DB JoaoDTR

Apresenta a tua CBF 125 à comunidade e mostra as tuas modificações e viagens.
JoaoDTR
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 40
Joined: 22 Dec 2015, 00:25

DB JoaoDTR

Post by JoaoDTR »

Ora boas pessoal...
À cerca de 6meses comprei uma CBF125 para deslocações de trabalho...
A adaptação foi fácil, mas ainda hoje, esqueço-te que ela nao tem 6ª velocidade :mrgreen:
Como mota de trabalho, foi um excelente investimento, o melhor feito até hoje mesmo.
Fui busca-la a Coimbra com pouco mais de 3500km, 1dona e 1revisão na marca.
Fiz logo a viagem para o Porto com ela, e preparei-a para trabalho...

Image

Image

Image


Antes de a meter a fazer KM's fiz uma revisão geral, Oleo Motul 5100 10w40, filtro de ar original, filtro de gasolina antes da bomba, e, vela.
Actualmente vou fazer a revisão dos 10mil e alem do oleo e vela, vai levar calços à frente, e vou-lhe trocar tambem a rede da bomba de oleo (filtro de oleo). Quanto ao filtro de ar... digamos que me meti a fazer umas bricolages e apesar de nao ter a qualidade de um K&N nao ficou mau de todo... :mrgreen:

Image

Agora, já sabem, se virem uma branquinha pelas zonas de S.Mamede, Pedrouços, Porto, Leça do Balio, Senhora da Hora apitem, acenem, qualquer coisa, que identifique que são aqui do forum

Cumps a todos :biker
Rmartins
CBF 125
CBF 125
Posts: 1171
Joined: 17 May 2013, 20:55

Re: DB JoaoDTR

Post by Rmartins »

Isso agora fica ai para as curvas durante uma data de quilometros ;)
bom trabalho e boas curvas :drinkingcheers

PS: tem atençao se tiveres os tvs que esses pneus a chuva sao um perigo
JoaoDTR
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 40
Joined: 22 Dec 2015, 00:25

Re: DB JoaoDTR

Post by JoaoDTR »

Sim são os TVS, e de inverno andam com baixa pressão pra "ajudar" um bocado, mas, sim, são uma valente m£rd@...

:drinkingcheers
Jony
CBF 125
CBF 125
Posts: 427
Joined: 24 Dec 2015, 18:14
Location: Olhão

Re: DB JoaoDTR

Post by Jony »

Boas curvas, quanto mais rápido mudares de pneus mais seguro te sentes, eu também tenho os tvs e estou prestes a muda-los, no inverno passado eles já me deram um leve aviso que não simpatizam com o piso molhado.
fastnet
Fotógrafo
Fotógrafo
Posts: 566
Joined: 03 Nov 2014, 09:25

Re: DB JoaoDTR

Post by fastnet »

Parabens pela escolha.
Estás a seguir o plano de manutenção oficial?
Algum motivo especial ou pessoal para essa menina?
Claro que não é obrigatório, mas ajuda a direcionar a tua atenção.
Revisão a cada 4K com muda óleo 10w30, vela a cada 8K, filtro ar cada 16K, filtro centrifugo nem sei quando lol e as pastilhas da frente não sei se vão durar 20K
Vê se não estás a dar demasiado mimo e gastares desnecessáriamente.
JoaoDTR
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 40
Joined: 22 Dec 2015, 00:25

