Ola pessoal,
Recebi uma chamada da Motoboxe para ir levantar a CBF. Pedi uma explicação sobre o comando da caixa, uma vez que não sabia como funciona. Após a interjeição "mas nunca andou de mota?", e o meu sorriso nervoso com o abanar lateral da cabeça, tudo me foi explicado e arranquei do centro do Porto para casa. A viagem correu lindamente, adoro conduzir, a mota e super confortável. Deixei ir abaixo prai meia dúzia de vezes, mas agora já consigo bem arrancar.
Experimentei entrar no IC29 e puxei até aos 110, já percebi que se circula com pouco acelerador a 80. O meu capacete e bastante silencioso, ou melhor, o ruído que se ouve não é exagerado, se é muito ou pouco insonorizado não sei, mas anda-se bem.
O que ainda não consigo fazer é o acerto de rotação ao reduzir, estou habituado a faze-lo no carro e na mota ainda não tenho jeito
Logo que possa posto fotos,
abraço
DB Raimundo
- jorgeoliveira
- CBF 125
- Posts: 855
- Joined: 20 Nov 2012, 19:43
- Location: Tocha
Re: DB Raimundo
muita sorte com a tua máquina e vai com calma ao inicio.
boas curvas que o resto ela dá-te
boas curvas que o resto ela dá-te
Re: DB Raimundo
Caro amigo, não puxes pela mota agora. Até aos 1000 quilometros.
Para fazeres uma boa rodagem da mota. Vai no máximo dos máximos até aos 80 kms/h.
Parabéns pela compra!
Para fazeres uma boa rodagem da mota. Vai no máximo dos máximos até aos 80 kms/h.
Parabéns pela compra!
Yamaha MT 07 Matt Grey - Povoa de Santa Iria
Re: DB Raimundo
Jorgeoliveira, sim, hoje vou fazer a estrada de entre os rios para me adaptar à condução da mota, curvar, travagem combinada, essas coisas.
AlonsoF1 a mota é usada, só por isso acelerei já tem 6K km e já tinha feito 12km desde que tinha posto a trabalhar. Não me entendam como acelera, mas tive curiosidade em saber o que a mota puxava
Aproveito para vos questionar, qual é a rotação ideal para trocar de caixa? E qual a rotação de trabalho de motor? Fiquei com a sensação que ela não gosta de andar abaixo das 4K, e que se dá muito bem logo após essa rotação.
Obrigado malta, abraço.
AlonsoF1 a mota é usada, só por isso acelerei já tem 6K km e já tinha feito 12km desde que tinha posto a trabalhar. Não me entendam como acelera, mas tive curiosidade em saber o que a mota puxava
Aproveito para vos questionar, qual é a rotação ideal para trocar de caixa? E qual a rotação de trabalho de motor? Fiquei com a sensação que ela não gosta de andar abaixo das 4K, e que se dá muito bem logo após essa rotação.
Obrigado malta, abraço.
Re: DB Raimundo
Aproveito para deixar fotografias da MF:
Quando a fui buscar à Motoboxe,
Quando cheguei a casa, e a pousei pela primeira vez,
Quando a fui buscar à Motoboxe,
Quando cheguei a casa, e a pousei pela primeira vez,
Re: DB Raimundo
Olá bemvindo ao nosso fórum.
A rotação ideal depende do teu estilo de condução.
Tal como dizes a minha (estou com 95kg) abaixo das 4000 é um pouco lenta. Por norma ando sempre acim a desta rotação.
Por norma tento não passar das 7000. Acho que acima disto é só mesmo para partir. Só por vezes quando quero chegar aos 80/90 vou ás 8000.
Rotação ideal para mudar, bem acabo por ver se ela se vai a esforçar ou não e engreno uma acima ou abaixo.
Primeira só para arrancar, leva logo com a segunda.
Aos 30 já costumo ir com a terceira.
A quarta vêm por volta dos 40, e aos 50/60 leva a quinta. Isto habitualmente em zonas sem muito esforço. Como disse geralmente vejo pelo ruido do motor, conta rotações. Aos 5k/6k é mudar de mudança, ou até mais cedo se levares uma condução descontraída.
No inicio fez-me alguma confusão estando habituado a motores diesel que andam sempre por volta das 2k andar a 7k, mas agora já assumir aquilo como natural.
Pessoalmente não gosto de andar a muito mais rpm. Lembro-me de ter lido em tempos que não se deve usar o motor a mais de 80% do que ele dá. A potência está lá, mas a sua utilização acaba por desgastar e prejudicar mais do que se ganha.
