DB Raimundo

Apresenta a tua CBF 125 à comunidade e mostra as tuas modificações e viagens.
User avatar
Raimundo
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 52
Joined: 25 Aug 2013, 05:01

DB Raimundo

Post by Raimundo »

Ola pessoal,

Recebi uma chamada da Motoboxe para ir levantar a CBF. Pedi uma explicação sobre o comando da caixa, uma vez que não sabia como funciona. Após a interjeição "mas nunca andou de mota?", e o meu sorriso nervoso com o abanar lateral da cabeça, tudo me foi explicado e arranquei do centro do Porto para casa. A viagem correu lindamente, adoro conduzir, a mota e super confortável. Deixei ir abaixo prai meia dúzia de vezes, mas agora já consigo bem arrancar.

Experimentei entrar no IC29 e puxei até aos 110, já percebi que se circula com pouco acelerador a 80. O meu capacete e bastante silencioso, ou melhor, o ruído que se ouve não é exagerado, se é muito ou pouco insonorizado não sei, mas anda-se bem.

O que ainda não consigo fazer é o acerto de rotação ao reduzir, estou habituado a faze-lo no carro e na mota ainda não tenho jeito :P

Logo que possa posto fotos,
abraço
Image
Melhores Cumprimentos,
João Raimundo.
User avatar
jorgeoliveira
CBF 125
CBF 125
Posts: 855
Joined: 20 Nov 2012, 19:43
Location: Tocha

Re: DB Raimundo

Post by jorgeoliveira »

muita sorte com a tua máquina e vai com calma ao inicio.
boas curvas que o resto ela dá-te :drinkingcheers
User avatar
AlonsoF1
Moderador
Moderador
Posts: 2556
Joined: 16 Jan 2013, 19:48
Location: Povoa de Santa Iria
Contact:

Re: DB Raimundo

Post by AlonsoF1 »

Caro amigo, não puxes pela mota agora. Até aos 1000 quilometros.
Para fazeres uma boa rodagem da mota. Vai no máximo dos máximos até aos 80 kms/h.

Parabéns pela compra! :rockon
Yamaha MT 07 Matt Grey :rockon - Povoa de Santa Iria
User avatar
Raimundo
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 52
Joined: 25 Aug 2013, 05:01

Re: DB Raimundo

Post by Raimundo »

Jorgeoliveira, sim, hoje vou fazer a estrada de entre os rios para me adaptar à condução da mota, curvar, travagem combinada, essas coisas.

AlonsoF1 a mota é usada, só por isso acelerei já tem 6K km e já tinha feito 12km desde que tinha posto a trabalhar. Não me entendam como acelera, mas tive curiosidade em saber o que a mota puxava :D

Aproveito para vos questionar, qual é a rotação ideal para trocar de caixa? E qual a rotação de trabalho de motor? Fiquei com a sensação que ela não gosta de andar abaixo das 4K, e que se dá muito bem logo após essa rotação.

Obrigado malta, abraço.
Image
Melhores Cumprimentos,
João Raimundo.
User avatar
Raimundo
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 52
Joined: 25 Aug 2013, 05:01

Re: DB Raimundo

Post by Raimundo »

Aproveito para deixar fotografias da MF:

Quando a fui buscar à Motoboxe,
Image

Quando cheguei a casa, e a pousei pela primeira vez,
Image
Image
Melhores Cumprimentos,
João Raimundo.
User avatar
durao
Admin
Admin
Posts: 668
Joined: 27 Aug 2011, 08:42
Location: Almada / Lisboa
Contact:

Re: DB Raimundo

Post by durao »

Olá bemvindo ao nosso fórum.

A rotação ideal depende do teu estilo de condução.

Tal como dizes a minha (estou com 95kg) abaixo das 4000 é um pouco lenta. Por norma ando sempre acim a desta rotação.

Por norma tento não passar das 7000. Acho que acima disto é só mesmo para partir. Só por vezes quando quero chegar aos 80/90 vou ás 8000.