Re: DB JoaoDTR

Post by JoaoDTR »

fastnet wrote:Parabens pela escolha.
Estás a seguir o plano de manutenção oficial?
Algum motivo especial ou pessoal para essa menina?
Claro que não é obrigatório, mas ajuda a direcionar a tua atenção.
Revisão a cada 4K com muda óleo 10w30, vela a cada 8K, filtro ar cada 16K, filtro centrifugo nem sei quando lol e as pastilhas da frente não sei se vão durar 20K
Vê se não estás a dar demasiado mimo e gastares desnecessáriamente.
Boas.
Não estou a seguir o plano de manutenção oficial, mas obrigado pelas dicas.
Como esta mota é o meu ganha-pão, prefiro fazer revisões gerais a cada 5K km, ate porque ando constantemente a puxar por ela, principalmente com este tempinho bom. :mrgreen:
Assim a cada 5K km, leva óleo (ja que o filtro de ar, foi home-made, já nao vai gastar) e de 10 em 10K km troco o tal filtro da bomba de óleo e vela.
Se a mimar desta maneira constantemente, sei que tenho sempre a mota fiável e pronta pra trabalhar à vontade.
Se querias saber o porquê de ser um 10w40 e nao um 10w30, aí digo-te que, talvez, e depois de ter ouvido que algumas motas o nível de óleo baixava, optei por experimentar o 10w40 por ser ligeiramente mais espesso e porque o nosso clima não é assim tão frio nem tão quente que seja obrigatório um 10w30.
Porquê Motul? Simples, desde que me lembro, em todas as 2t que tive sempre usei Motul. Quer como autolube 100% sintético, quer como óleo de motor e se nas minhas motas a 2t nunca me deixaram ficar mal e tanta porradinha levam, se não são assim tão caros quanto isso, porquê mudar? ;) :mrgreen:

No caso das pastilhas, eu comprei novas, porque depois de ter feito uma travagem bastante acentuada, comecei a ouvir um "barulho" cada vez que travo, mas que nem é de calços no ferro, nem o calço a limar as arestas do disco... Fica dificil explicar, mas imagina que estás a bufar, e abanas a mão na frente da boca (lol) parece ridículo, mas foi e é +\- isso que ouço cada vez que travo, mas pelo que vi ou me apercebi, parece que as pastilhas tem pouco menos de metade pra gastar... :roll:
Quando as tirar fora pra tentar perceber o porquê do barulho, já sei se as troco ou nao...

O motivo para ter comprado esta mota, acho que o meu nick acaba por dizer quase tudo... lol
Tenho uma DTR e aquilo pra trabalhar, não mesmo... kkkkkkkk
Andei com uma PCX emprestada, e tirando os seus "problemas" adorei as prestações e consumos, mas quem me tira uma caixa de velocidades onde sou eu que decido em que velocidade quero ir e a que rotação quero ir, tira-me a alegria e o sorriso da cara...
Quando decidi que ía comprar uma mota 125 4t pra trabalhar, começei a prestar mais atenção ao transito e às motas que passavam por mim. Quando vi uma CBF pretinha a passar, disse pra mim, é isto, vai ser mesmo uma destas.
Pesquisei na net pelo modelo e vim aqui parar.
Li todas as opiniões que achei que seriam decisivas para a compra e no momento da compra e comecei a ver o mercado que havia...
Esta foi a escolhida, pois um colega de trabalho tem uma NC750X branca (que para mim, é simplesmente linda) e isso foi o que me levou a optar por uma branquinha (embora o branco não seja o mesmo nas motas, loool)

Cumps e mais uma vez obrigado pelas dicas :drinkingcheers
fastnet
Fotógrafo
Fotógrafo
Posts: 566
Joined: 03 Nov 2014, 09:25

Re: DB JoaoDTR

Post by fastnet »

