Alarme CBF125

Modificações na CBF 125, pessoais ou não.
User avatar
durao
Admin
Admin
Posts: 668
Joined: 27 Aug 2011, 08:42
Location: Almada / Lisboa
Contact:

Re: Alarme CBF125

Post by durao »

Bem a mota não veio esta semana.... Estou um pouco chateado, mas tenho de esperar.
Disseram-me que é durante a próxima semana.

Entretanto andei a ver os alarmes da Hawk e aquilo parece que está esgotado á vários dias.
Já lhes mandei um email e nada de respostas.

Entretanto comecei a olhar para estes http://www.motorbikealarm.co.uk/node/47

Alguém têm experiência com estes?
eu_c4
50cc
50cc
Posts: 118
Joined: 02 Sep 2011, 13:04

Re: Alarme CBF125

Post by eu_c4 »

jjmaia wrote:Eles não te podem negar a garantia assim à parva. Ligar um alarme na mota sem imobilizador (de realçar a parte "sem imobilizador") nunca na vida iria inviabilizar a garantia.
As marcas gostam de comer os clientes por parvos e conseguem...
mas podem dizer que, toda e qualquer alteração ás caracteristicas da viatura poderá ter como consequencia perda de garantia por parte do fabricante, pois o mesmo não responsabiliza
pelas consequencias provocadas directa ou indirectamente por essas mudanças :evil:
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Alarme CBF125

Post by mix »

:offtopic Infelizmente eles têm a faca e o queijo na mão pois se eles não se responsabilizarem e disserem que não temos direito à garantia a única coisa que podemos fazer é mete-los em tribunal. O nosso problema é que iríamos gastar imenso $ e chatices por uma mota que nova custa 2500€, e um arranjo que não deveria ser nem metade do que iríamos gastar com o advogado...
De qualquer forma eles também não estão para se chatear com tribunais nem querem criar ondas à volta da marca para manterem a reputação, logo desde que façam a revisão sempre na marca eles não vão dizer nada.
Até porque muito provavelmente nem sequer reparam que a mota está alterada!
Vamos terminar por aqui o offtopic. Se desejarem criem um tópico dedicado.
Se alguém puder ajudar o durao na duvida sobre o alarme, força :D

[[]]
Image
User avatar
LICANTROPO
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 53
Joined: 08 Sep 2011, 17:05

Re: Alarme CBF125

Post by LICANTROPO »

eu só meto um quando acabar a garanti, como dizem nuestros hermanos, por si las moscas!!!!!!!!
User avatar
durao
Admin
Admin
Posts: 668
Joined: 27 Aug 2011, 08:42
Location: Almada / Lisboa
Contact:

Re: Alarme CBF125

Post by durao »

Ora voltando a este tema, acabei por comprar um spy 5000.

Necessitava aqui de umas dicas de alguém entendido nesta matéria.

Ao que apurei a instalação do alarme faz-se de forma muito simples, segundo o manual, ou em meia dúzia de passos como num fórum.

Minhas questões:

- A ligação aos piscas é feita directamente? Não é preciso nenhum relé? Liga-se os fios amarelos a cada circuito dos piscas e pronto?

- " fio castanho liga-se a um cabo que só tenha corrente quando a ignição está ligada " onde sugerem apanhar este fio? Ainda ontem vi um post do cbfrider a dizer que encontrou isto por trás do volante, mas segundo o esquema eléctrico da moto que o maia aí deixou, isto pode-se também apanhar no sub fuse a/b correcto?

Onde há espaço para meter esta traquitana toda? Nas tampas laterais CBF125? Deveria ser um sitio seguro, que nao seja de fácil abertura. Ainda tenho de explorar a moto. Confesso que só no outro dia abri o banco do condutor e espreitei.

As energias estava a pensar ligar na bateria... ou ali perto. Tenho de ver como estamos de ligações ali. Apertados sei que estamos.

O rider diz que comprou uns miniblade piggy back para ligar nos subfuse tambem seria interessante.

