Diário de Bordo da Neguinha (rruella)

Apresenta a tua CBF 125 à comunidade e mostra as tuas modificações e viagens.
User avatar
AlonsoF1
Moderador
Moderador
Posts: 2556
Joined: 16 Jan 2013, 19:48
Location: Povoa de Santa Iria
Contact:

Re: Diário de Bordo da Neguinha (rruella)

Post by AlonsoF1 »

Eu meto sempre na Galp. Tanto nos carros como nas motas. No meu antigo carro (Renault Clio 1.5 DCI 85 CV) experimentei meter no Jumbo 2 depósitos seguidos. Senti falta de potência no carro e a válvula EGR quando fui a ver tinha muito mais carvão. Tinha-a visto à sensivelmente uns meses antes de fazer a experiência de meter gasóleo no Jumbo. Jurei para nunca mais ir a um posto de abastecimento low cost.
Uma válvula EGR dura-te no minimo 1 ano (mais ou menos 20.000 quilometros) sem teres de a desentupir. Neste caso durou-me menos 2 ou 3 meses e com menos quilometros (porque estive emigrado) e o meu pai é que andava com ele. Nesse ano o carro fez cerca de 10.000 quilometros apenas. Portanto, nunca mas nunca mais low cost.
Yamaha MT 07 Matt Grey :rockon - Povoa de Santa Iria
rruella
125cc
125cc
Posts: 231
Joined: 09 Jul 2012, 18:08
Location: Moita

Re: Diário de Bordo da Neguinha (rruella)

Post by rruella »

bom aqui deixo mais um capitulo da meu diário:

pessoal estou passando por umas quantas graças a minha teimosia em fazer um serviço limpo e barato.
comprei o rectificador e levei ao amigo de um colega meu conforme ele me disse era este o problema.
agora com o rectificador novo (usado mas em boas condições) no lugar, nada a mota continua na mesma.
ele me pedi para comprar o estator.
é ai que peço a ele para abrir e verificar se era mesmo o estator pois depois de comprar duas baterias e um rectificador sem necessidade já eu estou escaldado.
pronto com a tampa aberta na minha presença e com o estator na minha mão fica confirmado por mim que era o gajo.
a pelo menos quatro bobinas queimadas.

agora tenho quatro hipótese de resolver isso:

1- compro uma nova que ira me custar 139, e tal na honda.
2- compro uma usada no ebay, a mais barata que encontrei foi de 69,00 eruos + frete.
3- arranjar alguém que rebobine ela mas que me dica quanto leva.
4- seguir tutoriais da net e eu mesmo rebobinar, o que seria ariscado e mais trabalhoso.

alguém aqui da margem sul poderia me indicar uma oficina que faça este tipo de trabalho?
obrigado
User avatar
AlonsoF1
Moderador
Moderador
Posts: 2556
Joined: 16 Jan 2013, 19:48
Location: Povoa de Santa Iria
Contact:

Re: Diário de Bordo da Neguinha (rruella)

Post by AlonsoF1 »

Uish que trabalheira. Que galo. Sinceramente, não sei o que te recomendar!
Yamaha MT 07 Matt Grey :rockon - Povoa de Santa Iria
tiagolourenco20
Moderador
Moderador
Posts: 2145
Joined: 17 Apr 2012, 12:53
Location: Odivelas

Re: Diário de Bordo da Neguinha (rruella)

Post by tiagolourenco20 »

De certeza que ias ter que mudar o regulador, o alternador nesse estado o regulador não aguenta.

Eu escolhia rebobinar, sei de um sitio que rebobina transformadores, não sei se rebobinam alternadores.

Rebobinar um alternador não é muito complicado, mas é preciso alguma paciência.
CBR 250R - Odivelas
Image
2012-2014 CBF 125
2014-2016 CBR 250R
Actualmente NC750X
User avatar
Fabio Baiao
125cc
125cc
Posts: 230
Joined: 14 Jun 2012, 19:41
Location: Pinhal Novo

Re: Diário de Bordo da Neguinha (rruella)

Post by Fabio Baiao »

Eu estou com uma duvida a respeito do alternador queimado...
Visto que a luzes são alimentadas directamente por ele quando ligamos o motor não se nota fraca luminosidade?
Fábio Baião
Pinhal Novo
HondaCBF125
tiagolourenco20
Moderador
Moderador
Posts: 2145
Joined: 17 Apr 2012, 12:53
Location: Odivelas

Re: Diário de Bordo da Neguinha (rruella)

Post by tiagolourenco20 »

Não percebi concretamente qual é a tua duvida, mas se reparares quando aceleras a luminosidade da lâmpada é superior.

