Tipo de Óleo

bernardo r
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 39
Joined: 24 Nov 2014, 03:27

Re: Tipo de Óleo

Post by bernardo r »

João Santos wrote:Motul 7100 10W40 MA2 excelente óleo para a CB125F podes comprar a Texóleo.com, barato e muitíssimo bom.

João
O 7100 é overkill para uma CBF 125. Já o 5100 é uma boa proposta e mais do que suficiente. E 42.90€ 4L, quando arranjo um Liqui Moly do mesmo "patamar" que o 5100 por menos de 25€ 4L...

A Texoleo já compensou mais. Há uns anos comprava lá porque tinha as melhores propostas. Agora tem muita concorrência (ainda bem para nós!) e existem aí melhores sítios para comprar. Mas depende sempre do óleo em especifico.

Em Espanha, como o mariocbf deu um exemplo, também se arranjam bons preços. Por vezes não compensa em encomendas pequenas por causa dos portes.
O mesmo para as lojas Alemãs, que são o topo em questão de preço, mas em encomendas de quantidade.
João Santos
50cc
50cc
Posts: 108
Joined: 27 Dec 2013, 08:07
Location: Sta. Comba Dão

Re: Tipo de Óleo

Post by João Santos »

Seria bom que indicasses os sítios onde temos melhor preço, para todos ficarmos a saber, é assim que deve ser a partilha tal como eu fiz.

Falas no Liquy Moly e se calhar nem sabes quem o Fabrica.

Vir para aqui largar umas dicas á e tal isto é um (overkill) que poucos sabem o que significa.

Pois eu garanto-te que o 7100 é um excelente óleo para a CBF 125.

João
User avatar
mariocbf
125cc
125cc
Posts: 274
Joined: 14 May 2013, 10:28

Re: Tipo de Óleo

Post by mariocbf »

Sou da opinião do João Santos, na cbf125 o sitético 7100 da motul é o mais indicado, por vários motivos, primeiro porque a cbf leva pouco óleo (1l), segundo refrigeração a ar e vento, ( o primeiro e o segundo fazem com que a temperatura de funcionamento seja muito mais alta do que um motor refrigerado a agua) e terceiro a caixa de velocidades tolera muito bem esse óleo, não se notando nenhum funcionamento estranho.
Agora na Aprilia caponord, já a coisa canta de maneira diferente, é uma moto que leva 4 litros de óleo no motor, tem radiador de arrefecimento de óleo, tem refrigeração liquida, e tem uma caixa de velocidades que não tolera óleo sintéticos, no livro vem lá bem especificado óleo semi-sintético 15W50 Agip ( agora chama-se ENI). Mas depois de consultar vários foruns da Aprilia o consenso é quase geral.... Motul semi-sintético 15w50.
bernardo r
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 39
Joined: 24 Nov 2014, 03:27

Re: Tipo de Óleo

Post by bernardo r »

João Santos wrote:Seria bom que indicasses os sítios onde temos melhor preço, para todos ficarmos a saber, é assim que deve ser a partilha tal como eu fiz.

Falas no Liquy Moly e se calhar nem sabes quem o Fabrica.

Vir para aqui largar umas dicas á e tal isto é um (overkill) que poucos sabem o que significa.

Pois eu garanto-te que o 7100 é um excelente óleo para a CBF 125.

João
Estou a ver que tens tendência a conflito... Mas eu esclareço-te então:

- vou comprar o LM na bikepor, e se tivesse lido uns posts antes vias lá o link directo.
Mas se nao fosse lá, provavelmente iria pedir preços à AutopartsLogistic, que costuma faze-los bons nesta marca.

- os óleos liqui Moly usam blend by BP (base do óleo) e aditivagem própria. Existe uma marca paralela da empresa, a Meguin, que muitas vezes vende exactamente o mesmo óleo, mas noutros mercados.
E mesmo que não soubesse nada da marca, qual era mesmo a importância disso e em que é que isso alterava se são bons ou maus?

- desculpa lá se usei um termo inglês, num fórum online em 2015, onde quem não entender algo em 30s não consegue descobrir o significado de uma palavra...

