Estive agora de volta da bomba de gasolina, liguei o multímetro entre o preto e castanho, os 2 fios que chegam à bomba, e o que obtive, quase de certeza, foi a tensão do alternador.
Ou seja:
- ao relanti, mantinha-se nos 14V
- Ao acelerar ia para os 14.30V, mas não os ultrapassava.
- ao carregar no travão, vinha para os 13.70V.
Ou seja, parece-me basicamente a tensão que alimenta a bomba, e que nada tem que ver com o débito de gasolina que "manda vir" do depósito.
Não testei em carga, mas..acho que nem vale a pena..
Plano B é mesmo no corpo de injecção, na "caixa negra", o problema é ser um sítio de bastante difícil acesso, e tem pelo menos meia dúzia de fios
Idealização/Protótipo leitura de consumos da CBF125
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Re: Idealização/Protótipo leitura de consumos da CBF125
Isso é a tensão da bateria e não do alternador.
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Re: Idealização/Protótipo leitura de consumos da CBF125
Mas a tensão da bateria não está a variar sempre..e o alternador está..
Quando eu liguei a chave,. apareceu-me cerca de 12.80V, e essa pareceu-me ser a tensão da bateria. Mal liguei, foi para os 14V, deduzo que seja a tensão que carregue a bateria, logo, o alternador...
Mas..daqui não se obtem nada de especial...
Quando eu liguei a chave,. apareceu-me cerca de 12.80V, e essa pareceu-me ser a tensão da bateria. Mal liguei, foi para os 14V, deduzo que seja a tensão que carregue a bateria, logo, o alternador...
Mas..daqui não se obtem nada de especial...
Re: Idealização/Protótipo leitura de consumos da CBF125
Pois só medindo também a corrente...Com a tenção e a corrente já dava para saber a potencia que ela estava a utilizar, o que não significa que esteja a mandar mais ou menos, pois se a bomba tiver meio entupida vai precisar de mais potencia para enviar a mesma quantidade de gasolina que uma bomba que não esteja entupida...
Também acho que medir no corpo de injecção será mais correcto. Não há nenhum fio perto do injector... deverá ser esse n?
Força nisso!
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Também acho que medir no corpo de injecção será mais correcto. Não há nenhum fio perto do injector... deverá ser esse n?
Força nisso!
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Re: Idealização/Protótipo leitura de consumos da CBF125
Tenho que experimentar na tal caixinha preta do corpo de injecção, é muito difícil lá chegar, e são pelo menos 6 fios..
Bastava um diagrama, tudo se tornava mais simples
Bastava um diagrama, tudo se tornava mais simples
Re: Idealização/Protótipo leitura de consumos da CBF125
Não seja por isso! O diagrama da CBR 125 deve ser bastante semelhante ao da CBF, pelo menos na parte de injecção não deve diferir muito. Deixo aqui um pa ver se é ou n semelhante.
Nesta imagem ve-se um pouco mal, mas os fios que vão para o injector são
1- Cor-de-rosa/Verde
2-Preto/Branco
Mas a imagem vê-se muito mal e não tenho a certeza...
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Nesta imagem ve-se um pouco mal, mas os fios que vão para o injector são
1- Cor-de-rosa/Verde
2-Preto/Branco
Mas a imagem vê-se muito mal e não tenho a certeza...
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Re: Idealização/Protótipo leitura de consumos da CBF125
Varia sim.Daniel Maia wrote:Mas a tensão da bateria não está a variar sempre..e o alternador está..
Quando eu liguei a chave,. apareceu-me cerca de 12.80V, e essa pareceu-me ser a tensão da bateria. Mal liguei, foi para os 14V, deduzo que seja a tensão que carregue a bateria, logo, o alternador...
Mas..daqui não se obtem nada de especial...
Tens 12.6/12.8 com o motor desligado e entre 13/14v com o motor em funcionamento. O pólo + da bateria e o fio do alternador que carrega a mesma são o mesmo nó, tu que estudas electrotecnia sabes o que isso significa
O alternador têm 2 saídas, uma que alimenta "coisas" entre elas o farol e que é AC, e a outra que está ligada ao + da bateria para a carregar, dai os 13/14v, pois esta está a ser carregada.
A bomba é obviamente alimentada pela bateria e não pelo alternador, tal como as tensões que viste o demonstram.
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Re: Idealização/Protótipo leitura de consumos da CBF125
Então pode-se dizer que é a mesma coisa
Mas sim, é isso, de qualquer maneira, tenho de arranjar o sinal do injector..
mix, eu também vejo um bocado mal, mas...a mim parece-me ter lá P,G e do lado direito B,W, será rosa-verde, e preto branco?
Mas sim, é isso, de qualquer maneira, tenho de arranjar o sinal do injector..
mix, eu também vejo um bocado mal, mas...a mim parece-me ter lá P,G e do lado direito B,W, será rosa-verde, e preto branco?
Re: Idealização/Protótipo leitura de consumos da CBF125
Pois foi o que disse depois da img!
[[]]1- Cor-de-rosa/Verde
2-Preto/Branco
Mas a imagem vê-se muito mal e não tenho a certeza...
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Re: Idealização/Protótipo leitura de consumos da CBF125
Heysh, nem vi..shame on me
Vou espreitar a ver se vejo algo interessante!
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