Mas pronto, isto é o meu entendimento da coisa. Se vier aí um Eng. Mecânico dizer que estou errado ok. A minha das vezes que passou das 9000k vibra demasiado. Não gosto de conduzir por norma assim, se bem que de vez em quando também lá vai para abrir a "goela" pontualmente.
Abraço e boas curvas
A rotação ideal depende do teu estilo de condução.
Tal como dizes a minha (estou com 95kg) abaixo das 4000 é um pouco lenta. Por norma ando sempre acim a desta rotação.
Por norma tento não passar das 7000. Acho que acima disto é só mesmo para partir. Só por vezes quando quero chegar aos 80/90 vou ás 8000.
Rotação ideal para mudar, bem acabo por ver se ela se vai a esforçar ou não e engreno uma acima ou abaixo.
Primeira só para arrancar, leva logo com a segunda.
Aos 30 já costumo ir com a terceira.
A quarta vêm por volta dos 40, e aos 50/60 leva a quinta. Isto habitualmente em zonas sem muito esforço. Como disse geralmente vejo pelo ruido do motor, conta rotações. Aos 5k/6k é mudar de mudança, ou até mais cedo se levares uma condução descontraída.
No inicio fez-me alguma confusão estando habituado a motores diesel que andam sempre por volta das 2k andar a 7k, mas agora já assumir aquilo como natural.
Pessoalmente não gosto de andar a muito mais rpm. Lembro-me de ter lido em tempos que não se deve usar o motor a mais de 80% do que ele dá. A potência está lá, mas a sua utilização acaba por desgastar e prejudicar mais do que se ganha.
Mas pronto, isto é o meu entendimento da coisa. Se vier aí um Eng. Mecânico dizer que estou errado ok. A minha das vezes que passou das 9000k vibra demasiado. Não gosto de conduzir por norma assim, se bem que de vez em quando também lá vai para abrir a "goela" pontualmente.
Abraço e boas curvas
Re: DB Raimundo
Durão é isso exactamente que sinto, alias é assim que conduzo o meu carro, só não queria estar a cometer um erro e prejudicar a durabilidade e consumos. Peso o mesmo que tu, portanto talvez a falta de binário seja potênciada pelo excesso de carga
Sempre ouvi dizer que a rotação ideal constante é de 3/5 max RPM do motor, portanto lá está não deveremos andar acima dos 4/5 80% de facto é muito desgaste. Hoje vou dar uma volta maior com a mota, numa estrada com muitas curvas para ver se me começo a ambientar com reduces, travagem, e para curtir a MF.
Abraço,
Sempre ouvi dizer que a rotação ideal constante é de 3/5 max RPM do motor, portanto lá está não deveremos andar acima dos 4/5 80% de facto é muito desgaste. Hoje vou dar uma volta maior com a mota, numa estrada com muitas curvas para ver se me começo a ambientar com reduces, travagem, e para curtir a MF.
Abraço,
Re: DB Raimundo
Eu acho que nunca fiz isso na mota, e necessario? eu nem sei como o fazerRaimundo wrote:O que ainda não consigo fazer é o acerto de rotação ao reduzir, estou habituado a faze-lo no carro e na mota ainda não tenho jeito
Re: DB Raimundo
Martins falei ontem com um amigo que tem PCX e CB500, e ele disse-me que não é para a experiência do condutor normal. Só queria faze-lo para diminuir o desgaste da embraiagem, mas principalmente para poder reduzir sem solavancos, não gosto de sentir a mota a abrandar por estar a reduzir, aquele efeito de largarmos a embraiagem devagar e a mota abrandar até os discos da embraiagem estarem engrenados.
No carro consigo conduzir de forma muito suave sem sentir as trocas de caixa, dá-me gosto conduzir assim, na mota ainda não consigo
Vou almoçar e vou para a marginal fazer Km's, para ver se aprendo, e para me divertir a dar umas voltas!
A FM na garagem:
Update: Já consegui por no descanso central, é mesmo fácil mas mete muita impressão. Com o hábito deve começar a ser banal.
Abraço
No carro consigo conduzir de forma muito suave sem sentir as trocas de caixa, dá-me gosto conduzir assim, na mota ainda não consigo
Vou almoçar e vou para a marginal fazer Km's, para ver se aprendo, e para me divertir a dar umas voltas!
A FM na garagem:
Update: Já consegui por no descanso central, é mesmo fácil mas mete muita impressão. Com o hábito deve começar a ser banal.
Abraço
Re: DB Raimundo
Ah é usada. Ok pensei que fosse nova.
Enviado do meu GT-I9300 utilizando Tapatalk 4
Enviado do meu GT-I9300 utilizando Tapatalk 4
Yamaha MT 07 Matt Grey - Povoa de Santa Iria