Abanões na traseira.

Tens algum problema e precisas de ajuda com a tua CBF 125? É aqui mesmo!
Post Reply
CarlosCBF125
Triciclo
Triciclo
Posts: 23
Joined: 03 Jul 2011, 22:01
Location: Vila do Conde

Abanões na traseira.

Post by CarlosCBF125 »

Boas, relembro já que a minha mota é usada e o antigo dono já caiu com ela. às vezes sinto desvios de direção e abanoes na traseira como se a roda traseira se virasse por um milesimo de segundo e parasse de estar alinhada com a da frente, provocando um abanao na traseira. ocorre com maior frequencia no paralelo. Antes suspeitava de folga no eixo da roda mas vou lá ver e a roda tá bem apertadinha no seu sítio. Não sei que possa ser, se é quadro que tá fragilizado e oscila ás vezes ou se o braço que segura a roda não está em bom estado. Nenhum de voces já sentiu isto? Suponho que não deva acontecer numa mota em bom estado mas digam alguma coisa.

PS: o plastico onde se prende a matricula e o reflector traseiro e tal, não está alinhado com a roda de trás. Poderá ser quadro empenado ou esse conjunto de plastico pode tar torto por sí só?
jjmaia
Admin
Admin
Posts: 304
Joined: 02 May 2011, 23:06
Contact:

Re: Abanões na traseira.

Post by jjmaia »

Sinceramente não acho isso normal. A minha quando abana abana toda no piso molhado.
Vê isso pois podes ter um acidente.
Image
Image
Daniel Maia
Moderador
Moderador
Posts: 296
Joined: 03 May 2011, 01:11

Re: Abanões na traseira.

Post by Daniel Maia »

Uma pergunta...não sentes isso a passar nas linhas brancas da berma da estrada, ou em pequenos desníveis da estrada? Eu sinto isso, mas em 2 rodas é normal ;)
fhanity
Moderador
Moderador
Posts: 1007
Joined: 02 Jul 2011, 00:26

Re: Abanões na traseira.

Post by fhanity »

Daniel Maia wrote:Uma pergunta...não sentes isso a passar nas linhas brancas da berma da estrada, ou em pequenos desníveis da estrada? Eu sinto isso, mas em 2 rodas é normal ;)
exacto, nas linhas brancas até dá medo parece que vai fugir
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Abanões na traseira.

Post by mix »

Bem vindo ao fórum fhanity!
Pois podem ser as linhas brancas, mas isso também se sentiria à frente!
Eu já alinhei bastantes vezes a roda traseira (sempre que troco de pinhão) e confiro sempre se a roda fica alinhada com os "plásticos" apenas para descarga de consciência e eles ficam certos.
Para ver se a roda está alinhada costumo usar uma régua e medir, de ambos os lados, a distância entre o apoio que agarra o eixo da roda e o final do braço! Experimenta medir e se estiver bem alinhada e continuar com o mesmo problema aconselho-te a ir à Honda e pedir uma opinião!
Podes também experimentar deixar de fazer pressão sobre o guiador ("largar" o guiador), mas com as mão muito perto, ou mesmo a tocar. Se tudo estiver bem a mota deveria seguir em frente sem qualquer problema nem desvio (tens que estar sentado no centro da mota se não ela vira para o lado em que estás sentado lol). Se não tiveres experiencia ou não te sentires seguro a "largar" o guiador, nem experimentes!
Esperemos que seja só a roda desalinhada ou os plásticos tortos!

[[]]
Image
Daniel Maia
Moderador
Moderador
Posts: 296
Joined: 03 May 2011, 01:11

Re: Abanões na traseira.

Post by Daniel Maia »

Eu na minha sinto muito isso, mas já me habituei. Mesmo nova ela faz isso.

Também o sinto de bicicleta e de bina, deduzo que seja normal :)

Mas sim, nada melhor que pedir uma opinião aos mecânicos da Honda

Força!
joao.gomes
50cc
50cc
Posts: 81
Joined: 12 Jun 2011, 23:45
Location: Guia

Re: Abanões na traseira.

Post by joao.gomes »

A minha so abana mas toda quando ando em estrada de terra batida ou passar em piso molhado, e nas marcas rodóviarias por vezes...



Abraços,

João Gomes
CBF; C de Confortável; B de Bestial ; F e Fantástica --> esta é a explicação das iniciais do modelo da nossa mota!! :D
michel
Triciclo
Triciclo
Posts: 15
Joined: 08 Jun 2011, 15:12

Re: Abanões na traseira.

Post by michel »

na minha tambem sinto isso, mas acho eu normal, pois acontece na terra, piso molhado e assim.
Post Reply