Idealização/Protótipo leitura de consumos da CBF125

Modificações na CBF 125, pessoais ou não.
Daniel Maia
Moderador
Moderador
Posts: 296
Joined: 03 May 2011, 01:11

Re: Idealização/Protótipo leitura de consumos da CBF125

Post by Daniel Maia »

Estive agora de volta da bomba de gasolina, liguei o multímetro entre o preto e castanho, os 2 fios que chegam à bomba, e o que obtive, quase de certeza, foi a tensão do alternador.

Ou seja:

- ao relanti, mantinha-se nos 14V
- Ao acelerar ia para os 14.30V, mas não os ultrapassava.
- ao carregar no travão, vinha para os 13.70V.

Ou seja, parece-me basicamente a tensão que alimenta a bomba, e que nada tem que ver com o débito de gasolina que "manda vir" do depósito.

Não testei em carga, mas..acho que nem vale a pena..

Plano B é mesmo no corpo de injecção, na "caixa negra", o problema é ser um sítio de bastante difícil acesso, e tem pelo menos meia dúzia de fios :?
jjmaia
Admin
Admin
Posts: 304
Joined: 02 May 2011, 23:06
Contact:

Re: Idealização/Protótipo leitura de consumos da CBF125

Post by jjmaia »

Isso é a tensão da bateria e não do alternador.
Image
Image
Daniel Maia
Moderador
Moderador
Posts: 296
Joined: 03 May 2011, 01:11

Re: Idealização/Protótipo leitura de consumos da CBF125

Post by Daniel Maia »

Mas a tensão da bateria não está a variar sempre..e o alternador está..

Quando eu liguei a chave,. apareceu-me cerca de 12.80V, e essa pareceu-me ser a tensão da bateria. Mal liguei, foi para os 14V, deduzo que seja a tensão que carregue a bateria, logo, o alternador...

Mas..daqui não se obtem nada de especial... :cussingblack
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Idealização/Protótipo leitura de consumos da CBF125

Post by mix »

Pois só medindo também a corrente...Com a tenção e a corrente já dava para saber a potencia que ela estava a utilizar, o que não significa que esteja a mandar mais ou menos, pois se a bomba tiver meio entupida vai precisar de mais potencia para enviar a mesma quantidade de gasolina que uma bomba que não esteja entupida...
Também acho que medir no corpo de injecção será mais correcto. Não há nenhum fio perto do injector... deverá ser esse n?
Força nisso! :rockon

[[]]
Image
Daniel Maia
Moderador
Moderador
Posts: 296
Joined: 03 May 2011, 01:11

Re: Idealização/Protótipo leitura de consumos da CBF125

Post by Daniel Maia »

Tenho que experimentar na tal caixinha preta do corpo de injecção, é muito difícil lá chegar, e são pelo menos 6 fios..

Bastava um diagrama, tudo se tornava mais simples
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Idealização/Protótipo leitura de consumos da CBF125

Post by mix »

Não seja por isso! O diagrama da CBR 125 deve ser bastante semelhante ao da CBF, pelo menos na parte de injecção não deve diferir muito. Deixo aqui um pa ver se é ou n semelhante.

Image

Nesta imagem ve-se um pouco mal, mas os fios que vão para o injector são
1- Cor-de-rosa/Verde
2-Preto/Branco
Mas a imagem vê-se muito mal e não tenho a certeza...

[[]]
Image
jjmaia
Admin
Admin
Posts: 304
Joined: 02 May 2011, 23:06
Contact:

Re: Idealização/Protótipo leitura de consumos da CBF125

Post by jjmaia »

Daniel Maia wrote:Mas a tensão da bateria não está a variar sempre..e o alternador está..

Quando eu liguei a chave,. apareceu-me cerca de 12.80V, e essa pareceu-me ser a tensão da bateria. Mal liguei, foi para os 14V, deduzo que seja a tensão que carregue a bateria, logo, o alternador...

Mas..daqui não se obtem nada de especial... :cussingblack
Varia sim.
Tens 12.6/12.8 com o motor desligado e entre 13/14v com o motor em funcionamento. O pólo + da bateria e o fio do alternador que carrega a mesma são o mesmo nó, tu que estudas electrotecnia sabes o que isso significa :D
O alternador têm 2 saídas, uma que alimenta "coisas" entre elas o farol e que é AC, e a outra que está ligada ao + da bateria para a carregar, dai os 13/14v, pois esta está a ser carregada.
A bomba é obviamente alimentada pela bateria e não pelo alternador, tal como as tensões que viste o demonstram.
Image
Image
Daniel Maia
Moderador
Moderador
Posts: 296
Joined: 03 May 2011, 01:11

Re: Idealização/Protótipo leitura de consumos da CBF125

Post by Daniel Maia »

Então pode-se dizer que é a mesma coisa :neener

Mas sim, é isso, de qualquer maneira, tenho de arranjar o sinal do injector..

mix, eu também vejo um bocado mal, mas...a mim parece-me ter lá P,G e do lado direito B,W, será rosa-verde, e preto branco?
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Idealização/Protótipo leitura de consumos da CBF125

Post by mix »

Pois foi o que disse depois da img!
1- Cor-de-rosa/Verde
2-Preto/Branco
Mas a imagem vê-se muito mal e não tenho a certeza...
[[]]
Image
Daniel Maia
Moderador
Moderador
Posts: 296
Joined: 03 May 2011, 01:11

Re: Idealização/Protótipo leitura de consumos da CBF125

Post by Daniel Maia »

Heysh, nem vi..shame on me :banghead

Vou espreitar a ver se vejo algo interessante!
Post Reply