Mota começa a soluçar

Tens algum problema e precisas de ajuda com a tua CBF 125? É aqui mesmo!
André T
A Pé
A Pé
Posts: 9
Joined: 20 Aug 2019, 16:24

Mota começa a soluçar

Post by André T »

Boa tarde, quando está mais calor e ando no para-arranca da cidade ou a velocidade mais baixa a minha mota começa a soluçar. Na estrada a velocidades maiores e quando está mais fresco nunca acontece, até já esperei até ela começar a soluçar na cidade e fui dar uma volta com ela a velocidades maiores e o problema desapareceu. Qual será o problema?
André T
A Pé
A Pé
Posts: 9
Joined: 20 Aug 2019, 16:24

Re: Mota começa a soluçar

Post by André T »

Hoje também reparei que fazia pequenos soluços a andar normalmente na estrada.
tiagofo20
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 32
Joined: 20 Nov 2018, 13:14

Re: Mota começa a soluçar

Post by tiagofo20 »

Não andarás com rotação muito próxima das 3000rpm? Nessa rotação é normal pedir uma mudança mais leve. Se andares em 1ª, pode ser que precises de apertar um pouco a embreagem.

Estou a dizer isto, mas nem sei se tens experiência ou não. Na volta já fizeste 50mil km na mota e eu estou a dar um palpite como se fosses motociclista recente.
André T
A Pé
A Pé
Posts: 9
Joined: 20 Aug 2019, 16:24

Re: Mota começa a soluçar

Post by André T »

Boas,obrigado pela resposta. Para ser sincero não sei quais as rotações em que ando porque a minha CBF não tem conta rotaçôes,normalmente tento adequar a mudança ao barulho que a mota faz.
tiagofo20
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 32
Joined: 20 Nov 2018, 13:14

Re: Mota começa a soluçar

Post by tiagofo20 »

Mas compraste a mota recentemente? Já tiveste mais motas (com conta rotações)? Isso de ouvido vai da experiência. Eu hoje em dia poderia andar na minha sem olhar para as rotações, porque já a conheço de ouvido, mas quando andei a tirar carta numa 600cc, inicialmente não lhe dava a rotação mais indicada, porque era um estilo de mota bem diferente da minha.
André T
A Pé
A Pé
Posts: 9
Joined: 20 Aug 2019, 16:24

Re: Mota começa a soluçar

Post by André T »

É a minha primeira mota e comprei recentemente.Tenho lido na net acerca de pessoal com problemas idênticos associados ao calor e fala-se muito na bomba de combustivel, queria opiniões do pessoal para que quando a levasse á oficina já soubesse por alto qual é o problema.
Arpag
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 41
Joined: 16 Nov 2017, 20:08

Re: Mota começa a soluçar

Post by Arpag »

Acho que isso acontece porque a gasolina no deposito fica muito quente, tens ai um link sobre o problema.
https://cbf125rider.wordpress.com/2016/ ... o-problem/
tiagofo20
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 32
Joined: 20 Nov 2018, 13:14

Re: Mota começa a soluçar

Post by tiagofo20 »

Só foi pena não ter postado umas imagens.

Será que resolveram esse problema na cb 125f?
André T
A Pé
A Pé
Posts: 9
Joined: 20 Aug 2019, 16:24

Re: Mota começa a soluçar

Post by André T »

Boas, levei a minha CBF á Honda para resolver o problema, teve de ir no reboque pois avariou no caminho , era mesmo a bomba de combustível e os soluços eram sintomas... Fez a revisão e até agora não tenho queixas .
Cumprimentos
User avatar
jrprb17
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 66
Joined: 17 Oct 2014, 22:00
Location: Coimbra

Re: Mota começa a soluçar

Post by jrprb17 »

Ainda bem que o teu caso está resolvido, que continue assim!
No meu caso, mesmo com filtro de gasolina adaptado e etc continuei a ter esse problema, do qual tentei duas soluções:
1 - Neste caso pode ser psicológico, mas creio que a tampa do depósito tem um respiro para saída de gases, o quais tentei limpar;
2 - Tal como já aqui referido, o Vapor Lock (gasolina sobreaquece e os vapores das tubagens entram na bomba e pronto.

Para este segundo caso optei por comprar isolante térmico, alumínio e colar por debaixo do depósito, para evitar calor do bloco a aquecer o mesmo. Também optei por isolar "à sapateiro" as tubagens de gasolina com folha de alumínio (engelhado para haver "camaras" de ar entre tubo e folha). Por fim, tirei a carenagem e achanatei, com uma chapa fina de alumínio, um escudo à volta da bomba, com alguns buracos para passagem de ar.

No final disto tudo tenho apenas um exemplo, que foi num dia de 35º e com arranca pára não ter tido nenhum problema! Se foi coincidência ter resolvido ou não faço a mínima ideia, mas veremos quando finalmente vierem uns dias de brasa!

Cumps :D
E como sempre...Boas Curvas!
Post Reply