Dúvida na compra de primeira mota CB125f

Temas gerais sobre a CBF 125 que não se enquadrem nos restantes sub-fóruns.
Post Reply
rafaelg7
A Pé
A Pé
Posts: 3
Joined: 19 May 2019, 11:27

Dúvida na compra de primeira mota CB125f

Post by rafaelg7 »

Boas pessoal.

Como referi na apresentação.. estou com uma enorme vontade de comprar uma mota, quer para passeios ao fim de semana (amante da natureza, liberdade) quer para usar no caminho para o trabalho nos dias que as condições meteorológicas permitirem. (Gasto 250/300 por mês gasolina com o meu Peugeot 307 cc).
Faço cerca de 20/25 km para ir, mais 20/25 para voltar e apanha a autoestrada (A33 Barreiro - Alcochete).

Em agosto faço 25 anos e já posso conduzir até 125cc, contudo tenho MUITAS DÚVIDAS se por exemplo a Honda cb125F se adequa e irá chegar para o que preciso. Queria algo simples mesmo, casa - praia, trabalho, não tenho problemas em andar a 90km, já o faço com o carro, mas é assim tão segura para levar para o trabalho em dias de boas condições?

Em relação à mota? nova/usada?

Obrigado a todos.

Rafael
TiagoNunes
A Pé
A Pé
Posts: 9
Joined: 21 May 2019, 09:18

Re: Dúvida na compra de primeira mota CB125f

Post by TiagoNunes »

Boas Rafael!

Posso falar pela minha experiência.

Tenho a minha CBF 125 (que é muito semelhante em termos de desempenho à mais recente CB125F) há uns 9 anos.

É a mota ideal para andar em cidade ou estradas nacionais. 80 a 90km/h é confortável e estável. O consumo é excelente. Faço cerca de 30 km por dia e já nunca pego no carro, a não ser que esteja a chover torrencialmente.

Em zonas de muito trânsito poupa-me imenso tempo porque vou pela berma ou entre as faixas e evito filas.

Se o que te preocupa é o facto de fazer os 25km, ela faz sem problema, faz mais até. Desde que seja um trajecto que consegues fazer a 80km/h e não precisas de ir a puxar por ela o caminho todo a 90km/h+ podes ficar completamente descansado.

O unico senão que notei na minha mota foi o facto de escorregar um pouco, principalmente em piso molhado, mas talvez porque veio com uns pneus muito maus chineses. Penso que as novas já trazem uns melhores.

Qualquer coisa pergunta. Há muitas boas motas 125 agora no mercado. Mas eu não trocava a minha por nenhuma do mesmo valor agora.

Boa sorte :)
rafaelg7
A Pé
A Pé
Posts: 3
Joined: 19 May 2019, 11:27

Re: Dúvida na compra de primeira mota CB125f

Post by rafaelg7 »

TiagoNunes wrote:Boas Rafael!

Posso falar pela minha experiência.

Tenho a minha CBF 125 (que é muito semelhante em termos de desempenho à mais recente CB125F) há uns 9 anos.

É a mota ideal para andar em cidade ou estradas nacionais. 80 a 90km/h é confortável e estável. O consumo é excelente. Faço cerca de 30 km por dia e já nunca pego no carro, a não ser que esteja a chover torrencialmente.

Em zonas de muito trânsito poupa-me imenso tempo porque vou pela berma ou entre as faixas e evito filas.

Se o que te preocupa é o facto de fazer os 25km, ela faz sem problema, faz mais até. Desde que seja um trajecto que consegues fazer a 80km/h e não precisas de ir a puxar por ela o caminho todo a 90km/h+ podes ficar completamente descansado.

O unico senão que notei na minha mota foi o facto de escorregar um pouco, principalmente em piso molhado, mas talvez porque veio com uns pneus muito maus chineses. Penso que as novas já trazem uns melhores.

Qualquer coisa pergunta. Há muitas boas motas 125 agora no mercado. Mas eu não trocava a minha por nenhuma do mesmo valor agora.

Boa sorte :)
Olá Tiago, obrigado pela resposta.

Eu quero comprar a mota para passear fins de semana de bom tempo, ir à praia... contudo gasto muito nas idas para o trabalho que é pela Auto estrada A33, são cerca de 20 e tal kms para lá, mais para cá.

Não tenho intenções de pegar na mota com más condições meteorológicas.