"Explicação básica da instalação do alarme:

_ os fios amarelos ligam-se aos fios dos piscas;
_ o fio vermelho ao positivo;
_ o fio preto ao negativo;
_ o fio castanho liga-se a um cabo que só tenha corrente quando a ignição está ligada (sem estar o motor a trabalhar);
_ o fio azul (motor de arranque) - é o start a distancia. Procura-se o motor de arranque e liga-se aí o fio azul;
_ os fios rosa e cinzento, são necessários para o imobilizador, o corta corrente do alarme. Sugiro a montagem com recurso a um relé (existem profissionais que colocam relés inversores spco de 5 pinos e outros instalam o que na gíria dos entendidos se chama o relé cego ou de quatro entrada). Esta ligação deverá ser feita á bomba de gasolina.


O alarme trabalha com massas e não com corrente."
jjmaia
Admin
Admin
Posts: 304
Joined: 02 May 2011, 23:06
Contact:

Re: Alarme CBF125

Post by jjmaia »

[quote="durao"]- A ligação aos piscas é feita directamente? Não é preciso nenhum relé? Liga-se os fios amarelos a cada circuito dos piscas e pronto?

Sim, é directo. O próprio módulo já tem um relé.

- " fio castanho liga-se a um cabo que só tenha corrente quando a ignição está ligada " onde sugerem apanhar este fio? Ainda ontem vi um post do cbfrider a dizer que encontrou isto por trás do volante, mas segundo o esquema eléctrico da moto que o maia aí deixou, isto pode-se também apanhar no sub fuse a/b correcto?

Já leste o meu guia do sistema DC? Este fio basicamente faz o mesmo que o 1º relé do meu circuito DC, isto é, com a ignição ligada o alarme desliga-se. O meu alarme também tem isso mas como não li o manual só soube depois de fazer o circuito DC :lol:
Tens vários sítios, olhando para o esquema eléctrico podes ligar ao fio preto do travão traseiro 8que foi o que eu usei), ou no fusivel, etc...


Onde há espaço para meter esta traquitana toda? Nas tampas laterais CBF125? Deveria ser um sitio seguro, que nao seja de fácil abertura. Ainda tenho de explorar a moto. Confesso que só no outro dia abri o banco do condutor e espreitei.

Eu já o tive atrás da bateria, agora meti debaixo do deposito.

As energias estava a pensar ligar na bateria... ou ali perto. Tenho de ver como estamos de ligações ali. Apertados sei que estamos.

Isso e ligar mesmo á bateria, não inventes nessas ligações.
Image
Image
User avatar
durao
Admin
Admin
Posts: 668
Joined: 27 Aug 2011, 08:42
Location: Almada / Lisboa
Contact:

Re: Alarme CBF125

Post by durao »

jjmaia obrigado pelas dicas:

Vou ver o teu circuito melhor. Estive a olhar para aquilo no passado mas como nunca me "debrucei" bem na moto, não consegui contextualizar, dado que pelo menos em garantia não quero fazer esta modificação para não me chatearem. Até agora estou com 2000 km num mês e meio, sem problemas de bomba, mas receio que no próximo verão com o calor a coisa ainda possa chatear, pelo que quero mexer o menos possível na parte eléctrica.

Só ontem finalmente estive a olhar para o esquema eléctrico em grande (A3) de forma a ver como as coisas estão montadas. Vou dar mais uma olhadela no teu DC.

Quanto aos teus pontos, alguns comentários:

Eu já o tive atrás da bateria, agora meti debaixo do deposito.
Pois... atrás da bateria não tenho espaço. O cadeado e o conjunto de chaves da moto ocupam aquilo tudo, mas vou ver. Tenho mesmo de descascar aquilo e ver onde há espaço

Isso e ligar mesmo á bateria, não inventes nessas ligações.
Humm.... pois. Já tinha pensado que mexer aí poderá comprometer o bom funcionamento da coisa. Vou tentar apanhar energia noutros pontos. Não queria cortar os fios da moto, por causa de uma questão de garantia, mas já vi que sem ser assim vai ser dificil. Ver se nas ligações das caixas de fusiveis é possível mexer sem dificuldade e alterar muito a coisa.

