Miscelânea de Dúvidas

Tens algum problema e precisas de ajuda com a tua CBF 125? É aqui mesmo!
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Fatherspoon
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Miscelânea de Dúvidas

Post by Fatherspoon »

Depois da apresentação feita, não disse mais nada apesar de andar no lurking ocasionalmente.

Vamos lá ser activos. Isto é uma amálgama de dúvidas que fui acumulando desde que tenho a moto. Decidi investigar antes de vos azucrinar a cabeça, no entanto. Mas peço desde já desculpa (e simultaneamente brindo-vos com respeito pela paciência) ao redigir algo tão hercúleo.

Eu vivo em Barcelona e não tenho razões de queixa da CBF125 em andamento citadino. Não sinto falta de velocidade, a aceleração é fantástica (tenho uma Superdink 125i, também conhecida por Kymco Downtown em Portugal, e posso-vos dizer que é miserável em arranque comparada à CBF), estupidamente fácil de manobrar (e eu sou um maçarico de primeira), e até mesmo com chuva torrencial passo bem.


Dúvida número 1

Onde noto o massacre total?
Quando faço a circular. Nem falo de auto-estrada, falo de uma circular onde o máximo são 80 (e andam todos a 100). O problema não é a cilindrada/potência do cavalinho. Em teoria é o peso. Tão leve que é e com pneus tão delgados, é claramente óbvio que o vento terá um impacto bruto sem edifícios a proteger.

A pergunta óbvia que faço (ainda que céptico à partida depois de algumas opiniões já lidas) é a seguinte: pára-brisas (tipo a da Givi), vale a pena investir? Porque para perder 5Km/h (e estética, subjectivamente) e o único impacto seja passar o vento que levo actualmente no tronco, directamente do meu queixo para cima, então não compensa. Eu a 90 ou 100 conduzo com a cabeça POR CIMA do pára-brisas. Sim, o estilo é inconfundível (ler: pareço atrasado mental), mas é a única maneira de evitar a massagem barométrica...



Dúvida número 2

A minha CBF foi comprada com umas mazelas. Tem uma amolgadela pequena do lado esquerdo (onda toca a perna) no tanque. Também uns riscos na tinta no carenado, incluindo autocolante, e ainda a pega do passageiro com tinta já descolada (vê-se a cor esbranquiçada debaixo).

Quanto ao tanque, a solução óbvia parto do pressuposto que seja bate-chapas. A menos que sugiram comprar tanque novo da mesma cor (cinza). É tramado porque o tanque tem protectores HRC, e obrigava-me a comprar novos.

Quanto à tinta... Eu posso procurar uns carenados usados em bom estado (creio que já vi uns por 45€, e assim). É fofo, mas os gajos que vi, vivem longe. Isso significa que para mandar vir as peças arrisco-me a estarem lixadas. A alternativa é mandar pintar, e obrigatoriamente comprar os autocolantes online.


Dúvida número 3

Parafusos enferrujados. Comprar novos online, procurar na honda oficialmente ou há alternativas?
Alguma ideia de como evitar oxidação numa mota que dorme na rua?


Dúvida número 4

A embraiagem é suposto andar a bailar quando está tensionada? Isto é, engatada, sem fazer força, é normal que esteja ali pendurada ao deus dará, contrastando com o travão dianteiro? Já vi várias motas no mesmo estado, incluindo em concessionários, por isso fiquei na dúvida (curiosamente não encontro informação sobre isso online).



Dúvida número 5

Isto é claramente pergunta de pardalito (mas não o noto na scooter, nem notei em YBRs que experimentei numa escolinha)...
Quando deixam de acelerar a moto, é normal sentir que a tracção prenda tanto as rodas? Uma coisa é engatar a embraiagem. Outra coisa é a mesma já estar engatada, e ao soltar o acelerador, ainda que suavamente, sentir um solavanco (não vários soluços, mas sim UM único solavanco) inevitável que me obriga sempre a soltar a embraiagem, coisa que eu só deveria ter que fazer se estivesse em rotações demasiado baixas e precisasse de reduzir a mudança (tal como em qualquer outro veículo, como um carro). No entanto é o oposto. Eu acabo a ter de subir a mudança quando quero que a moto "deslize" (termo inglês creio ser cruising) até chegar ao semáforo, ou em alternativa, ter de soltar a embraiagem (desengatá-la). Como disse ao início, pode ser normal, e eu que sou nabo.


Derradeira dúvida

A revisão dos 12.000 está a chegar. Ora... Eu sou um conas. Comprei o livrinho do Hayne's, e portanto possuo a mariquice que é a lista de coisas a fazer a cada X kms de rodagem na moto.
Isto é fantástico, mas ao mesmo tempo que sou um conas, sou um preguiçanas e não tenho acesso a garagem. Conclusão: vejo-me forçado a pagar a alguém para me cumprir com o que tenho na lista.

