Tipo de Óleo

Post Reply
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Tipo de Óleo

Post by mix »

Boas

Qual o melhor óleo para a nossa mota?
Isto é uma discussão que tem pano para mangas lol
Tenho utilizado sempre o Castrol 4T Power 1 GPS 10W40. Mas o preço dos óleos tem andado a subir da mesma forma que a gasolina. :banghead Por isso fui pesquisar mais um pouco para perceber o que ando a utilizar.
A conclusão é que tenho andado a utilizar um bom óleo para a nossa CBF125. :D
A maioria das pessoas compra pela marca (e em muitas coisas tb o faço), pois como não temos conhecimentos na área, todos falam bem daquela marca e smpr nos demos bem com ela, não existem razões para mudar...
Na minha rápida pesquisa pela net percebi que a marca pouco interessa (como seria de prever) e mais uma vez o segredo é olhar para as letras pequenas que estão no verso da embalagem que ninguém lê.
No verso da minha embalagem de óleo que tenho utilizado (Castrol) diz lá isto:

SAE 10w-40 API SJ JASO MA - 2

Daqui tiramos 3 tipos de propriedades/certificações:
SAE "Society of Automotive Engineers": Estes Sr's criaram um código numérico para standartizar os diferentes tipos de óleos relativamente à viscosidade. Serve para que nós em Portugal, sabermos qual a viscosidade de óleo recomendada pelo fabricante Japonês, pois em todo o mundo se utiliza o mesmo código.

API " American Petroleum Institute": estabelecem padrões mínimos de desempenho para os lubrificantes. O "S" significa que são para motores de ingnição, se começar por "C" são para motores de compressão. A letra que vem a seguir é que determina o padrão mínimo e quanto maior a letra (sendo que D é maior que B) maior qualidade terá o óleo, para motores recentes. Neste momento existem as classificações SN, SM, SL e SJ, sendo que a SN é a mais recente, logo a melhor. Existe alguma controvérsia pois para motores antigos, óleos com padrões antigos seriam melhores, mas não nos interessa para as nossas motas. Leiam este artigo para compreenderem melhor.

JASO "Japanese Automotive Standards Organization":Esta classificação é especialmente importante para as motas. Para não alongar o texto têm aqui um artigo explicativo. Basicamente existe JASO MA para motas com embraiagem "molhada" (como é o caso da CBF125) e JASO MB para embraiagem "seca" (como é o caso das Ducati). Dentro da MA existe a MA, MA1 e MA2, mas para mais detalhes leiam o artigo.

No manual da nossa mota (pag 65 e 66) diz que o recomendado é:
SAE 10W30 / 10W40, consoante as temperaturas;
API SG ou superior;
JASO MA.

Ou seja o óleo que tenho andado a utilizar é mais que recomendado pois supera os mínimos pedidos.
Quando fui comprar óleo para a última muda, perdi mais 5 minutos a ver o óleo. Deparei-me com o óleo do continente 4T Racing, que tinha lido n sei onde, que é óleo da Galp.No verso dava para ver que tem o mesmo SAE e API que o castrol e JASO MA em vez de MA2. JASO MA significa que tem algumas características de MA1 e outras de MA2 e ficava mais barato. Como é produto nacional (embora sejam uns malandros a chupar $ na mm) e corresponde aos requisitos do fabricante, trouxe para experimentar. Já fiz uns 100km com ele e ate ver não notei diferença nenhuma. Daqui a mais 4 mil km venho dar a avaliação final :lol

Basicamente comprem a marca que comprarem, desde que no verso tenha um API elevado e tenha a norma JASO MA é um bom óleo para a nossa CBF 125!

[[]]
Image
zakit
50cc
50cc
Posts: 165
Joined: 19 Oct 2011, 16:30

Re: Tipo de Óleo

Post by zakit »

Este post é um monumento! Fantástico.

Obrigado.
Image
Amieira
125cc
125cc
Posts: 242
Joined: 09 Jan 2013, 09:41

Re: Tipo de Óleo

Post by Amieira »

Maravilha mix muito util!
Cumps Amieira
Gonçalo Amieira
Barreiro
CBF 125 Preta
-----------------------
User avatar
AlonsoF1
Moderador
Moderador
Posts: 2556
Joined: 16 Jan 2013, 19:48
Location: Povoa de Santa Iria
Contact:

Re: Tipo de Óleo

Post by AlonsoF1 »

Mágnifico :rockon
É muito bom saber estas coisas para que possamos estimar as nossas meninas!
Yamaha MT 07 Matt Grey :rockon - Povoa de Santa Iria
User avatar
durao
Admin
Admin
Posts: 668
Joined: 27 Aug 2011, 08:42
Location: Almada / Lisboa
Contact:

Re: Tipo de Óleo

Post by durao »

Com a mota ainda nao perdi este tempo no oleo, mas com o carro ja tinha chegado a essa conclusao. Indice de viscosidade e cumprir as normas. Quase tudo serve. So para altas performancee convem ter coisas melhorzinhas. Que nao e o caso da cbf :-)

Sent from my STM805HCZ using Tapatalk 2
boa onda
50cc
50cc
Posts: 186
Joined: 04 Jul 2012, 23:19

Re: Tipo de Óleo

Post by boa onda »

A nao esqueçer que motor das nossas façilmente andas horas nas 7000-8-9000 rpm.
Abrç
tiagolourenco20
Moderador
Moderador
Posts: 2145
Joined: 17 Apr 2012, 12:53
Location: Odivelas

Re: Tipo de Óleo

Post by tiagolourenco20 »

Obrigado mix, muito util. :rockon
CBR 250R - Odivelas
Image
2012-2014 CBF 125
2014-2016 CBR 250R
Actualmente NC750X
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Tipo de Óleo

Post by mix »

Atenção que muitos óleos não têm o JASO MA, que penso ser fundamental para um bom óleo, pois a nossa mota tem a embraiagem banhada a óleo...

[[]]
Image
tiagolourenco20
Moderador
Moderador
Posts: 2145
Joined: 17 Apr 2012, 12:53
Location: Odivelas

Re: Tipo de Óleo

Post by tiagolourenco20 »

Estive a ver o óleo da norauto, 2 litros - 13€ e tal. Pelo que vi parece ter todos as especificações necessárias para a nossa mota, que acham?

Image
Image
CBR 250R - Odivelas
Image
2012-2014 CBF 125
2014-2016 CBR 250R
Actualmente NC750X
User avatar
mix
Admin
Admin
Posts: 1567
Joined: 21 Apr 2010, 17:27
Location: Coimbra/Loulé
Contact:

Re: Tipo de Óleo

Post by mix »

Acho estranho no API dizer SL, SG e no Jaso MA, MA2. Ou é SL ou SG e MA ou MA2.
De qualquer forma é um óleo em que as características correspondem às recomendadas pela honda, pelo que está a um preço muito bom para 2L!!!!
Também já tinha visto esse óleo à pouco tempo e na próxima manutenção vai ser esse que a mota vai comer :D

[[]]
Image
Post Reply