Já agora, tens alguma ideia de como fazer o corte de igniç~ºao? Cortar a bomba de combustível? Na prática electricamente é fácil de fazer. Apanha-se o que sai da ignição para a bomba e insere-se no meio um relé NF (imagino que exista disto... vou investigar no fim de semana, mas devem haver relés NF e NA, se para circuitos electrónicos existem... não devo estar a inventar) - assim se por algum motivo isto falhar a coisa continua a funcionar.

Em termos mecânicos é que tenho a minha dúvida. É seguro cortar a energia a esta bomba? Se calhar o melhor seria cortar a bomba e o motor de arranque... Não percebo muito de mecãnica, mas lembro-me de ter um carro em que sem a chave ele deixava dar ao motor de arranque apesar de não pegar (acho que era o Toyota). No 207 acho que me lembro de ler que não dá arranque sequer... nunca experimentei dado não ter chaves cópia. Voltanto á bomba da mota, será que aquilo afoga ou têm algum comportamento esquisito por cortar a energia?


jjmaia wrote:
durao wrote:- A ligação aos piscas é feita directamente? Não é preciso nenhum relé? Liga-se os fios amarelos a cada circuito dos piscas e pronto?

Sim, é directo. O próprio módulo já tem um relé.

- " fio castanho liga-se a um cabo que só tenha corrente quando a ignição está ligada " onde sugerem apanhar este fio? Ainda ontem vi um post do cbfrider a dizer que encontrou isto por trás do volante, mas segundo o esquema eléctrico da moto que o maia aí deixou, isto pode-se também apanhar no sub fuse a/b correcto?

Já leste o meu guia do sistema DC? Este fio basicamente faz o mesmo que o 1º relé do meu circuito DC, isto é, com a ignição ligada o alarme desliga-se. O meu alarme também tem isso mas como não li o manual só soube depois de fazer o circuito DC :lol:
Tens vários sítios, olhando para o esquema eléctrico podes ligar ao fio preto do travão traseiro 8que foi o que eu usei), ou no fusivel, etc...


Onde há espaço para meter esta traquitana toda? Nas tampas laterais CBF125? Deveria ser um sitio seguro, que nao seja de fácil abertura. Ainda tenho de explorar a moto. Confesso que só no outro dia abri o banco do condutor e espreitei.

Eu já o tive atrás da bateria, agora meti debaixo do deposito.

As energias estava a pensar ligar na bateria... ou ali perto. Tenho de ver como estamos de ligações ali. Apertados sei que estamos.

Isso e ligar mesmo á bateria, não inventes nessas ligações.
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Alarme CBF125

Post by mix »

Nas motas antigas o corta corrente era no circuito da vela! Embora nessas motas os únicos componentes eléctricos eram as luzes e a vela :lol

[[]]
Image
User avatar
durao
Admin
Admin
Posts: 668
Joined: 27 Aug 2011, 08:42
Location: Almada / Lisboa
Contact:

Re: Alarme CBF125

Post by durao »

Bem... estive a desmanchar a mota pela primeira vez e.... nao vejo ali espaco para nada.
o unico sitio q ainda encontrei de jeito para meter o brain era debaixo do banco onde ia sentado e nao me pareceu ficar nada de jeito.

resumindo... estou sem grandes ideias, pq receio q a coisa possa ficar mal isolada.
segunda vou ali a honda perguntar se montam aquilo, e se sim quanto levam.
se n montarem ou for demasiado caro vou pedir um parece ao electricista da loja que me vendeu isto. por um lado ate prefiria q fosse na honda para nao ter chatices com a garantia.

infelizmente n contava nada q isto fosse tao apertado. ate o espacinho atras da bateria parece curto para isto....
User avatar
durao
Admin
Admin
Posts: 668
Joined: 27 Aug 2011, 08:42
Location: Almada / Lisboa
Contact:

Re: Alarme CBF125

Post by durao »

Pronto... ontem confesso que saí derrotado, e desisti, e pensei mesmo entregar o trabalho a um profissional.
Ainda pelo meio cheguei a trocar uns emails com o vendedor, que me disse que por cerca de 50 euros me indicava onde o montar. (Fica a referência ao vendedor : http://www.carpt.pt/ver_produtos.php?ca ... &ref=lm209 - pelos fóruns encontra-se este alarme a 100, aqui fica um pouco mais em conta).
Assim a minha ideia era na segunda perguntar na Honda quanto me levavam por isto, e se não o fizessem ou fosse muito caro, aventurar-me no electricista que o vendedor indicaria.

