php?cPath=324_1583
Para bobinares tens é que ter atenção ao desenrolar e ires anotando de onde começa, se é sentido horário ou anti-horário, contares o numero de voltas e veres onde vai ligar.
Vê este video
http://www.youtube.com/watch?v=gWuHBN7ZsCQ
Na loja onde trabalho mandamos alguns transformadores para bobinar vou ver se descubro onde é que fazem isso, mas com menos de 5€ arranjas isso.
Sinceramente se procurares bem fazes isso na boa mesmo, só precisas de um ferro de soldar, solda e paciência.
O fio de bobinagem é barato, podes ver aqui de vários diâmetros. http://www.mauser.pt/catalog/index.php?cPath=324_1583
Para bobinares tens é que ter atenção ao desenrolar e ires anotando de onde começa, se é sentido horário ou anti-horário, contares o numero de voltas e veres onde vai ligar.
Vê este video
http://www.youtube.com/watch?v=gWuHBN7ZsCQ
Na loja onde trabalho mandamos alguns transformadores para bobinar vou ver se descubro onde é que fazem isso, mas com menos de 5€ arranjas isso.
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