Rotação ideal para mudar, bem acabo por ver se ela se vai a esforçar ou não e engreno uma acima ou abaixo.

Primeira só para arrancar, leva logo com a segunda.
Aos 30 já costumo ir com a terceira.
A quarta vêm por volta dos 40, e aos 50/60 leva a quinta. Isto habitualmente em zonas sem muito esforço. Como disse geralmente vejo pelo ruido do motor, conta rotações. Aos 5k/6k é mudar de mudança, ou até mais cedo se levares uma condução descontraída.

No inicio fez-me alguma confusão estando habituado a motores diesel que andam sempre por volta das 2k andar a 7k, mas agora já assumir aquilo como natural.

Pessoalmente não gosto de andar a muito mais rpm. Lembro-me de ter lido em tempos que não se deve usar o motor a mais de 80% do que ele dá. A potência está lá, mas a sua utilização acaba por desgastar e prejudicar mais do que se ganha.

Mas pronto, isto é o meu entendimento da coisa. Se vier aí um Eng. Mecânico dizer que estou errado ok. A minha das vezes que passou das 9000k vibra demasiado. Não gosto de conduzir por norma assim, se bem que de vez em quando também lá vai para abrir a "goela" pontualmente.

Abraço e boas curvas
User avatar
Raimundo
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 52
Joined: 25 Aug 2013, 05:01

Re: DB Raimundo

Post by Raimundo »

Durão é isso exactamente que sinto, alias é assim que conduzo o meu carro, só não queria estar a cometer um erro e prejudicar a durabilidade e consumos. Peso o mesmo que tu, portanto talvez a falta de binário seja potênciada pelo excesso de carga :D

Sempre ouvi dizer que a rotação ideal constante é de 3/5 max RPM do motor, portanto lá está não deveremos andar acima dos 4/5 80% de facto é muito desgaste. Hoje vou dar uma volta maior com a mota, numa estrada com muitas curvas para ver se me começo a ambientar com reduces, travagem, e para curtir a MF.

Abraço,
Image
Melhores Cumprimentos,
João Raimundo.
Rmartins
CBF 125
CBF 125
Posts: 1171
Joined: 17 May 2013, 20:55

Re: DB Raimundo

Post by Rmartins »

Raimundo wrote:O que ainda não consigo fazer é o acerto de rotação ao reduzir, estou habituado a faze-lo no carro e na mota ainda não tenho jeito
Eu acho que nunca fiz isso na mota, e necessario? eu nem sei como o fazer :?
User avatar
Raimundo
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 52
Joined: 25 Aug 2013, 05:01

Re: DB Raimundo

Post by Raimundo »

Martins falei ontem com um amigo que tem PCX e CB500, e ele disse-me que não é para a experiência do condutor normal. Só queria faze-lo para diminuir o desgaste da embraiagem, mas principalmente para poder reduzir sem solavancos, não gosto de sentir a mota a abrandar por estar a reduzir, aquele efeito de largarmos a embraiagem devagar e a mota abrandar até os discos da embraiagem estarem engrenados.

No carro consigo conduzir de forma muito suave sem sentir as trocas de caixa, dá-me gosto conduzir assim, na mota ainda não consigo :(

Vou almoçar e vou para a marginal fazer Km's, para ver se aprendo, e para me divertir a dar umas voltas!
A FM na garagem:

Image

Update: Já consegui por no descanso central, é mesmo fácil mas mete muita impressão. Com o hábito deve começar a ser banal.
Abraço
Image
Melhores Cumprimentos,
João Raimundo.
User avatar
AlonsoF1
Moderador
Moderador
Posts: 2556
Joined: 16 Jan 2013, 19:48
Location: Povoa de Santa Iria
Contact:

Re: DB Raimundo

Post by AlonsoF1 »

Ah é usada. Ok pensei que fosse nova.

Enviado do meu GT-I9300 utilizando Tapatalk 4
Yamaha MT 07 Matt Grey :rockon - Povoa de Santa Iria
Post Reply