Piscas Leds - ajuda!

Modificações na CBF 125, pessoais ou não.
Post Reply
dbarbeiro
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 57
Joined: 17 Feb 2012, 11:43

Piscas Leds - ajuda!

Post by dbarbeiro »

Ok, problema estranho.

Tenho os 4 piscas de leds, todos iguais.
Tenho um rele para piscas de leds.

Para a direita, tudo ok. Piscas para a esquerda, ambos os lados piscam.
Se tirar a lampada de piscas do quadrante, fica tudo ok.
Se meter uma lampada de led no quadrante, fica tudo ok (mas a lampada do quadrante só pisca para um dos lados).

ideias?

Image
User avatar
Micro
125cc
125cc
Posts: 300
Joined: 26 Apr 2012, 05:03

Re: Piscas Leds - ajuda!

Post by Micro »

verifica a polaridade dos cabos e dos piscas com um multimetro! basta um fio trocado para isso dar raia

alguns piscas tem protecção de polaridade mas de qualquer forma poderá ser o relé.

é possível colocar o de origem mas tens de colocar resistencias de 6,8ohm 26watt em cada um para não piscarem tão depressa.
:D Saudações Motards :D

Vitor Carrasqueiro aka Micro

CBF 125 Preta - Coimbra
fhanity
Moderador
Moderador
Posts: 1007
Joined: 02 Jul 2011, 00:26

Re: Piscas Leds - ajuda!

Post by fhanity »

Micro wrote:verifica a polaridade dos cabos e dos piscas com um multimetro! basta um fio trocado para isso dar raia

alguns piscas tem protecção de polaridade mas de qualquer forma poderá ser o relé.

é possível colocar o de origem mas tens de colocar resistencias de 6,8ohm 26watt em cada um para não piscarem tão depressa.
^
this
dbarbeiro
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 57
Joined: 17 Feb 2012, 11:43

Re: Piscas Leds - ajuda!

Post by dbarbeiro »

talvez. Os fios tão OK, com 2 piscas de origem, fica tudo ok. Parece que ha alguma corrente a passar no sentido contrario quando faco os piscas para a esquerda.
Talvez seja do rele. como nao e caro, vou ver se encomendo outro.
Image
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Piscas Leds - ajuda!

Post by mix »

Lembro-me do jjmaia queixar-se do mesmo problema quando trocou apenas a lâmpada do pisca do quadrante por um led. Penso que o problema era o facto do circuito inverter quando passa de pisca à esquerda para a direita e vice-versa. Uma lâmpada comum a polaridade é indiferente, mas um led já não. Experimenta por o led ao contrário, vais ver que ele vai piscar para a esquerda e para a direita não.
Solução, voltar a por a lâmpada de origem, deixar só a piscar para um dos lados ou por dois led's.

[[]]
Image
User avatar
durao
Admin
Admin
Posts: 668
Joined: 27 Aug 2011, 08:42
Location: Almada / Lisboa
Contact:

Re: Piscas Leds - ajuda!

Post by durao »

Pois deve ter mesmo a ver com polaridades. Ele deve fazer inversão de polaridades quando mudas de direcção. Tenta ver se consegues testar isso com um voltimetro.

Sent from my STM805HCZ using Tapatalk 2
User avatar
Micro
125cc
125cc
Posts: 300
Joined: 26 Apr 2012, 05:03

Re: Piscas Leds - ajuda!

Post by Micro »

piscas direitos:

Azul: +

Verde: GND

Piscas esquerdos:

Laranja: +

verde: GND

experimenta ligar os piscas led com o rele original e vê se funciona bem(provavelmente piscará muito mais rapido mas de qualquer forma ve se o funcionamento é corecto tanto do lado esquerdo como do direito)
:D Saudações Motards :D

Vitor Carrasqueiro aka Micro

CBF 125 Preta - Coimbra
dbarbeiro
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 57
Joined: 17 Feb 2012, 11:43

Re: Piscas Leds - ajuda!

Post by dbarbeiro »

EU sei disso da polaridade - ja tinha reparado. Com o rele normal, os piscas ficam sempre acesos - que tambem e comportamento normal em leds + reles normais.

O que parece tar a acontecer é alguma corrente tar a passar pelo "outro" lado para os outros piscas.
Image
dbarbeiro
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 57
Joined: 17 Feb 2012, 11:43

Re: Piscas Leds - ajuda!

Post by dbarbeiro »

Já dei uma olhadela ás ligações nos piscas traseiros - estão como os da frente, correctos.
(os fios vivos estão nos conectores isolados, os de terra estão nos conectores em "Y").

É capaz de ser do relé.
A lampada do quadrante PARECE (posso estar enganado) estar a ser alimentada pelos fios "vivos" dos piscas (só conheco o termo ingles "live wire").

Será mesmo do relé? Com o rele original, o pisca ficava sempre aceso, mas o do outro lado nao acendia. OU seja, não piscava, mas também só acendia os do lado correcto.
Image
User avatar
fokemon
CBF 125
CBF 125
Posts: 413
Joined: 21 Jul 2011, 15:12

Re: Piscas Leds - ajuda!

Post by fokemon »

boas dbarbeiro!!

podes dizer onde arranjaste o rele para os piscas led?

tambem estou a pensar trocar os da minha para uns led.


cumps
Post Reply