Após uma noite bem regada deu para pensar, e como não sou própriamente iniciante nestas coisas da electricidade, e tenho formação na área decidi voltar a meter as mãos á obra.

Pelo meio ainda troquei uns post com o nosso amigo cfbrider que me disse que um local popular para colocar os alarmes era debaixo do depósito, ou debaixo do banco.

E pronto lá fui eu.... mãos á obra.
O mais dificil foi fazer isto sem mexer em nada da mota. Comprei uns terminais em olhal, um alicate para cravar os terminais(nesta área ainda não estou satisfeito com os meus skills lol), e lá liguei a coisa na bateria.
Decidi fazê-lo na bateria porque ali não andaria a fazer ligações esquisitas e ficariam bem fixados. O alarme têm dois fusiveis inline pelo que não espero problemas.

Posto isto lá experimentei a coisa! Nice funcionava :)

Depois vieram os piscas.... pensei em estender os cabos do alarme até ás lãmpadas na cauda e ligar por cima dos que tinham energia (azul e laranja acho... os verdes eram massa), mas não gostei dado que teria de modificar aquilo, e não quero cortar fios. Acabei por encontrar estes fios do lado direito da mota na sua lombada traseira, em que têm uns terminais de encaixe nos fios. Descarnando um pouco os originais do alarme conseguem-se juntar aos terminais, e quando se encaixam os terminais fica então alimentados os circuitos dos piscas.

Depois.... faltava apanhar a energia positiva comutada, e mais uma vez, acabei por encontrar isto num dos subfuse laterais e passei o fio do alarme mais descarnado pelo fusivel de forma a que quando a lamina do fusivel encaixe comprima o fio e assim o ligue no circuito, estando no fio azul preto na saída do fusível.
Pelo caminho experimentei ainda este circuito e puxei o respectivo fusivel com a mota a funcionar.
Conforme esperava a mota vai abaixo, dado que é cortada a alimentação da bomba, dar ser exactamente como desligar a chave. Pelo que percebi esta moto não têm nada de xpto como cdi's e respectivos mecanismos de corte (não temos o famoso desligar do motor!).
Possivelmente vou ligar o corte de imobilizador ali, retirando o fusivel e metendo dois terminais macho a servirem de fusivel, e fazer a ligação ao lado com um fusivel tipo radio, e um relé que já comprei na Norauto para fechar este circuito permanentemente. AO que apurei o alarme nada mais é que um relé, mas fico mais seguro se fizer a montagem com um relé.

Acho que provavelmente não gostam disto na Honda, mas pelo menos assim não mexo em nada da cablagem da mota.

Ainda meti uns saquinhos de plástico envolvendo as cablagens que tinham fusiveis e uniões de plástico fixados por fitas zip para isolar a coisa, dado que reparei que com estas chuvas tinha o interior do banco com água.

Enfim... a coisa está montada . Vou tentar esta abordagem para o imobilizador. Porque caso me gamem a mota assim sempre terão mais trabalho em empurrá-la. E nos casos de "bike jaquim" sempre posso dar a moto ao gajo e desligá-la remotamente.

Falta ainda a funcionalidade do start remoto que não considero prioritária. Não têm nada de especial, dado que é só alimentar o motor de arranque ligando lá o fio do alarme.
Claro que antes disso todo o outro circuito têm de estar alimentado, mas segundo vi num artigo no instructables envolvendo este alarme e uma cbf250, essa alimentação é feita já pelo outro fio que se liga na saída da alimentação comutada, e que em caso de remote start alimenta ele o circuito, e depois faz o start do motor. Óbviamente que é necessário colocar a chave na ignição para destrancar a direcção e andar.

Esta funcionalidade é um pouco inútil, a única situação onde a vejo ser interessante seria por exemplo de manhã por a mota a aquecer remotamente o motor para que fosse apenas sentar e ride on. LEt's see.....
Post Reply