Ando com uns projectos em mente, e para já vai ser algo muito simples, que irá consistir num voltímetro analógico, ligado directamente ao sinal de injecção localizado no corpo de injecção.
Basicamente, ao relanti, temos um sinal contínuo DC de aproximadamente 6.7V, que baixa para próximo de 0V ao rodar o punho. Não testei ainda com o motor em carga, mas irei experimentar os 4 fios que estão lá ligados.
Em princípio, deverá haver um que mude consoante a carga, e posição de acelerador, e será exactamente esse que quero medir
Idealização/Protótipo leitura de consumos da CBF125
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Re: Idealização/Protótipo leitura de consumos da CBF125
Isso é muito fixe. Infelizmente não pesco nada do sistema eléctrico d injecção... Que 4 fios são esses?
E que tal medir a energia que vai para a bomba de combustível? quanto mais a bomba puxa gasolina mais estás a gastar...
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E que tal medir a energia que vai para a bomba de combustível? quanto mais a bomba puxa gasolina mais estás a gastar...
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Re: Idealização/Protótipo leitura de consumos da CBF125
Mesmo em cima do corpo de injecção, tem lá um cabo que liga com 4 fios. O primeiro que testei foi o mais à direita, o mais junto ao motor, e obtive o que disse em cima
A tua ideia também é bastante interessante! A bomba de combustível está mesmo à saída do depósito?
A tua ideia também é bastante interessante! A bomba de combustível está mesmo à saída do depósito?
Re: Idealização/Protótipo leitura de consumos da CBF125
Se tiveres novidades ou precisares de ajuda diz algo
Re: Idealização/Protótipo leitura de consumos da CBF125
Para acederes à bomba de combustível basta tirar a carnagem onde diz CBF125 do lado esquerdo!
Experimenta medir a tensão dos cabos alimentadores da bomba. Era nice se a tenção subisse com o acelerar, mas temo que seja mais a corrente a subir...
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Experimenta medir a tensão dos cabos alimentadores da bomba. Era nice se a tenção subisse com o acelerar, mas temo que seja mais a corrente a subir...
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Re: Idealização/Protótipo leitura de consumos da CBF125
jjmaia, obrigado Vou dando novidades!
mix, ok, irei testar mais ao pormenor amanhã de tarde!
mix, ok, irei testar mais ao pormenor amanhã de tarde!
Re: Idealização/Protótipo leitura de consumos da CBF125
Atenção a isto!mix wrote:Para acederes à bomba de combustível basta tirar a carnagem onde diz CBF125 do lado esquerdo!
Experimenta medir a tensão dos cabos alimentadores da bomba. Era nice se a tenção subisse com o acelerar, mas temo que seja mais a corrente a subir...
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Re: Idealização/Protótipo leitura de consumos da CBF125
Ok,
Vou experimentar daqui a pouco, vou ligar como multímetro, e ver como reage!
Já liguei!
Só para tirar dúvidas, liguei também no fio preto, e obviamente, não obtive qualquer valor!
No fio castanho, tenho 36mV, e sobe até aos 39mV, mas é pouquíssimo...a não ser que o valor altere muito com o motor em carga. Acelerei até quase 5000RPM, e não passou dos 39mV.
Pode ser a corrente a variar, tenho de ver..
Vou experimentar daqui a pouco, vou ligar como multímetro, e ver como reage!
Já liguei!
Só para tirar dúvidas, liguei também no fio preto, e obviamente, não obtive qualquer valor!
No fio castanho, tenho 36mV, e sobe até aos 39mV, mas é pouquíssimo...a não ser que o valor altere muito com o motor em carga. Acelerei até quase 5000RPM, e não passou dos 39mV.
Pode ser a corrente a variar, tenho de ver..
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Re: Idealização/Protótipo leitura de consumos da CBF125
Já fui dar uma volta para ver como se portava..e não obtenho nada de "especial". Ao relanti está entre os 5 e 6V. Pequena ou muita carga fica entre 3.2V e 3.6V, mas sempre nesses valores..
bahh
bahh
Re: Idealização/Protótipo leitura de consumos da CBF125
Pois foi o que disse. Esses valores são da bomba certo?
Pensa pelo lado positivo, em vez de um voltímetro arranjas um amperímetro e apenas precisas de mexer num fio
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Pensa pelo lado positivo, em vez de um voltímetro arranjas um amperímetro e apenas precisas de mexer num fio
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