A minha reticência tem a ver com o facto de se na auto estrada ela não se der bem a pelo menos 90km/h, que é a velocidade que vou enquanto ando de carro também, não sei explicar... estou com receio que aquilo vá a tremer por todos os lados e não seja seguro e seja mesmo muito lenta. Mas pelo menos na cidade deve mexer se bem ?. Outra dúvida é se estou a fazer a escolha acertada!!

Abraço.
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Dúvida na compra de primeira mota CB125f

Post by mix »

Olá,

A mota aguenta-se bem a 90km/h. Em patamar a fundo dá 110km/h. Vibra um bocado a essa velocidade, mas nada de especial.
É perfeitamente segura a essa velocidade, já fiz uma viagem com ela até ao Algarve e fiz 90km/h durante muito tempo e não teve nenhum problema.
Nada melhor que ires fazer um test drive com a mota e até noutras motas para veres o que melhor se adequa às tuas necessidades e tiras as duvidas quase todas.

[[]]
Image
tiagofo20
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 32
Joined: 20 Nov 2018, 13:14

Re: Dúvida na compra de primeira mota CB125f

Post by tiagofo20 »

Tenho a CB125F e faço minhas as palavras do Tiago. Só que atenção, se vais comprar nova não convém entrar logo a abrir o punho em AE, convém ser paciente e pelo menos nos primeiros 1000km não forçar o caminho todo acima dos 80km/h.

Outro cuidado a ter é o vento, convém teres noção se o teu trajeto para o trabalho apanha ventos fortes, se for o caso, acima dos 80 ja notas uns belos abanões.

De resto, como o dinheiro parece ser um fator importante, convém dar uma pesquisa nos seguros, os preços variam muito e como és novo, podes ter de bater a muita portar para conseguir preços abaixo de 150€/200€ /ano.

Manutenções, a mota faz aos 1000, 4000 e a seguir é sempre de 4 em 4 mil. Fazendo as revisões na marca, a coisa ronda os 60€, dependendo da revisão que for.

Guarda dinheiro para equipamento. Não precisas comprar um capacete de 300€, mas se vais para um muito barato, passado algum tempo vais começar a ver outros melhores. Tem em mente que é algo que dura uns 5 anos se não sofrer quedas. Casaco e luvas, além do capacete, considero equipamento essencial, apesar de não ser obrigatório.

Se vais andar à chuva vais acabar por comprar equipamento próprio e sinceramente essa mota não oferece segurança em piso molhado, por isso, podendo, vai de carro.

Não te quero desencorajar, voltava a comprar a minha CB125F sem pensar 2x, mas ter mota + carro não costuma ficar mais barato do que ter apenas carro. Poupas no combustível, mas tens gastos fixos e desvalorização a dobrar.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
TiagoNunes
A Pé
A Pé
Posts: 9
Joined: 21 May 2019, 09:18

Re: Dúvida na compra de primeira mota CB125f

Post by TiagoNunes »

Sim é verdade.

Se fizeres as contas, terás de ter a mota alguns anos até te compensar. Mas compensa pois a diferença de consumo de combustivel é enorme.

O principal é mesmo a conveniencia. Expecialmente em zonas de trânsito em que poupas imenso tempo passando entre os carros ou mesmo no estacionamento. Nunca tens de pensar onde vais estacionar porque cabe em qualquer sitio entre dois carros.

Eu como te digo já tinha mota antes de ter carro e nunca me desfiz dela. Hoje só pego no carro quando chove muito ou para alguma viagem. Por default ando de mota. Na minha experiência torna a vida muito mais fácil no dia a dia. Já para não falar que a mota é pequena e tenho-a há quase 10 anos e ainda me dá imenso gozo que a aceleração do bichinho, dos 0 aos 50, é superior à maior parte dos carros, como em qualquer mota do género.

Faz as contas. Tem em consideração o que vais gastar em seguro, manutenção, equipamento e o que poupas em combustível. Sinceramente penso que dentro de uns 3 anos tens o investimento mais do que coberto para os Km que tu fazes mas só fazendo as contas.

Se ficar muito empatado compra! Vale a sensação de liberdade e a diversão que, mesmo numa mota com um motor tão pequeno, bate a de um carro que custe 10 vezes mais.

Boa sorte na decisão. E se comprares, boa sorte com ela!
Post Reply