JoaoDTR wrote:
fastnet wrote:Parabens pela escolha.
Estás a seguir o plano de manutenção oficial?
Algum motivo especial ou pessoal para essa menina?
Claro que não é obrigatório, mas ajuda a direcionar a tua atenção.
Revisão a cada 4K com muda óleo 10w30, vela a cada 8K, filtro ar cada 16K, filtro centrifugo nem sei quando lol e as pastilhas da frente não sei se vão durar 20K
Vê se não estás a dar demasiado mimo e gastares desnecessáriamente.
Boas.
Não estou a seguir o plano de manutenção oficial, mas obrigado pelas dicas.
Como esta mota é o meu ganha-pão, prefiro fazer revisões gerais a cada 5K km, ate porque ando constantemente a puxar por ela, principalmente com este tempinho bom. :mrgreen:
Assim a cada 5K km, leva óleo (ja que o filtro de ar, foi home-made, já nao vai gastar) e de 10 em 10K km troco o tal filtro da bomba de óleo e vela.
Se a mimar desta maneira constantemente, sei que tenho sempre a mota fiável e pronta pra trabalhar à vontade.
Se querias saber o porquê de ser um 10w40 e nao um 10w30, aí digo-te que, talvez, e depois de ter ouvido que algumas motas o nível de óleo baixava, optei por experimentar o 10w40 por ser ligeiramente mais espesso e porque o nosso clima não é assim tão frio nem tão quente que seja obrigatório um 10w30.
Porquê Motul? Simples, desde que me lembro, em todas as 2t que tive sempre usei Motul. Quer como autolube 100% sintético, quer como óleo de motor e se nas minhas motas a 2t nunca me deixaram ficar mal e tanta porradinha levam, se não são assim tão caros quanto isso, porquê mudar? ;) :mrgreen:

No caso das pastilhas, eu comprei novas, porque depois de ter feito uma travagem bastante acentuada, comecei a ouvir um "barulho" cada vez que travo, mas que nem é de calços no ferro, nem o calço a limar as arestas do disco... Fica dificil explicar, mas imagina que estás a bufar, e abanas a mão na frente da boca (lol) parece ridículo, mas foi e é +\- isso que ouço cada vez que travo, mas pelo que vi ou me apercebi, parece que as pastilhas tem pouco menos de metade pra gastar... :roll:
Quando as tirar fora pra tentar perceber o porquê do barulho, já sei se as troco ou nao...

O motivo para ter comprado esta mota, acho que o meu nick acaba por dizer quase tudo... lol
Tenho uma DTR e aquilo pra trabalhar, não mesmo... kkkkkkkk
Andei com uma PCX emprestada, e tirando os seus "problemas" adorei as prestações e consumos, mas quem me tira uma caixa de velocidades onde sou eu que decido em que velocidade quero ir e a que rotação quero ir, tira-me a alegria e o sorriso da cara...
Quando decidi que ía comprar uma mota 125 4t pra trabalhar, começei a prestar mais atenção ao transito e às motas que passavam por mim. Quando vi uma CBF pretinha a passar, disse pra mim, é isto, vai ser mesmo uma destas.
Pesquisei na net pelo modelo e vim aqui parar.
Li todas as opiniões que achei que seriam decisivas para a compra e no momento da compra e comecei a ver o mercado que havia...
Esta foi a escolhida, pois um colega de trabalho tem uma NC750X branca (que para mim, é simplesmente linda) e isso foi o que me levou a optar por uma branquinha (embora o branco não seja o mesmo nas motas, loool)

Cumps e mais uma vez obrigado pelas dicas :drinkingcheers
O plano oficial não é nenhum regulamento obrigatório, apenas ajuda a sabermos o que ver e quando. Motos com mais desgaste devem estar mais atentos enquanto que quem que andam menos ...
Uso com alguma frequência o Motul 5100 ou o Honda, depende do que tiver em casa na altura, e tento mudar cada +-4K e vou vigiando o nível. O preço até é bem mais barato que o Honda e não tenho razão de queixa. É normal acrescentar óleo durante esse período, em especial no verão.
Acho que as minhas pastilhas vão durar uns 20K, já foram mudadas quando veio para a minha mão.
Tem vela iridium à uns 8K e assim muda-se menos e acabei de mudar filtros ar e gasolina
Foi agora à revisão e mandei afinar válvulas já que tinha de substituir a junta da tampa das válvulas, pois perdia óleo.
O filtro de rede do óleo só irei mexer de vez em quando, já comprei a junta, mas não vejo motivo para mexer já.
Os pneus de nylon devem durar pelo menos 30K.
A cbf é uma máquina simpática e muito poupadinha, os problemas já são conhecidos e lamentavelmente a Honda não os procurou corrigir.
Para trabalhar talvez equacionasse máquina com manutenções mais alargadas, a ybr, por exemplo, tem revisões a cada 6K o que faz diferença nos custos de manutenção.
Gasta mais e não sei se é melhor que a cbf.
Agora toca a rolar que é o que ela gosta :drinkingcheers
JoaoDTR
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 40
Joined: 22 Dec 2015, 00:25