Imagina que quando ligas a mota o alternador debita 10A, desses 10A vão 6A para carregar a bateria, sobram 4A.
Se o consumo da lâmpada for superior a 4A a luminosidade não vai ser máxima, mas quando aceleras o alternador passa a gerar 15A e já existe corrente disponível para a lâmpada estar na sua luminosidade máxima.
CBR 250R - Odivelas
Image
2012-2014 CBF 125
2014-2016 CBR 250R
Actualmente NC750X
rruella
125cc
125cc
Posts: 231
Joined: 09 Jul 2012, 18:08
Location: Moita

Re: Diário de Bordo da Neguinha (rruella)

Post by rruella »

já vi uns vídeos no youtube sobre rebobinar temos é que ter atenção ao desenrolar ir anotando de onde começa, se é sentido horário ou anti-horário.
teos que númerar as bobinas e saber os fios quando acabam qual o destino deles na peça, é por ai a fora vejam:

http://www.youtube.com/watch?v=gWuHBN7ZsCQ

como podem reparar sou teimoso, muito teimoso eu vou chegar lá.
User avatar
Fabio Baiao
125cc
125cc
Posts: 230
Joined: 14 Jun 2012, 19:41
Location: Pinhal Novo

Re: Diário de Bordo da Neguinha (rruella)

Post by Fabio Baiao »

tiagolourenco20 wrote:Não percebi concretamente qual é a tua duvida, mas se reparares quando aceleras a luminosidade da lâmpada é superior.

Imagina que quando ligas a mota o alternador debita 10A, desses 10A vão 6A para carregar a bateria, sobram 4A.
Se o consumo da lâmpada for superior a 4A a luminosidade não vai ser máxima, mas quando aceleras o alternador passa a gerar 15A e já existe corrente disponível para a lâmpada estar na sua luminosidade máxima.

A minha duvida é, se o alternador está queimado deixa de debitar 15A e passa a debitar menos pois as bobinas estão em curto circuito. E isso nota se na lampada certo??
Fábio Baião
Pinhal Novo
HondaCBF125
tiagolourenco20
Moderador
Moderador
Posts: 2145
Joined: 17 Apr 2012, 12:53
Location: Odivelas

Re: Diário de Bordo da Neguinha (rruella)

Post by tiagolourenco20 »

rruella wrote:já vi uns vídeos no youtube sobre rebobinar temos é que ter atenção ao desenrolar ir anotando de onde começa, se é sentido horário ou anti-horário.
teos que númerar as bobinas e saber os fios quando acabam qual o destino deles na peça, é por ai a fora vejam:

http://www.youtube.com/watch?v=gWuHBN7ZsCQ

como podem reparar sou teimoso, muito teimoso eu vou chegar lá.
Eu normalmente nestes trabalhos que é preciso mais preciosismo pego no telemóvel e deixo a filmar e vou falando como estão as coisas.
Quando vou montar é só rever as coisas e tenho a certeza que fica como desmontei.

Na loja onde trabalho acontece muitas vezes desmanchar um aparelho e depois só montar tudo passado 1 mês, quando vou a montar se não tiver nada onde me basear ando ali meio perdido.

Fabio Baiao wrote: A minha duvida é, se o alternador está queimado deixa de debitar 15A e passa a debitar menos pois as bobinas estão em curto circuito. E isso nota se na lampada certo??
Não vai dar os 15A e vai existir picos de tensão, que dão cabo do regulador e depois começam a aparecer lâmpadas fundidas e a bateria não fica com muita saúde.
CBR 250R - Odivelas
Image
2012-2014 CBF 125
2014-2016 CBR 250R
Actualmente NC750X
rruella
125cc
125cc
Posts: 231
Joined: 09 Jul 2012, 18:08
Location: Moita

Re: Diário de Bordo da Neguinha (rruella)

Post by rruella »

hoje desenrolei as bobines todas.
nossas meninas têm as bobines todas ligadas umas as outras e não é como outros modelos que já vi na net onde chega a ter duas isoladas na CDI.

são doze ao todo, e comecei a contas da bobine que esta entre a soldadura dos terminais verde e branco.
dai fica assim a número um é soldada do lado debaixo do terminal branco e contamos 35 voltas do fio na 36 passa a bobine 2 que estará do lado esquerdo desta e será enrolada no sentido anti-horário.

e assim por diante 1 no sentido horário, 2 no sentido anti-horário, 3 no sentido horário... até chegarmos na 12 que será enrolada no sentido anti-horário e soldada do lado esquerdo da soldadura do fio verde.

teoricamente fácil, vamos ver na prática :lol
Post Reply