- eu não disse que o 7100 é mau, é algo com valor a mais para o motor em questão.
É a coisa que andares a pôr um óleo XPTO racing num punto ou corsa: gastas mais dinheiro e não tens vantagem nenhuma nisso.

Acho o 5100 a proposta ideal. Cumpre a norma, a viscosidade e tem um preço mais justo.
Mas já que garantes algo gostava de saber com que bases o justificas, se não for incómodo.
bernardo r
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 39
Joined: 24 Nov 2014, 03:27

Re: Tipo de Óleo

Post by bernardo r »

mariocbf wrote:Sou da opinião do João Santos, na cbf125 o sitético 7100 da motul é o mais indicado, por vários motivos, primeiro porque a cbf leva pouco óleo (1l), segundo refrigeração a ar e vento, ( o primeiro e o segundo fazem com que a temperatura de funcionamento seja muito mais alta do que um motor refrigerado a agua) e terceiro a caixa de velocidades tolera muito bem esse óleo, não se notando nenhum funcionamento estranho.
O que indicaste não é propriamente uma justificação. Enumeraste aspectos do motor, que antes dele próprio existir já tinham sido pensados pela honda...

Se os engenheiros indicaram que para cumprir o esperado o óleo tem de ter graduação X ou Y e cumprir a norma Z, o que te leva a duvidar disso e ter de subir até gamas mais altas para ter um óleo correcto?

As normas de óleo existem por alguma razão. Representam valores e critérios que os óleos devem cumprir para terem aprovação e poderem anunciar que as cumprem. Esses critérios são estabelecidos por quem projecta os motores.

Se é um motor pequeno, refrigerado a ar e precisa de um óleo Jaso MA2, é o que temos de cumprir, porque é o que foi estabelecido como o que funciona bem.
Ora se o 5100 e o 7100 cumprem ambos a norma, o que torna o último superior, PARA A CBF 125? (cada caso é um caso)

Isto é um motor básico, de baixa gama e feito para ser resistente e fiável. Ao cumprirem a norma e viscosidade e usar uma marca conhecida, já estão a fazer o vosso papel.
Vejam estes motores na Índia e América do Sul, a andarem com óleos super grossos e de marcas rasca, e as bichas aguentam com tudo.
João Santos
50cc
50cc
Posts: 108
Joined: 27 Dec 2013, 08:07
Location: Sta. Comba Dão

Re: Tipo de Óleo

Post by João Santos »

Gosto sempre de ajudar e como vi que não sabes cá vai:

A Liquy Moly fabricava até á poucos anos apenas aditivos. Depois comprou a Fábrica Meguin que é uma das mais antigas fábricas de óleo da Europa.

Com este negócio colocou no mercado óleos com marca própria Liquy Moly, fabricados pela Meguin.

Os óleos com a classificação MA2 são próprios para motos que cumprem as ultimas normas sobre ambiente, como é o caso da CBF que já traz catalisador.

Já são muitas centenas de milhar de klms na estrada e por isso sei o que é bom nos óleos. É mesmo centenas de milhar e 45 anos de estrada. Muito motor aberto e fachado. A Empresa que indicas AutopartsLogistic não tem no catálogo online óleos para motos.

João
User avatar
mneves
CBF 125
CBF 125
Posts: 425
Joined: 03 Sep 2014, 08:35

Re: Tipo de Óleo

Post by mneves »

Eu não vejo problema algum em querer usar um óleo melhor que o recomendado, senão vejam e podem chamar- me maluco,por ex um carro de 99 ,800cc ,52cv e só com 70000 km tem como óleo recomendado 10w40 ou 5w40ou 5w30,
Alguém iria colocar um 5w 30 num motor destes? Óleo que anda na casa dos 70/80 EUR?
Claro que não,só CA o Marco
E sabem quais as diferenças ? Quem percebe basta ouvir o motor 5 min ,consumos dignos de um diesel mais fraco,e a sua durabilidade? não me lixem,mas aquilo vai durar mais que a chapa .já usei os ditos " normais" mas ao usar melhor vejo bem as diferenças ,se é que me percebem!!!