Re: DB JoaoDTR

Post by JoaoDTR »

Mesmo a mota tendo 10k km (caso da minha desde ontem) seria normal o consumo de oleo? É que desde que a tenho com revisao feita, nao acrescentei nem baixou o nivel de oleo...
Por norma quando tenho folgas dou sempre uma lavadela na mota e depois disso la ando a lubrificar corrente e cabos e afins, e na semana passada, lembrei-me de ver o nivel de oleo e mantinha-se no maximo...
fastnet
Fotógrafo
Fotógrafo
Posts: 566
Joined: 03 Nov 2014, 09:25

Re: DB JoaoDTR

Post by fastnet »

JoaoDTR wrote:Mesmo a mota tendo 10k km (caso da minha desde ontem) seria normal o consumo de oleo? É que desde que a tenho com revisao feita, nao acrescentei nem baixou o nivel de oleo...
Por norma quando tenho folgas dou sempre uma lavadela na mota e depois disso la ando a lubrificar corrente e cabos e afins, e na semana passada, lembrei-me de ver o nivel de oleo e mantinha-se no maximo...
Creio que só depois dos 12K é que comecei a notar o nivel mais baixo de óleo, mas não esqueças que tinha uma pequena fuga pela tampa das válvulas.
Grandes esticanços, rotações elevadas durante bastante tempo e temperaturas de verão podem fazer mossa. Melhor prevenir e ir vigiando.
Fazes bem em ir lavando, lubrificando e verificar a folga a corrente, vai durar bem mais. Gostaria de pensar em não trocar a minha antes dos 40K, vamos ver.
JoaoDTR
Bicicleta
Bicicleta
Posts: 40
Joined: 22 Dec 2015, 00:25

Re: DB JoaoDTR

Post by JoaoDTR »

fastnet wrote: Creio que só depois dos 12K é que comecei a notar o nivel mais baixo de óleo, mas não esqueças que tinha uma pequena fuga pela tampa das válvulas.
Grandes esticanços, rotações elevadas durante bastante tempo e temperaturas de verão podem fazer mossa. Melhor prevenir e ir vigiando.
Fazes bem em ir lavando, lubrificando e verificar a folga a corrente, vai durar bem mais. Gostaria de pensar em não trocar a minha antes dos 40K, vamos ver.
Hummm... rotações elevadas e grandes esticanços... isso parece-me o meu dia-a-dia... lol :mrgreen:

Já agora, para não estar a abrir novo tópico com uma pergunta que eu sei que já vi neste forum algures, mas nem com a pesquisa o voltei a encontrar, vai uma questão que provavelmente já todos estão fartos de ouvir/responder e de postar o link relacionado com a resposta, mas se não for muito incomodo partilhem-no mais uma vez se for o caso...
Iluminação da mota é fraquinha, vá, aceitável, mas fraquinha e andar a trabalhar de noite, eu gosto de ver bem a estrada...
Penso que li algures que não dava pra instalar um kit xénon directamente na mota. Seria preciso um conversor qualquer de corrente AC para DC e sei que li que alguem tinha uma especie de temporizador para ligar a mota e apenas uns segundos depois do motor estar a trabalhar ligarem as luzes... (ou então sonhei com isso, loool)
Post Reply