A pergunta é: alguém acredita que se eu passar uma lista (que sim, está impressa em castelhano) a um mecânico, o gajo não me manda ir levar no meio dos entrefolhos, passo a expressão?
Fica a lista, para consulta (não sei fazer spoiler tag aqui):

Lista de comprobación (12.000 Km) - CBF125

Verificar nivel líquido de frenos (DOT 4)
Verificar suspensión (demasiado floja/dura)
Verificar cadena (lubricar si necesario; aceite SAE 80 o 90)
Verificar neumáticos (desgaste/pinchazos/profundidad/presión)
Verificar luces (y respectivos botones)
Verificar frenos y sistema de frenos
Verificar y ajustar cable de acelerador
Verificar bujía
Verificar y ajustar cable de embrague
Verificar espacio libre (altura) de las válvulas
Cambiar aceite del motor (SAE 10W-30; GRADO API: SN)
Verificar sistema de combustible (fugas y condición de las mangueras)
Limpiar respiradero del cárter
Verificar ralentí (1500rpm con margen de 100rpm)
Lubricar cables de embrague y acelerador
Verificar circuito de seguridad de la ignición y apoyo lateral
Lubricar pivote de palanca del manillar, embrague, freno y apoyos lateral/central
Verificar suspensiones trasera/delantera
Verificar condición de las llantas y rodamientos de las ruedas (pulir si necesario)
Verificar rodamientos de la dirección
Verificar dirección del faro
Verificar apriete de todos los tornillos, tuercas, etc
Limpiar filtro de aceite y filtro centrífugo
Verificar batería



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Re: Miscelânea de Dúvidas

Post by mix »

Ao ler o teu post parecia que estava a ler o diário do meu pipi lol.
Também não sou nenhum especialista, mas vou deixar o meu bitaite.
1- Nunca experimentei o vidro, mas não te vai tirar velocidade, quando muito dará mais velocidade pois a mota fica mais aerodinâmica. Duvido que faça diferença na velocidade. Altera o conforto e a estética.

2-É capaz de ser preferível pintar tudo. Pede um ou vários orçamentos de pintura.

3- No teu caso compraria parafusos novos que fossem inoxidáveis numa casa de parafusos local. Duvido que encontres parafusos 100% iguais aos de origem (só na marca, voltam a enferrujar e são estupidamente mais caros).

4- É normal. A embraiagem abana, mas se lhe mexeres certo? não abana com a vibração do motor.

5- Mete um pinhão de ataque de 17 dentes, a mota "desliza" muito mais.

Se apresentares uma lista de "afazeres" a um mecânico ele diz para ele: "olha-me este vem-me aqui dizer como fazer o meu trabalho, vou-lhe carregar mais no preço" (mas em castelhano claro :p ). Basicamente fazem o mesmo que fariam se não levasses a lista e pagas ainda mais.
A única maneira de essa lista ser cumprida é se fores tu a fazê-la.
Claro que se falares verbalmente ao mecânico se ele te pode afinar a embraiagem, travão, etc que ele te vai mexer nisso.
Outras coisas, como por exemplo a folga das válvulas, um bom mecânico sabe ver se estão afinadas só de ouvir o motor a trabalhar, não precisa de perder tempo a abrir o motor para ver.
Não sou nenhum mecânico nem tive nenhuma formação nessa área, mas a minha cbf125 tem mais de 50mil km e à 40mil km que não vê um mecânico, basicamente é aprender a trocar óleo e afinar válvulas.
Boa sorte.

[[]]
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Fatherspoon
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Re: Miscelânea de Dúvidas

Post by Fatherspoon »

mix wrote:Ao ler o teu post parecia que estava a ler o diário do meu pipi lol.
Também não sou nenhum especialista, mas vou deixar o meu bitaite.
1- Nunca experimentei o vidro, mas não te vai tirar velocidade, quando muito dará mais velocidade pois a mota fica mais aerodinâmica. Duvido que faça diferença na velocidade. Altera o conforto e a estética.

2-É capaz de ser preferível pintar tudo. Pede um ou vários orçamentos de pintura.

3- No teu caso compraria parafusos novos que fossem inoxidáveis numa casa de parafusos local. Duvido que encontres parafusos 100% iguais aos de origem (só na marca, voltam a enferrujar e são estupidamente mais caros).

4- É normal. A embraiagem abana, mas se lhe mexeres certo? não abana com a vibração do motor.

5- Mete um pinhão de ataque de 17 dentes, a mota "desliza" muito mais.

Se apresentares uma lista de "afazeres" a um mecânico ele diz para ele: "olha-me este vem-me aqui dizer como fazer o meu trabalho, vou-lhe carregar mais no preço" (mas em castelhano claro :p ). Basicamente fazem o mesmo que fariam se não levasses a lista e pagas ainda mais.
A única maneira de essa lista ser cumprida é se fores tu a fazê-la.
Claro que se falares verbalmente ao mecânico se ele te pode afinar a embraiagem, travão, etc que ele te vai mexer nisso.
Outras coisas, como por exemplo a folga das válvulas, um bom mecânico sabe ver se estão afinadas só de ouvir o motor a trabalhar, não precisa de perder tempo a abrir o motor para ver.
Não sou nenhum mecânico nem tive nenhuma formação nessa área, mas a minha cbf125 tem mais de 50mil km e à 40mil km que não vê um mecânico, basicamente é aprender a trocar óleo e afinar válvulas.
Boa sorte.