Marco neves
Marco Neves
User avatar
mariocbf
125cc
125cc
Posts: 274
Joined: 14 May 2013, 10:28

Re: Tipo de Óleo

Post by mariocbf »

Eu percebo-te perfeitamente, Marco Neves, se a cbf125 leva 1 litro de óleo, e a diferença entre o 5100 (8,20€) e o 7100 (10,90€) é de 2,7 euros o litro, porque não? Agora, quando a diferença de preço é muito maior, opto por ficar pelo recomendado ou um pouco melhor, não entro em "maluquices" mas acima de tudo respeito e compreendo as tuas "maluquices". :drinkingcheers
bernardo r
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 39
Joined: 24 Nov 2014, 03:27

Re: Tipo de Óleo

Post by bernardo r »

mneves wrote:Eu não vejo problema algum em querer usar um óleo melhor que o recomendado, senão vejam e podem chamar- me maluco,por ex um carro de 99 ,800cc ,52cv e só com 70000 km tem como óleo recomendado 10w40 ou 5w40ou 5w30,
Alguém iria colocar um 5w 30 num motor destes? Óleo que anda na casa dos 70/80 EUR?
Claro que não,só CA o Marco
E sabem quais as diferenças ? Quem percebe basta ouvir o motor 5 min ,consumos dignos de um diesel mais fraco,e a sua durabilidade? não me lixem,mas aquilo vai durar mais que a chapa .já usei os ditos " normais" mas ao usar melhor vejo bem as diferenças ,se é que me percebem!!!

Marco neves
Contra usar sempre a melhor graduação, sou completamente de acordo. Só acho é que quando já o estamos a fazer ir para os óleos de topo em motores banais que não vão tirar vantagem nenhuma nisso, não tem muita lógica (e estou a falar dentro da melhor graduação, não confundir com usar graduações piores).

Tenho 2 carros cá em casa a usar 5w30, de boas marcas e não gasto mais de 35€ por 5L (Shell Helix AG numa Cee'd de 2007 e Fuchs Titan GT1 C3 numa Cordoba 1.6 de 2000).
bernardo r
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 39
Joined: 24 Nov 2014, 03:27

Re: Tipo de Óleo

Post by bernardo r »

João Santos wrote:Gosto sempre de ajudar e como vi que não sabes cá vai:

A Liquy Moly fabricava até á poucos anos apenas aditivos. Depois comprou a Fábrica Meguin que é uma das mais antigas fábricas de óleo da Europa.

Com este negócio colocou no mercado óleos com marca própria Liquy Moly, fabricados pela Meguin.

Os óleos com a classificação MA2 são próprios para motos que cumprem as ultimas normas sobre ambiente, como é o caso da CBF que já traz catalisador.

Já são muitas centenas de milhar de klms na estrada e por isso sei o que é bom nos óleos. É mesmo centenas de milhar e 45 anos de estrada. Muito motor aberto e fachado. A Empresa que indicas AutopartsLogistic não tem no catálogo online óleos para motos.

João
Justificar o tempo na estrada e kms a mim não me diz grande coisa. Vejo muito taxista que tem milhões de kms no lombo e pouco percebem de mecânica ou automóveis no geral, bem como de condução.

Pela condução sente-se uma pequena parte da função do óleo. E casos há que mesmo fazendo um ruído menos nobre, outras vantagens existem.

A APL, como outras lojas que podia ter referido, mesmo não tendo a aparecer no site, não quer dizer que não arranje. Tendo em conta que comercializa a marca, não me parece complicado que o fizessem (como já fizeram noutros casos que conheço).

Quanto ao resto não tenho nada a dizer, são dados sobre a marca, que em nada dizem para o tema: se os óleos são bons ou não.
(Neste momento a Meguin é usada como marca de 2ª linha do grupo, para mercados como índia e Rússia, mas na europa temos acesso a ela na mesma. A nível de controlos de qualidade, os rotulados de LM usam critérios ligeiramente superiores, o que não impede de haver lotes Meguin de semelhante qualidade)
Post Reply