[[]]
Nota-se muito que fui inspirado pel'O meu Pipi?
Infância difícil. :D

Não tinha ideia que o pára-brisas pudesse aumentar a aerodinâmica. Pensei que quanto maior e mais achatado, pior cortaria o vento. No caso deste é bem provável que isso não aconteça. Não é tipo escudo da Polícia de choque...

Procurando na net não encontro nenhum parafuso de 6x14 como são os que procuro. Sao os que estão mais visíveis a prender o carenado por cima.

Sim, a embraiagem abana quando lhe mexo. Verticalmente. Se é normal, fantástico.

Pinhão de ataque de 17 esfodaça-me a aceleração de forma geral ou tem um efeito diferente do que imagino?

Quanto à lista ao mecânico... tenho de analisar a coisa ao nível da abordagem. Terei de pedir para ele mirar uma série de coisas, não como revisão, mas a pedido meu. Provavelmente não o exagero que eu descrevi, porque só aquela do "verificar cada parafuso" é de o gajo me atirar uma chave de fendas ao maxilar inferior.

Não chegaste a referir algo sobre a pequeba almogadela do depósito. Mas antes bate-chapa que comprar um novo, correcto? Preciso do suporte emocional...

Aproveito para abusar da tua boa vontade e fazer uma pergunta mais:
Aquelas bolsas pequenas com ímanes são porreiras? Eu desde que tenho a mota que pondero ter um suporte para o telemóvel. Mas tenho medo que o roubem na rua (o suporte...). Portanto procuro algo mais fácil de sacar dali e só há pouco tempo dei com as bolsas com íman. Uma dessas com bolsa transparente para telemóvel é ideal não? Sim que obriga a olhar para o tanque se quiser ver o trajecto no telemóvel, mas é uma questão de não ser bronco e saber quando desviar o olhar da estrada.

Muito agradecido.

Nota à parte: continuo com um Hayne's manual ainda dentro do plástico aqui em casa. Se alguém estiver interessado é só apitar.
fastnet
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Re: Miscelânea de Dúvidas

Post by fastnet »

Companheiro,
tentarei dar respostas igualmente curtas :lol:

Gosto do meu conforto e em todas as minhas motas tenho um écran maior.
Na cbf instalei o Givi, muito semelhante ao honda mas tens de ajustar levemente o guiador para este não bater no écran.

O preço da pintura e autocolantes pode ser superior a comprares peças usadas. É questão de pesquisares e analizares preços.
Sobre o tanque, depende da mossa. no melhor das hipóteses retiram a amolgadela e nem precisas de desmontar nem pintar. No pior caso desmontar, pintar e colar autocolantes.

A maioria dos componentes da cbf tem falta de qualidade, os parafusos são um dos casos.
Substituir por novos ajuda durante algum tempo, lavar a mota e encerar ou no caso dos metais wd40 ajuda bastante.

A minha manete da embraiagem tambêm oscila um bocado.

Não entendi bem a questão. Verifica a folga da corrente e afinação da embraiagem.

Porque não vais fazer a revisão na honda? Não terás de explicar tudo e de certeza que será mais barato que colocares essa lista em frente do mecânico para verificação. Não esqueças que o pessoal ganha à hora...
Ou fazes o que conseguires e o resto deixas para o mecânico fazer.

Boas curvas
Fatherspoon
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Re: Miscelânea de Dúvidas

Post by Fatherspoon »

fastnet wrote:Companheiro,
tentarei dar respostas igualmente curtas :lol:

Gosto do meu conforto e em todas as minhas motas tenho um écran maior.
Na cbf instalei o Givi, muito semelhante ao honda mas tens de ajustar levemente o guiador para este não bater no écran.

O preço da pintura e autocolantes pode ser superior a comprares peças usadas. É questão de pesquisares e analizares preços.
Sobre o tanque, depende da mossa. no melhor das hipóteses retiram a amolgadela e nem precisas de desmontar nem pintar. No pior caso desmontar, pintar e colar autocolantes.

A maioria dos componentes da cbf tem falta de qualidade, os parafusos são um dos casos.
Substituir por novos ajuda durante algum tempo, lavar a mota e encerar ou no caso dos metais wd40 ajuda bastante.

A minha manete da embraiagem tambêm oscila um bocado.

Não entendi bem a questão. Verifica a folga da corrente e afinação da embraiagem.

Porque não vais fazer a revisão na honda? Não terás de explicar tudo e de certeza que será mais barato que colocares essa lista em frente do mecânico para verificação. Não esqueças que o pessoal ganha à hora...
Ou fazes o que conseguires e o resto deixas para o mecânico fazer.

Boas curvas
Boas!

Desculpa o atraso e obrigado pela resposta ;)
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